Filme do Dia: Bleak Night (2010), Yoon Sung-hyun
Bleak
Night (Passokkoon, Coréia do Sul,
2010 ). Direção e Rot.Original: Yung Soon-hyun. Fotografia: Byun Bong-sun. Com: Lee Je-hoon, Park
Jung-min, Seo Jun-young, Jo Sung-ha.
Pai (Sung-ha) atormentado pela perda
recente do filho que se suicidou, Hee-jun (Jung-min), procura encontrar com os
colegas de escola que conviveu pouco antes de morrer. Ele encontra Ki-tae
(Je-hoon), que se mudou de escola algumas semanas antes do incidente e
Dong-yoon (Jun-young), que não compareceu aos funerais. Juntos, quando ainda próximos, viajam para a
China com algumas garotas. Porém, logo as tensões se tornarão cada vez mais
visíveis, sobretudo entre o caráter dominador e inseguro de Ki-tae e a aparente
submissão de Hee-Jun, que porém possui uma determinação bem maior e que após
sofrer abusos seguidos daquele, passa a estudar em outra escola.
Esse, que é o filme de estréia do
realizador, apresenta uma abordagem revigorante do universo masculino juvenil,
ao justamente fazer uso bastante dissonante do que poderia haver de mais
convencional – a odisseia do pai a procura de razões para a morte do filho – e
as lacônicas respostas prestadas por esses que de forma alguma coincidem de
fato com a narrativa do filme. Embora observemos os eventos do passado
entremeados por situações presentes, jamais se observa uma identificação plena
de um com o outro. Há algo que resiste a ser observado como explicação única
nas ações de Ki-tae – atração homo-erótica? Psicose obsessiva? – na forma como
o filme apresenta o desejo obsessivo de ser amado e a rejeição e mesmo asco que
gera por parte de Dong-yoon ou Ji-tae o comportamento de Hee-jun, provocando um
imenso desconforto associado a rejeição. O filme observa tudo distante de
qualquer aproximação sentimental. Se temos mais acesso aos fatos,
“internamente”, que o pai, personagem da história-moldura talvez algo
desnecessária, nem por isso tal acesso consegue auscultar os pensamentos
interiores dos personagens. Enquanto estudo de comportamento de jovens homens,
as relações com mulheres ficam grandemente secundárias. Originalmente produzido
como trabalho de conclusão de graduação. Talvez um dos maiores achados do filme
seja o quanto o algoz sofra tanto ou mais com seu comportamento agressivo
quanto suas vítimas. CJ Ent. 116 minutos.
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