Filme do Dia: Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios (2011), Beto Brant & Renato Ciasca


Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios Poster


Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios (Brasil, 2011). Direção: Beto Brandt & Renato Ciasca. Rot. Adaptado: Beto Brant, Renato Ciasca & Marçal Aquino, a partir de conto do último. Fotografia: Lula Araújo. Montagem: Willem Dias. Cenografia: Glauce Queiroz. Com: Camila Pitanga, Gustavo Machado, Gero Camilo, ZéCarlos Machado, Simone Sou, Magnólio de Oliveira, Adriano Barroso.
Fotógrafo forasteiro, Cauby (Machado) passa a se relacionar com ex-prostitura, Lavínia (Pitanga) que atualmente vive com um pastor evangélico que a recolheu das ruas, Ernani (Machado), numa pequena cidade interiorana do Amazonas. Próximo a Cauby, encontra-se o enigmático amante das letras Viktor Laurence (Camilo), que lhe alerta sobre o crescente risco, após o roubo de fotografias íntimas que Cauby havia realizado de sua amante.
Essa adaptação de um conto de Marçal Aquino, habitual colaborador de Brant, é fortemente prejudicada por seu tom pretensioso, onde longas tomadas e uma certa “cor local” querem vender uma aura de profundidade a trivialidade grotesca e naturalista de sua narrativa, que somada a péssima atuação do elenco e a pouca verissimilitude dos diálogos, tende a sabotar o projeto como um todo. Diversos dos momentos onde se esperaria algum lirismo abrem espaço quase para um humor involuntário. A dimensão alegórica que os personagens pretendem representar tem a mediação de um personagem que deveria, inclusive, ter sido eliminado do filme, que é o literato homossexual vivido por Camilo. Tirado esse verniz de aparente profundidade se observa clichês pouco dignos de irem além do mero dramalhão e não vice-versa, ou seja, a forte carga simbólica se faz presente a partir da banalidade do drama passional apresentado. Talvez se tivesse optado por uma dimensão dramática mais reduzida, com outro elenco, o resultado tivesse sido menos canhestro. Cineprot DOT para Drama Flmes. 100 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar