Filme do Dia: Cine Tapuia (2006), Rosemberg Cariry
Cine
Tapuia (Brasil, 2006). Direção: Rosemberg Cariry. Rot. Original: Rosemberg Cariry, Firmino Holanda & Oswald Barroso. Fotografia: Roberto Iuri. Montagem: Rosemberg Cariry & Kin. Com: Myrlla
Muniz, Rodger de Rogério, José Ramalho, Mariana Nopp Campos, Luiz Carlos Salatiel, Idson Ricart, Cego Aderaldo, Cego Heleno, Cego Oliveira.
Cego (Rogério), Araquém, viaja com sua filha Iracema (Muniz)
por cidades do interior cearense exibindo em seu cinema ambulante imagens e
situações atreladas às tradições e a história do Ceará, seguindo sobretudo o
calendário das festas religiosas. Iracema, que foi seduzida por um português no
meio da estrada, Martim Soares Moreno, engravida. Próxima de parir a criança,
escuta ao lado do pai a manchete televisiva que revela Moreno ter enganado um
político local e engravidado várias mulheres. Iracema morre de seu parto que dá
o nascimento a Moacir.
Esse retorno à mitologia da Iracema de Alencar, talvez uma
das mais duradouras em nossa cinematografia, demonstra se filiar ao que há de
pior na filmografia de Cariry. Sua exaltação irrestrita e mitologização de uma
cultura popular de resistência em contraposição à exploração colonizadora
portuguesa (que bem poderia ter sido reatualizada) soa não apenas esquemática e
datada quanto contraproducente em termos dramáticos. Falta o elemento
verossímil de tons documentais que outra realização que dialoga com a obra de
Alencar efetiva com muito maior pungência, Iracema - Uma Transa Amazônica. Aqui, pelo contrário, através da fragilidade de uma
narrativa entrecortada, esboça-se uma proposta de cinema popular que fale ao
povo sobre sua própria história. Nada mais distante seja do seu universo
diegético, em que pouco se capta da recepção desse material junto às
comunidades ou da própria indefinição do filme entre uma narrativa dramática
mais convencional e suas inserções documentais-históricas. Seu uso do elemento
tradicional, por sua vez, encontra-se distante da sofisticação que o faz
emergir como elemento que emoldura e dá concretude a questões que transcendem
ao mesmo, como é o caso de As Tentações
do Irmão Sebastião. O mesmo pode ser dito de sua utilização de referências
a clássicos do cinema, somente apresentadas a esmo mais que internalizadas na
própria proposta dramatúrgica do filme, como é o caso do filme dirigido por
José Araújo. 96 minutos.
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