Lançamento do livro "Revista de Cinema - Antologia (1954-1957 / 1961-1964)"

Os críticos Marcelo Miranda e Rafael Ciccarini convidam para o lançamento dos dois volumes do livro "Revista de Cinema - Antologia (1954-57 / 1961-64)", do qual são os organizadores. A publicação reúne 98 textos de uma das mais importantes publicações de reflexão cinematográfica no Brasil, fundada por Cyro Siqueira em 1954 e referenciada no mundo todo.

Editada em Belo Horizonte ao longo de dez anos, a Revista de Cinema se tornou referência de reflexão e crítica cinematográfica no país e no exterior, sendo a primeira grande publicação de enfoque analítico sobre filmes a circular no Brasil. Fundada em 1954 por Cyro Siqueira, Jacques do Prado Brandão, Guy de Almeida e José Roberto Duque de Novaes, teve 29 edições, até ser descontinuada em 1964.

Os dois volumes do livro "Revista de Cinema – Antologia (1954-1957 / 1961-1964)", organizados pelos críticos Marcelo Miranda e Rafael Ciccarini nos últimos cinco anos, resgatam 98 dos mais importantes textos da publicação, com referências de autor, data e edição.

Os escritos estão ordenados por seções: “Revisão do método crítico”, “Olhares e reflexões”, “O neorrealismo italiano”, “Gêneros”, “Ensaios sobre a crítica”, “Cinema e as outras artes”, “Sobre a censura” e “Indicação crítica”. Os livros trazem orelha assinada pelo cineasta Geraldo Veloso, que teve importante participação na segunda fase da revista, e um alentado e inédito prefácio do professor e pesquisador Ismail Xavier, apresentando um aprofundado estudo do contexto histórico e estético pelo qual trafegaram os autores da publicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar