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Filme do Dia: Entre a Vida e a Morte (1957), Hall Bartlett

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E ntre a Vida e a Morte ( Zero Hour! , EUA, 1957). Direção: Hall Bartlett. Rot. Adaptado: Arthur Hailey, Hall Bartlett &   John C. Champion, baseado na telepeça de Hailey. Fotografia: John F. Warren. Música: Ted Dale. Montagem: John C. Fuller. Dir. de arte: Boris Leven. Cenografia: Ross Dowd. Figurinos: Eddie Armand. Com: Dana Andrews, Linda Darnell, Sterling Hayden, Elroy “Crazylegs” Hirsch, Geoffrey Toone, Jerry Paris, Perry King, Patricia Tiernan, Raymond Ferrell. Desesperado para salvar o seu casamento, o veterano da Segunda Guerra Ted Stryker (Andrews), que nunca mais conseguiu se manter num emprego desde então, embarca no mesmo avião que sua esposa, Ellen (Darnell), pretende abandoná-lo, juntamente com o filho Joey (Ferrell). Uma das opções de refeição servida no vôo, no entanto, deixam piloto e co-piloto incapacitados de comandar o avião, assim como vários passageiros em estado grave (entre eles, o filho do casal). Contra sua vontade, Ted assume o comando do avião e

The Film Handbook#120: John Schlesinger

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John Schlesinger Nascimento: 16/02/1926, Hampstead, Londres, Inglaterra Morte: 25/07/2003, Palm Springs, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1956-2007 F requentemente aclamado como um dos melhores diretores a emergir da onda de realizadores de baixo orçamento e consciência social dos idos dos anos 60, John Richard Schlesinger tem observado sua reputação açodar em anos recentes. De fato, mesmo seus filmes mais louvados, em sua maior parte, retrospectivamente, aparentam serem rasos e mal concebidos. Ator bissexto, Schlesinger iniciou realizando filmes amadores em 1948, antes de fazer seu nome no final dos anos 50 como diretor de documentários curtos para a televisão. Em 1962, fortalecido pelo premiado Terminus  (uma breve análise em um dia da vida na Estação de Waterloo), ele realizou seu longa de estreia, Ainda Resta uma Esperança / A Kind of Loving , no qual um romance no acizentado norte industrial inglês finda em gravidez, um casamento estéril e desencantamento. Ambient

Filme do Dia Magoo's Glorious Fourth (1957), Pete Burness

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M agoo´s Glorious Fourth (EUA, 1957). Direção: Pete Burness.  Rot. Original: Ed Nofziger & Dick Shaw. Música: Dean Elliot. No dia da independência, Magoo decide embelezar sua casa comprando flores, mas na verdade compra   fogos de artifício. As chamas de seu charuto provocam uma explosão sequencial dos fogos, mesmo que seu sobrinho Waldo tenha tentado deter. Waldo é levado pela polícia como culpado, enquanto Magoo acredita que toda a culpa é do gato.   Faz parte da série original que logo a seguir ganharia uma versão para a TV com traços mais pobres e com uma percepção menos acurada na sua crítica sobre o americano médio. Trata-se curiosamente, de uma série que não envolve qualquer tipo de antropomorfismo, elemento considerado quase sagrado entre todas as companhias que produziam animação até o momento. 5 minutos e 44 segundos.

Filme do Dia: A Cidade do Rio de Janeiro (1924), Alberto Botelho

A Cidade do Rio de Janeiro (Brasil, 1924). Direção: Alberto Botelho. Descrição de pontos turísticos, bairros e personalidades da cidade do Rio de Janeiro flagradas seja por grandes planos abertos (utilizados para a descrição geográfica, traçando um bom retrato dos limites da cidade de então) ou pela usual utilização de Botelho para planos mais abertos seguidos de planos mais fechados na descrição das pessoas. É notório um certo constrangimento diante da câmera por parte dos filmados, seja através de sorrisos nervosos ou olhares de esguia, algo ainda mais patente nas candidatas a miss Brasil flagradas em Os Florões de uma Raça . Além das belezas geográficas e das personalidades, o tripé em que Botelho se ancora para filmar o Rio diz respeito a exuberante arquitetura imperial de muitos de seus prédios públicos, o que também remete a uma interessante arqueologia não apenas com relação aos contornos da própria cidade, no sentido de em sua maior parte serem hoje inexistentes. Seu métod

Filme do Dia: Sob as Estrelas (2007), Félix Viscarret

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S ob as Estrelas ( Bajo las Estrellas , Espanha, 2007). Direção: Félix Viscarret. Rot. Adaptado: Félix Viscarret, baseado no romance El Trompetista del Utopía , de Fernando Aramburu. Fotografia: Álvaro Guttièrez. Música: Mikel Salas. Montagem: Ángel Hernández Zoido. Dir. de arte: Gustavo Ramírez. Figurinos: Laura Renau. Com: Alberto San Juan, Emma Suárez, Julián Vilagrán, Violeta Rodríguez, Enrique Cazorla, Luz Valdenebro, Amparo Valle, Alfonso Torregrosa. Benito Lacunza (San Juan) é um trompetista em Madri que retorna a sua cidade natal para o enterro do pai. A partir de então, envolve-se com o relacionamento entre o irmão artista plástico, Lalo (Vilagrán), de perfil autista e Nines (Suárez), com quem Benito namorara mais jovem. Benito pretende demonstrar a Lalo que Nines não serve para ele. Benito se encontra cada vez mais próximo da filha de Nines, Ainara (Rodríguez), a quem chama de Porquita. Certo dia quando se encontra com o irmão no carro e numa estrada bastante enevoada

Filme do Dia: Perigosa (1935), Alfred E.Green

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P erigosa ( Dangerous , EUA, 1935). Direção: Alfred E. Green. Rot. Original: Laird Doyle. Fotografia: Ernest Haller. Música: Ray Heindorf, Bernhard Kaun & Heinz Roemheld. Montagem:   Thomas Richards & Hugh Reticker. Figurinos: Orry-Kelly. Com:   Bette Davis, Franchot Tone, Margaret Lindsay, Alison Skipworth, John Eldredge, Dick Foran, Walter Walker, Richard Carle. Joyce Heath (Davis), atriz decadente e alcóolatra, tem uma chance de voltar aos palcos após um admirador de longa data, o engenheiro e rico homem de negócios Don Bellows (Tone), noivo da socialite Gail Armitage (Lindsay), interessar-se por ela. Joyce possui fama de má sorte, tendo provocado o suicídio de um ex-amante e a ruína do seu atual marido, Gordon (Eldredge), de quem vive separada a muito tempo, mas que sempre lhe negou o divórcio. Quando tudo se encontra preparado para o retorno triunfal de Joyce,   bancado pelo próprio Bellows, o pedido insistente de casamento desse logo após a estréia, desestabiliza

Filme do Dia: Spheres (1969), Norman McLaren & René Jodoin

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S pheres (Canadá, 1969). Direção: René Jodoin & Norman McLaren. Nesse curta experimental nos perguntamos menos por qualquer questão estritamente narrativa que por qual lógica seguirá o grupo de esferas que se dispõe em diversas formações, bipartições, uniões e aproximações/distanciamentos, provocando efeito de profundidade e contraposição entre figura/fundo, assim como se haveria alguma alusão buscada (o início do universo? o início da vida humana?), o que mais provavelmente não ocorre, sendo o seu caráter abstrato, acentuado pela composição de Bach executada por Glenn Gould, mais que propriamente sua composição visual, “amenizada” pela figura de uma borboleta que ocasionalmente interage com as esferas. National Film Board of Canada. 7 minutos e 21 segundos.

Filme do Dia: Orgia ou o Homem Que Deu Cria (1970)

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O rgia ou o Homem Que Deu Cria (Brasil, 1970). Direção: João Silvério Trevisan. Fotografia: Carlos Reichenbach. Montagem: João Batista de Andrade. Música: Ibañez de Carvalho. Cenografia: Walcir Carrasco. Com: Pedro Paulo Rangel, Ozualdo Candeias, Fernando Benini, Sérgio Couto, Janira Santiago, Jean-Claude Bernardet, Marcelino Buru, José Fernandes, Neusa Mollon, Jairo Ferreira, Cláudio Mamberti. Pobre agricultor mata o pai (Candeias) e sai em direção à cidade, encontrando diversos tipos com os quais pretende desbravar o Brasil como um homem que violenta e assassina um homossexual, um escritor (Bernardet) que se enforca após queimar seus livros, um travesti, um anjo, um rei, um padre, duas prostitutas, dois índios, um homem grávido. Na travessia até chegar à cidade eles encontram um local com mesa farta, onde o rei morre de indigestão. Mais adiante num cemitério, o homem grávido pare seu filho para a alegria geral. Enquanto todos festejam, os índios devoram a criança. O f

Filme do Dia: Vício Inerente (2014), Paul Thomas Anderson

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V ício Inerente ( Inherent Vice , EUA, 2014). Direção: Paul Thomas Anderson. Rot. Adaptado: Paul Thomas Anderson, a partir do romance de Thomas Pynchon. Fotografia: Robert Elswit. Música: Jonny Greenwood. Montagem: Leslie Jones. Dir. de arte: David Crank & Ruth De Jong. Cenografia: Amy Wells. Figurinos: Mark Bridges. Com: Joaquin Phoenix, Katherine Waterston, Joanna Newsom, Josh Brolin, Jordan Christian Hearn, Taylor Bonin, Benicio Del Toro,   Eric Roberts, Owen Wilson, Serena Scott Thomas, Maya Rudolph, Martin Dew, Michael Kenneth Williams. California, idos dos anos 70. Doc Sportello (Phoenix), detetive particular, investiga o desaparecimento de uma ex-namorada sua, Shasta Fay (Waterston), sendo seu contato na polícia  o rude Bigfoot   (Brolin). Anderson parece efetuar uma atualização do estranhamento de Altman com o noir em Um Perigoso Adeus (1973), porém aloprando em seu descaso em tornar didático seu enredo complexo e repleto de personagens e situações absurdas, al

The Film Handbook#119: Sam Fuller

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Samuel Füller Nascimento: 12/08/1911/Worcester, Massachussets, EUA Morte: 30/10/1997, Hollywood, Los Angeles, Califórnia Carreira (como diretor): 1949-2005 F requentemente acusado de crueza e sensacionalismo, os filmes de Samuel Michael Füller são, na verdade, análise complexas e poderosamente dramáticas da vida americana. Independentemente de ter chegado a elas conscientemente ou não, as muitas ironias e contradições que informam sua visão de tabloide sensacionalista sobre a violência e insanidade, que são o custo inevitável para a liberdade pessoal, marcam-no como um artista maior. Após um longo aprendizado como repórter criminal e romancista de ficções baratas, Füller entrou no mundo do cinema como roteirista, sendo seu melhor roteiro para Apaixonados / Schockproof , descrevendo o amor condenado de um ex-presidiário e sua agente de condicional. Após uma destacada participação no exército na Segunda Guerra Mundial, ele se encaminharia para a direção  com Eu Matei Jesse Ja

Filme do Dia: Moscou (2009), Eduardo Coutinho

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M oscou (Brasil, 2009). Direção: Eduardo Coutinho. Fotografia: Jacques Cheuiche. Montagem: Jordana Berg. Coutinho filma a magia teatral, a partir dos ensaios para a montagem de uma peça de Tchecov que não chegará a ser estreiada sob a direção de Enrique Diaz com um grupo teatral de Belo Horizonte. E, talvez o efeito mais fascinante do filme seja perceber a eclosão dessa magia justamente a partir de cenários ainda em construção. Ou seja, o quanto a força do imaginário do texto nos leva a considerar o mimetismo realista do mundo produzido pelo cinema como retórico e mesmo desnecessário (aproximando-se, por esse viés, de Dogville e Manderlay de VonTrier). O cinema capta tudo com sutileza, mas sem se apagar por completo. A determinado momento, a partir de um simples close em três das personagens femininas se dirigindo para um interlocutor/câmera, têm-se um momento de grande intensidade, que muito deve ao texto, mas talvez ainda mais ao silêncio e ao maravilhoso trabalho de expre

Filme do Dia: Beijos (1957), Yasuzô Masumura

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B eijos ( Kuchizuke , Japão, 1957). Direção: Yasuzô Masamura. Rot. Adaptado: Kazuro Funabashi, baseado no romance de Matsutarô Kawaguchi. Fotografia: Joji Ohara. Música: Tetsuo Tsukahara. Montagem: Tatsuji Nakashizu. Dir. de arte: Tomoo Shimogawara. Com: Hiroshi Kawaguchi, Hitomi Nozoe, Aiko Mimasu, Eitarô Ozawa, Sachiko Murase, Saiko Mima, Kazuko Wakamatsu, Tanikaoro Shimizu. Kinichi (Kawaguchi) encontra a jovem Akiko (Nozoe) quando vai visitar seu pai (Ozawa) na prisão. Ambos precisam de 100 mil yens para liberarem os pais da prisão. Kinichi passa um dia de diversão na praia com Akiko, após ganhar dineheiro apostando em uma corrida de bicletas. Porém, após uma discussão, o casal não retorna junto. Kinichi vai à procura de sua mãe (Mima), que encontrara ocasionalmente no hotel diante da praia na qual estava. Ela, depois de muita relutância, aceita emprestar o dinheiro para Kinichi. Esse encontra Akiko com um playboy que detesta apenas para conseguir o dinheiro. Os dois bri

Filme do Dia: As Quatro Aventuras de Reinette e Mirabelle (1987), Eric Rohmer

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A s Quatro Aventuras de Reinette e Mirabelle ( 4 Aventures de Reinette et Mirabelle , França, 1987). Direção: Eric Rohmer. Rot. Original: Eric Rohmer, a partir de uma idéia de Joëlle Miquel. Fotografia: Sophie Maintigneux. Música: Jean-Louis Valéro. Montagem: María Luisa García. Com: Joëlle Miquel, Jessica Forde, Mr. Houseau, Mme. Housseau, Philippe Laudenbach, Yasmine Haury, Marie Rivière, Fabrice Luchini. Mirabelle (Forde) é uma garota parisiense que por ar acaso conhece uma jovem do campo Reinette (Miquel), que possui aspirações artísticas. Reinette a convida a passar uns dias com ela e pretende lhe mostrar o que chama “a hora azul”, certo minuto do dia em que se faz um silêncio completo na natureza já que os pássaros noturnos já adormeceram e os diurnos ainda não acordaram. Após uma primeira tentativa frustrada e a grande decepção de Reinette, Mirabelle resolve passar mais uns dias e presencia o breve silêncio. Mirabelle a convida para dividir o apartamento com ela em Par

Filme do Dia: Herança Sagrada (1954), Douglas Sirk

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H erança Sagrada ( Taza, Son of Cochise , EUA, 1954). Direção: Douglas Sirk. Rot. Adaptado: George Zuckerman, baseado no conto de Gerald Drayson Adams. Fotografia: Russell Metty. Música: Franz Skinner. Montagem: Milton Carruth. Dir. de arte: Bernard Herzbrun & Emrich Nicholson. Cenografia: Oliver Emert & Russell A. Gausman. Figurinos: Jay A. Morley Jr. Com: Rock Hudson, Barbara Rush, Gregg Palmer, Rex Reason, Morris Ankrum, Eugene Iglesias, Ian MacDonald, Robert Burton, Lance Füller, Robert F. Hoy, Jeff Chandler.         Na década de 1870, no Arizona, a nação apache sofre a perda de seu líder Cochise (Chandler), que havia delegado, antes de morrer, sua missão de paz com os brancos ao filho primogênito Taza (Hudson), exigindo obediência do filho mais jovem Naiche (Roberts). Porém Naiche se agrega com o revoltado Geronimo (Macdonald) e Águia Cinzenta (Ankrum), na resistência ao processo pacificatório. Águia Cinzenta é pai de Oona (Rush), a jovem por quem Taza p

Filme do Dia: Innocent (2005), Simon Chung

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I nnocent (Hong Kong/Canadá, 2005). Direção e Rot. Original: Simon Chung. Fotografia: Vinit Borrison. Música: Kevin Poon. Montagem: Chan Chui Hing, Chan Nose, Wong Adam Sau Ping & Wong Sau-ping. Com: Timothy Lee, David Yee, Larry Peloso, David Lieu Song Wei, Jovita Adrineda, Wilson Kam Wing Wong, Mr. Huang, Justin Penaloza. Com a mudança dos pais (Wong e Adrineda) de Hong Kong para o Canadá, o adolescente Eric (Lee) vivencia uma situação turbulenta que inclui o aflorar de sua homossexualidade e a separação dos pais, com a mãe passando a se relacionar com seu sócio de um restaurante (Mr. Huang). Com um interesse inicial em seu primo (Penaloza), Eric apaixona-se por um colega de escola, Jim (Yee), ainda que mantenha relações sexuais com um homem mais velho (Peloso), que conheceu em uma livraria GLS. Repudiado por Jim e por outros colegas de escola, Eric se interessa por um funcionário do restaurante da mãe (Wei), levando esse até depois da fronteira com os Estados Unidos. Po

David Garrick

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David Garrick (1717-1779), a quem primeiro se substantivou o termo "star"

Filme do Dia: Every Dog's Guide to the Playground (1991), Les Drew

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E very Dog’s Guide to the Playground (Canadá, 1991). Direção e Rot. Original: Les Drew. Música: Patrick Godfrey. Ainda que o estúdio tenha pensado provavelmente em criar uma série a partir dos personagens apresentados nesse curta, centrado na figura do cão Wally, deve ter percebido, acertadamente, que era melhor não fazê-lo. Não consegue ir muito além das insípidas séries cotidianas da TV, aqui apresentando um cão que treina com seu dono para várias competições, ao mesmo tempo que ajuda sua mulher, grávida, com as ocupações cotidianas e igualmente com o socorro para o parto. NFB. 10 minutos e 29 segundos .

Filme do Dia: Inimigo Público (1931), William A.Wellman

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I nimigo Público ( Public Enemy , EUA, 1931). Direção: William A. Wellman. Rot. Adaptado: Harvey F. Thew, baseado no conto Beer and Blood , de Kubec Glasmon & John Brighton. Fotografia: Devereaux Jennings. Música: David Mendonza. Montagem: Edward M. McDermott. Dir. de arte: Max Parker. Figurinos: Edward Stevenson. Com: James Cagney, Jean Harlow , Edward Woods, Joan Blondell, Donald Cook, Leslie Fenton, Beryl Mercer, Robert Emmett O`Connor, Murray Kinnell, Frank Coghlan Jr., Frankie Darro. Tom Powers desde garoto (Coghlan Jr.) demonstrou talento para pequenas malandragens e furtos com o inseparável amigo Matt Doyle (Darro). Sua “ascensão” na carreira de criminoso se dá anos depois, na Chicago dos anos 1910,   com o convite de Neils Nathan   (Fenton) para fazer parte de seu bando. Tom se torna um temido gangster que consegue fazer com que a violência impere juntamente com a cerveja do industrial que financia todos e possui bastante sangue-frio para assassinar o seu antigo l

The Film Handbook#118: Robert Altman

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Robert Altman Nascimento: 20/02/1925, Kansas City,  Missouri,  EUA Carreira (como diretor): 1957-2006 N os anos 70, enquanto o cinema comercial hollywoodiano naufragou, os melhores filmes americanos foram realizados por Robert Altman. Um outsider por natureza, ele intuitivamente se opôs às heroicas e consistentes tradições narrativas para criar um estilo revigorante e pessoal e uma crítica consistentemente provocativa do Sonho Americano. Tendo servido como aprendiz em documentários industriais, os primeiros longas de Altman provaram ser pouco auspiciosos: Os Delinqüentes / The Delinquents e um documentário sobre James Dean - ambos realizados em meados dos anos 50 - são hoje quase esquecidos. Ele trabalhou então por uma década em séries de televisão tais como Bonanza  e Alfred Hitchcock Presents antes de realizar, em 1967, No Assombroso Mundo da Lua / Countdown um inteligente e raramente humano drama sobre a corrida espacial, notável em parte pela autenticidade de sua mode