Postagens

Filme do Dia: The Way of Peace (1947), Frank Tashlin

Imagem
T he Way of Peace (EUA, 1947). Direção e Rot. Original: Frank Tashlin. Fotografia: Wah Chang. Música: Edison von Ottenfield. Montagem: Stuart O’Brien. Dir. de arte: Blading Sloan. Deus criou todas as maravilhas da natureza, sendo a mais perfeita o Homem. A paz no entanto, logo foi rompida, pelo próprio Homem. O Homem construiu muros altos da ganância e intolerância. Cerca de 2000 anos atrás, nasce Jesus. Nos tempos da Era Atômica, o homem é capaz de destruir tudo o que foi criado por Deus. Nesse curta de animação com bonecos em stop motion, Tashlin segue uma proposta bastante distinta das anárquicas animações que dirigiu para a série Looney Tunes ou ainda as comédias de ação ao vivo com Jayne Mansfield da década seguinte. Portanto, não se trata apenas de se fazer uso de outra técnica, mas de toda uma concepção sério-dramática que se expressa na narração over na voz de Lew Ayres, assim como consultoria de um reverendo. Existe, inclusive, a inserção de imagens de ação ao vivo

Filme do Dia: A Queda! As Últimas Horas de Hitler (2004), Oliver Hirschbiegel

Imagem
A Queda! As Últimas Horas de Hitler ( Der Untergang , Alemanha/Itália/Áustria, 2004). Direção: Oliver Hirschbiegel. Rot. Adaptado: Bernd Eichinger, baseado nos livros de Joachin Fest, Traudl Junge e Melissa Muller. Fotografia: Rainer Klausmann. Música: Stephan Zacharias. Montagem: Hans Funck. Dir. de arte: Bernd Lepel. Figurinos: Claudia Bobsin. Com: Bruno Ganz, Alexandra Maria Laura, Ulrich Mattes, Julianne Köhler, Heino Ferch, Christian Berkel, Matthias Habbich. Abril de 1945. Com a ameaça da invasão iminente dos russos ocorre uma gradual desintegração do comando de liderança nazista. A jovem e inocente Traudl Junge (Laura), secretária particular de Hitler (Ganz), acompanha todo o processo de perto. A falta de consenso entre os altos oficiais,  deserções, os ataques coléricos de Hitler, a promiscuidade suicida e anarquia generalizada no bunker , a onda de suicídios que se inicia com o próprio suicídio de Hitler e Eva Braun (Köhler), o envenenamento dos filhos de Goebbels (Matth

Filme do Dia: De Dois Homens e uma Guerra (2005), Robert Drew

Imagem
D e Dois Homens e uma Guerra ( From Two Men and a War , EUA, 2005). Direção: Robert Drew. Comovente relato da experiência pessoal do cineasta durante a Segunda Guerra Mundial na Itália. Com seu avião abatido, o jovem de 19 anos procura se desvencilhar da morte seja pelo fogo aliado, seja pelas tropas alemãs em terra. Sua trajetória é cruzada com a do então célebre correspondente de guerra Ernie Pyle, que chega a escrever uma coluna na qual cita Drew, e que será uma importante fonte de informação e esperança para a família do piloto desaparecido. Posteriormente, Pyle será morto em atividade numa ilha do Pacífico. Mesmo utilizando recursos do documentarismo mais trivial, como as entrevistas de ex-combatentes e da irmã do cineasta, o filme se apóia basicamente em imagens de arquivo comentadas pela pausada e serena voz off do próprio Drew. Quando as imagens não dão conta do relato pessoal, como na acolhida e riscos sofridos na sua tentativa de voltar ao exército, opta-se pela rec

The Film Handbook#100: Alain Resnais

Imagem
Alain Resnais Nascimento : 03/06/1922, Vannes, Morbihan, França Morte: 01/03/2014, Paris, França Carreira (como diretor): 1946-2014 F igura de proa no desenvolvimento do cinema modernista, Alain Resnais parece recentemente retrocedido ainda mais em uma pretensiosidade hermética que leva em pouca conta as demandas do público mais amplo. Ao lidar repetidamente com os efeitos da memória e da imaginação sobre as paixões humanas, sua abordagem intelectual e quase abstrata da trama e de seus personagens previne o envolvimento emocional. Tendo já realizado filmes em 8 mm quando criança, Resnais se graduou em uma escola de cinema e se voltou para a produção de filmes amadores em 16 mm, muitos dos quais retratos documentais de artistas. Sua primeira obra profissional foi no mesmo campo, incluindo documentários sobre Van Gogh, Gaughin e o Guernica  de Picasso; mais indicativos de seu posterior desenvolvimento, no entanto, foram Noite e Neblina / Nuit et Brouillard   (que contrapõe em se

Filme do Dia: La Nave Bianca (1941), Roberto Rossellini & Francesco De Robertis

Imagem
L a Nave Bianca (Itália, 1941). Direção: Roberto Rossellini & Francesco De Robertis. Rot. Original: Roberto Rossellini & Francesco De Robertis, sob argumento do último. Fotografia: Giuseppe Caracciolo. Música: Renzo Rossellini. Montagem: Eraldo Da Roma. Dir. de arte: Amleto Bonetti. Marinheiro sonha encontrar sua amada “madrinha”, a quem escreve cartas, sem a conhecer pessoalmente, sendo vítima de troça de seus companheiros. Ele se encontra feliz pois finalmente marcou um encontro para conhecê-la pessoalmente, porém chega atrasado ao embarque do bote para terra. Uma operação não esperada de guerra se sucede e em meio ao combate ele é ferido gravemente, sendo internado em um navio-hospital. Lá é cuidado por ninguém menos que é sua madrinha, algo que somente descobre ao perceber em seu traje o mesmo medalhão que ela havia lhe presenteado. De longe, trata-se do mais fraco dos três filmes dirigidos por Rossellini em sua “trilogia das forças armadas”, mesmo que não tenha

Filme do Dia: Minha Secretária Brasileira (1942), Irving Cummings

Imagem
M inha Secretária Brasileira (Springtime in the Rockies, EUA, 1942). Direção: Irving Cummings. Rot. Adaptado: Walter Bullock & Ken Englund, a partir do conto de Philip Wylie. Fotografia: Ernest Palmer. Música: Charles Henderson & Alfred Newman. Montagem: Robert L. Simpson. Dir. de arte: Richard Day & Joseph C. Wright. Cenografia: Thomas Little. Figurinos: Earl Luick. Com: Betty Grable, John Payne, Carmen Miranda , Cesar Romero, Charlotte Greenwood, Edward Everett Horton, Harry James, Bando da Lua. Os artistas de Broadway Vicky Lane (Grable) e Dan Christy (Payne) brigam pelos ciúmes dela por encontrar sempre eventualmente provas de como ele é mulherengo. Christy a segue. Para fazerem ciúmes um ao outro, Vicky demonstra interesse por um don Juan canastrão, Victor Prince (Romero), enquanto Christy simula interesse por sua sensual secretária brasileira, Rosita (Miranda). Um pouco saturado das recorrências em suas comédias musicais, Cummings apela para algumas poucas va

Filme do Dia: Da Manjedoura à Cruz (1912), Sidney Olcott

Imagem
D a Manjedoura à Cruz ( From the Manger to the Cross , EUA, 1912). Direção: Sidney Olcott. Rot. Adaptado: Gene Gautier.  Fotografia: George K. Hollister. Dir. de arte: Henry Allen Farnhan. Com: Robert Henderson-Bland, Percy Dier, Gene Gautier, Alice Hollister, Samuel Morgan, James D. Ainsley, Robert G. Vignola, George Kellog, Sidney Babe, Montague Sidney, Jack J. Clark. A anunciação. A aparição de um anjo em sonho que anuncia a verdade para José (Sidney), que havia se afastado de Maria (Gautier), desde sua gravidez. O nascimento de Jesus. Sua visita pelos Reis Magos. A fúria de Herodes (Kellog). A fuga pelo Egito. A infância de Jesus (Dyer), com os pais, que o flagram discutindo entre os sábios. Já adulto (Henderson-Bland), sendo visitado por uma pecadora arrependida, Maria Madalena (Hollister). Pregando e arrebanhando apóstolos. A sucessão de milagres e curas, entre elas a ressureição de Lázaro (Baber). Expulsando os mercadores do templo. Caminhando sobre o mar. Antevendo a t

Filme do Dia: Heimat (1984), Edgar Reitz

Imagem
H eimat ( Heimat – Eine Deustsche Chronik , Al. Ocidental, 1984). Direção: Edgar Reitz. Rot. Original: Edgar Reitz & Peter F. Steinback. Fotografia: Gernot Roll. Música: Nikos Mamangakis. Montagem: Mulle Goetz-Dickopp, Margarete Rose, Caroline Meier, Carola Aulitzki, Heidi Handorf & Kirsten Liesenborgs. Dir. de arte: Franz Bauer. Figurinos: Reinhild Paul, Regine Batz & Ute Schwippert. Com: Marita Breuer, Kurt Wagner, Rüdiger Waigang, Eva Maria Schneider, Karin Rasenack, Johannes Lobewein, Gertrud Bredel, Eva Maria Bayerwaltes, Hans-Jürgen Schatz, Johannes Metzdorf, Wolfram Wagner, Dieter Schaad, Jörg Hube, Helga Bender, Sabine Wagner, Jörg Richter, Gudrun Landgrebe. O Desejo de Fugir . Paul Simon (Schaad), recém-retornado de uma experiência de guerra na França, reencontra a família, apaixona-se pela garota francesa que é vilipendiada na aldeia, mas essa parte e ele se casa com Maria (Breuer), abandonando a família e a aldeia sem dar notícias. O Centro do Mundo . O ir

Discurso Aluna Ana Júlia na Tribuna da Assembléia (aluna secundarista)

Imagem

Filme do Dia: Alguma Coisa Assim (2006), Esmir Filho

Imagem
A lguma Coisa Assim (Brasil, 2006). Direção: Esmir Filho. Curta-metragem com ritmo de videoclip e imagem granulada que descreve a ida a uma boate de um casal de namorados adolescentes, Caio e Mari, que provoca sérias dúvidas no primeiro, após ser beijado por outro homem enquanto a namorada fora ao banheiro. A tentativa relativamente bem sucedida (talvez um pouco atrapalhada pela interpretação irregular dos atores) de traduzir um universo de dúvidas usualmente associado somente com a adolescência é o que despertou a atenção da crítica para essa produção, que levou o prêmio de Melhor Roteiro em Curta-Metragem na Semana da Crítica do Festival de Cannes. 15 minutos.

Filme do Dia: Book Bargain (1937), Norman McLaren

Imagem
B ook Bargain (Reino Unido, 1937). Direção: Norman McLaren. Antes de se tornar reconhecido internacionalmente por sua originalidade como animador no Canadá, McLaren realizou documentários mais convencionais como este, que retrata minuciosamente o processo de fabricação em massa de livros. Mesmo num contexto tão avesso à experimentação e que requer tanta objetividade na descrição, endossada por sua grave narração em tom monocórdio como o que este curta foi produzido, McLaren encontra espaço para deixar sua marca. Aqui, sobretudo, no elegante uso da câmera lenta, que tanto contribui para auxiliar o que a narração comenta – deixando evidenciado processos tecnológicos  que a olho nu passam demasiado rápido – quanto provocam uma suspensão temporária em um filme de ritmo quase tão autômato quanto os processos aos quais descreve. E nessa breve suspensão, a imagem parece se tornar bela por si mesma. Provavelmente deve ter influenciado  a seqüência semelhante de descrição da produção d

Filme do Dia: Irreversível (2002), Gaspar Noé

Imagem
I rreversível ( Irréversible , França, 2002). Direção e Rot. Original: Gaspar Noé. Fotografia: Benoît Debie & Gaspar Noé. Música: Thomas Bangalter. Montagem: Gaspar Noé. Dir. de arte: Alain Juteau. Figurinos: Laure Culkovic. Com: Monica Bellucci, Vincent Cassel, Albert Dupontel, Jo Prestia, Philippe Nahon, Stéphane Drout, Jean-Louis Costes, Mourad Khima.                Marcus (Cassel) e seu amigo Pierre (Dupontel), procuram no submundo do sexo e da violência em Paris um homem conhecido como Tenia (Prestia), responsável pelo estupro de sua namorada, Alex (Bellucci), grávida dele. A investigação o  leva ao clube de sado-masoquismo gay Rectum.                Essa incursão ao mundo do crime é um compósito do que há de pior no cinema contemporâneo: um vazio absoluto de idéias é secundarizado por efeitos moderninhos como uma montagem quase que integralmente de trás para frente e por uma violência presa de seu próprio exibicionismo voyeurista em seu tom mais sensacionalista - 

The Film Handbook #99: Grigori Kozintsev

Imagem
Grigori Kozintsev Nascimeto: 22/03/1905, Kiev, Rússia Morte: 11/05/1973, Leningrado, URSS Carreira (como diretor) : 1924-1971 J untamente com o colaborador regular Leonid Trauberg, Grigori Kozintsev foi um dos mais criativamente versáteis dos realizadores revolucionários soviéticos. Some-se a isso a sua obra posterior, sem Trauberg, revelou-o como um mestre inigualável das adaptações da literatura. Arrastado pela energia da Revolução de 1917, o jovem Kozintsev se envolveu com o teatro experimental, fundando com Trauberg a Fábrica do Ator Excêntrico. A dupla realizaria sua estreia no cinema em 1924 com The Advemtures of Oktyabrina / Pokhozhdeniya Oktyabrini  (hoje perdido), no qual slogans propagandísticos e uma montagem elíptica supostamente narrava uma história dinâmica e fragmentada da luta determinada e triunfante de uma garota contra o capitalismo. Indicativo de seus métodos é o sobrevivente The Devil's Wheel / Chyortovo Koleso > 1 , que elabora sua mensagem moral -

Filme do Dia: Guerra de Canudos (1997), Sérgio Rezende

Imagem
G uerra de Canudos (Brasil, 1997). Direção: Sérgio Rezende. Rot.Original: Paulo Halm&Sérgio Rezende. Fotografia: Antônio Luiz Mendes. Música: Edu Lobo. Montagem: Isabelle Rathery. Com: Cláudia Abreu, Selton Mello, Paulo Betti, Marieta Severo, José de Abreu, José Wilker, Tonico Pereira, Dandara Ohana Guerra.              A Jovem Luíza (Abreu) abandona sua família quando esta decide seguir o grupo de Antônio Conselheiro (Wilker), que vai fundar uma comunidade regida por seu domínio carismático. Vai parar em uma cidade, onde torna-se prostituta e desperta a paixão de um militar da primeira das expedições fracassadas a Canudos e que vai viver próximo a região. Refugiando-se da humilhante segunda batalha, um grupo de soldados quase chega a assassinar o casal, sendo impedidos por um tenente idealista (Mello), que o recruta para a terceira expedição, que será liderada por um famoso militar, General Arthur Oscar (Abreu), que tem fama de sanguinário e cortador de cabeças. Incorpora

Filme do Dia: Um Estranho na Escuridão (1946), Frank Launder

Imagem
U m Estranho na Escuridão ( I See a Dark Stranger , Reino Unido, 1946). Direção: Frank Launder. Rot. Original: Sidney Gilliat, Wolfgang Wilhelm, Liam Redmond & Frank Launder, sob argumento do ultimo. Fotografia: Wilikie Cooper. Música: William Alwyn. Montagem: Thelma Connel. Dir. de arte: David Rawnsley & Norman G. Arnold. Figurinos: Joy Ricardo. Com: Deborah Kerr , Trevor Howard , Raymond Huntley, Michael Howard, Norman Shelley, Liam Redmond, Brefni O´Rorke, James Harcourt. 1944. Bridie Quilty (Kerr) é uma jovem irlandesa que, bastante influenciada pelas fantasias românticas do pai já falecido, no aniversário de seus 21 anos, pretende se unir ao Exército Republicano Irlandês. Desencorajada por um veterano, ela vai trabalhar em um pub onde se vê envolvida com um espião alemão, J. Miller (Huntley). Em sua ingenuidade, Bridie acredita que suas ações secretas afetam apenas a Inglaterra. Um oficial britânico, David Baynes (Howard), no entanto, apaixona-se perdidamente por

Menino Bonito - Rita Lee

Imagem

Filme do Dia: Raymundo (2003), Ernesto Ardito & Virna Molina

Imagem
R aymundo (Argentina, 2003). Direção,  Rot. Original e Montagem: Ernesto Ardito & Virna Molina. Fotografia: Ernesto Ardito, Virna Molina & Sebastián Díaz. Documentário que apresenta a trajetória pessoal e, sobretudo, profissional de Raymundo Gleyzer, cineasta radical que se tornará desaparecido político do regime ditatorial argentino em 1976. Talvez poucas personagens do cinema se confundam tanto com os eventos políticos vividos não somente por seu país, quanto da própria América Latina em uma década de efervescência quanto Gleyzer. Igualmente na Argentina é um dos câmeras do clássico La Hora de Los Hornos . Das virgens de imagens argentinas Malvinas, ou melhor, Falklands, de domínio britânico à Cuba pós-Fidel que recebe um jornalista argentino (Gleyzer) pela primeira vez em três anos. Para não falar do Brasil, onde Gleyzer praticamente inicia sua carreira com filme que é interrompido com o golpe militar de 1964 ou o Chile de Allende, assim como do México da Revolução

Filme do Dia: Harvie Krumpet (2003), Adam Eliott

Imagem
H arvie Krumpet (Austrália, 2003). Direção, Rot. Original e Fotografia: Adam Elliot. Montagem: Bill Murphy.                  Harvie é um imigrante polonês (nascido em 1922) na Austrália, após a morte dos pais e destituído de qualquer habilidade especial. Seu retardamento não o impede de se apaixonar pela enfermeira que o tratou no hospital, após a retirada de um de seus testículos. Infértil, a decisão é de adotar   uma menina, que se forma advogada e vai morar nos Estados Unidos. Quando preparava o aniversário de 16 anos da filha, a esposa de Harvie falece. Sozinho no mundo, ele passa a viver em um asilo e decide pelo suicídio. Porém, novidades o aguardam. Fundamental para o sucesso dessa animação em massinha vencedora do Oscar em sua categoria é o modo irônico e distanciado, mas nem por isso desapaixonado, com o qual narra a melancólica trajetória de vida de seu protagonista, através da voz off (do ator Geoffrey Rush), assim como o senso de detalhe que se atêm   as excentricid

Filme do Dia: A Grande Esperança (1954), Dulio Coletti

Imagem
A Grande Esperança ( La Grande Speranza , Itália, 1954). Direção: Duilio Coletti. Rot. Adaptado: Oreste Biancoli, Marc-Antonio Bragadin, Duilio Coletti & Ennio De Concini, baseado no livro de Marc-Antonio Brigadin. Fotografia: Leonida Barboni. Música: Nino Rota. Montagem: Giuliana Attenni. Com: Renato Baldini, Lois Maxwell, Carlo Bellini, Aldo Bufi Landi, Carlo Delle Piane, Edward Fleming, Earl Cameron, Folco Lulli, Henri Vidon. Submarino na Segunda Guerra Mundial auxilia no ataque e recolhe as eventuais vítimas de seus ataques. Após terem recebido um grupo menor, do qual faz parte a tenente britânica Lily Donald (Maxwell), que inclui o saudoso negro americano Johnny Brown (Cameron), o divertido italiano Nostromo (Lulli), membro da tripulação e o escritor Robert Steiner (Vidon), que Donald havia lido um romance seu, assim como seu compassivo comandante (Baldini). Logo após, o submarino fica lotado com o resgate de 24 holandeses. Seu objetivo é levá-los ao porto neutro de

Filme do Dia: A Invasão Secreta (1964), Roger Corman

Imagem
A Invasão Secreta ( The Secret Invasion , EUA, 1964). Direção: Roger Corman. Rot. Original: R. Wright Campbell. Fotografia: Arthur E. Arling. Música: Hugo Friedhofer. Montagem: Ronald Sinclair. Dir. de arte: John Murray. Cenografia: Ian Love. Com: Stewart Granger, Raf Vallone, Mickey Rooney, Edd Byrnes, Henry Silva, Mia Massini, William Campbell, Enzo Fiermonte.            Na Segunda Guerra, o Major britânico Richard Mace (Granger) reúne um grupo de presidiários com o intuito de uma missão suicida: libertar o líder da resistência italiana Jacop Quadri das mãos dos alemães na fortaleza iuguslava de Dubrovnik. Após tomarem um navio alemão, eles conseguem chegar à Iuguslávia, onde fazem contatos com a resistência. Alia-se ao grupo a jovem nativa Mila (Massini), que perde o filho recém-nascido, quando um dos homens da expedição, John Durell (Silva) acidentalmente o sufoca para que ele não chore e alerte os soldados nazistas. Acuados no cemitério onde cavavam um túnel que daria ac

Filme do Dia: Preso na Escuridão (1997), Alejandro Amenábar

Imagem
P reso na Escuridão ( Abre los Ojos , Espanha/França/Itália, 1997). Direção: Alejandro Amenábar. Rot. Original: Alejandro Amenábar & Mateo Gil. Fotografia: Hans Burman. Música: Alejandro Amenábar & Mariano Marin. Montagem: Maria Elena Sáinz de Rosas. Dir. de arte: Wolfgang Burmann. Cenografia: Carola Angulo & Ramón Moya. Figurinos: Concha Solera. Com: Eduardo Noriega, Pénelope Cruz, Chete Lera, Féle Martínez, Najwa Ninri, Gérard Barray, Jorge de Juan, Miguel Palenzuela. César (Noriega) é um rapaz atraente e vaidoso que se vangloria de nunca repetir uma mesma garota na cama. Certa noite, no entanto, apaixona-se perdidamente por Sofia (Cruz), que seu melhor amigo, Pelayo (Martínez), traz a uma festa. Uma garota, Nuria (Nimri), que esteve com ele recentemente o persegue de forma obsessiva e quando ele sai do apartamento de Sofia, convida-o a entrar em seu carro e provoca um acidente que lhe transfigura o rosto. César, no entanto, encontra-se em um manicômio judiciário

The Film Handbook#98: Richard Attenborough

Imagem
Richard Attenborough Nascimento: 29/08/1923, Cambridge, Inglaterra Carreira (como diretor): 1969- Existe um ar hipócrita para os filmes de Sir Richard Samuel Attenborough : o desejo mais honesto é que sejam vistos por terem sido feitos. A despeito da publicidade dada aos vinte anos que levou para realizar Gandhi , obra pela qual foi sagrado cavaleiro em 1976 pode, como um todo, ser observada como inexistindo um genuíno compromisso. Como foi que, aos quarenta anos, o ator treinado na Academia Real de Arte Dramática (ARAD), cuja carreira prévia destacava tantos soldados corajosos realizaria sua estreia na direção com Oh! Que Bela Guerra > 1 ? Sua adaptação da peça musical de Joan Littlewood foi incoerente e repleta de pontas de atores teatrais britânicos. De fato, é tentador observar Attenborough como algo de oportunista; como poderia ter seguido o pretenso filme radical com o patriotismo de As Garras do Leão / Young Winston  - uma pesada fotografia em sépia repleto de psicolo

Filme do Dia: A Noite Tem Mil Olhos (1948), John Farrow

Imagem
A Noite Tem Mil Olhos ( Night Has a Thousand Eyes , EUA, 1948). Direção: John Farrow . Rot. Adaptado: Barré Lyndon &  Jonathan Latimer, baseado no romance de   Cornell Woolrich. Fotografia: John F. Seitz. Música: Victor Young. Dir. de arte: Franz Bachelin & Hans Dreier. Figurinos: Edith Head. Com: Edward G. Robinson, Gail Russell, John Lund, Virginia Bruce, William Demarest              John Triton (Robinson) é um pretidigitador em espetáculos menores até o momento em que descobre que possui realmente poderes premonitórios. Assustado e infeliz com a maioria de suas visões, em que prevê da morte de um garoto jornaleiro (Nokes) a morte da própria noiva de parto, Jenny (Bruce), afasta-se do mundo social. Jenny casa-se com o melhor amigo de ambos, Whitney Courtland (Cowan), que havia enriquecido a partir das previsões de Triton. Depois de mais de 15 anos afastado de todos, Triton procura reencontrar Whitney em sua mansão, porém sabe por sua filha Jean (Russell), que ele se