Postagens

Filme do Dia: Bom Trabalho (1999), Claire Denis

Imagem
Bom Trabalho ( Beau Travail , França, 1999). Direção: Claire Denis. Rot. Adaptado: Claire Denis & Jean-Pol Fargeau, a partir do conto Billy Bud, Sailor , de Herman Melville. Fotografia: Agnès Godard. Música: Charles Henri de Pierrefeu &  Eran Zur. Montagem: Nelly Quetier. Dir. de arte: Arnaud de Moleron. Figurinos: Judy Shrewsbury. Com: Denis Lavant, Michel Subor, Gregoire Colin, Richard Courcet, Nicolas Duvauchelle, Adiatou Massudi, Mickael Ravovski, Dan Herzberg. Na Legião Estrangeira, comandante considerado pelos colegas, Galoup (Levant), abala-se com a chegada de um novo soldado, Sentain (Colin), que não apenas é admirado por todos os companheiros, como cai nas graças do superior de Galoup, Bruno Forestier (Subor), a quem Galoup admira intensamente e deseja ser admirado. Progressivamente irritado com Sentain, Galoup toma uma atitude radical que provocará um efeito devastador na vida de ambos. Na conhecida forma elíptica tão ao gosto da cineasta, o filme possui um for
Imagem
It is not that the ugly is only the unknow, and that the truth seen for the first time offends the eye? Étienne-Jules Marey

Filme do Dia: Garoto Propaganda (2004), Zak Tucker

Imagem
Garoto Propaganda ( Poster Boy , EUA, 2004). Direção: Zak Tucker. Rot. Original: Lecia Rosenthal & Ryan Shiraki. Fotografia: Luke Geissbuhler, Wolfgang Held & William Rexer. Música: Mark Garcia. Montagem: Trevor Ristow & Zak Tucker. Dir. de arte e Figurinos: Douglas Hall. Com: Matt Newton, Karen Allen, Michael Lerner, Jack Noseworthy, Valerie Geffner, Ian Reed Kesler, Austin Lysy, Amanda Kaplan. Henry (Newton) é filho do senador republicano ultra-conservador Jack (Lerner). Henry vivencia um conflito, pois seu pai quer que ele seja o seu referencial para o público de sua faixa etária, enquanto ele vive uma vida homossexual não confessa. Quando o senador decide fazer um comício na universidade em que Henry estuda, esse acaba chocando a todos ao beijar um amante ocasional, Anthony (Noseworthy). Após o evento, a mulher de Jack, Eunice (Allen), decide abandonar o marido. Narrado em forma de flashback para um jornalista, o filme acaba por se tornar uma atualização dos dra
Imagem

Filme do Dia: Tetro (2009), Francis Ford Coppola

Imagem
Tetro (EUA/Argentina/Espanha/Itália, 2009). Direção e Rot. Original: Francis Ford Coppola . Fotografia: Mihai Malaimare Jr. Música: Osvald Golijov. Montagem: Walter Murch. Dir. de arte: Sebastián Orgambide & Federico G.Cambero. Cenografia: Paulina López Meyer. Figurinos: Cecilia Monti. Com: Vincent Gallo, Alden Ehrenreich, Maribel Verdú, Silvia Pérez, Rodrigo De la Serna, Erica Rivas, Mike Amigorena, Lucas di Conza, Klaus Maria Brandeur, Sofia Gala, Carmen Maura.        Bennie (Ehrenreich) visita o apartamento do irmão mais velho, Angelo (Gallo), em Buenos Aires. Quem o recepciona é sua companheira, Miranda (Verdú), já que Angelo, que hoje prefere ser chamado apenas como Tetro, não quer mais manter nenhum vínculo com a família. Aos poucos Bennie consegue entabular uma relação com o irmão, mesmo sempre repleta de tensão. Sobre os dois paira a figura do pai genial, o maestro Carlo Tetrocine (Brandeur), cujo egocentrismo relegou todas as aspirações artísticas do restante da fa

Filme do Dia: Amor à Flor da Pele (2000), Wong Kar-wai

Imagem
Amor à Flor da Pele ( Fa Yeung Nin Wa , França/Hong Kong, 2000). Direção: Wong Kar-wai. Rot. Original: Wong Kar-wai Fotografia: Christopher Doyle & Mark Lee Ping-bin. Música: Mike Galasso. Montagem e Dir. de arte: William Chang. Com: Tony Leung Chiu Wai, Maggy Cheung, Rebecca Pan, Chen Lai , Chi-ang Chi, Chan Man-Lei, Siu Ping Lam.        Em Hong Kong, 1962, dois casais mudam-se no mesmo dia para o mesmo prédio de apartamentos. Enquanto a mulher de Chow (Wai) e o marido da Sra. Chan (Cheung) se ausentam por longos períodos, inicia-se uma longa relação de atração entre ambos que, apesar de nunca se concretizar fisicamente, os leva a um estado de dependência afetiva muito forte. Encontrando-se clandestinamente em diversos locais como uma rua,  restaurantes, o próprio prédio em que vivem e o apartamento que Chow aluga, a relação tem um fim com a decisão do mesmo de partir para a Cingapura, incomodado com os boatos a respeito de ambos e aceitando a proposta de emprego acenada pelo

Filme do Dia: Prometeu...Banqueiro (1921), Marcel L'Herbier

Imagem
P rometeu...Banqueiro ( Prométhée...Banquier ,França, 1921). Direção: Marcel L’Herbier. Rot. Adaptado: a partir da peça homônima de L’Herbier. Com: Gabriel Signoret, Ève Francis, Marcelle Pradot, Jaque Catelain, Philippe Hériat, Léon Mousinac, Louis Delluc. Rico banqueiro e especulador consegue ganhar milhões com ouro, mas perde o grande amor de sua vida que, cansada da vida reclusa em sua “gaiola de luxo”, quer voltar a ser “livre e pobre”, fugindo com o homem que ama, subordinado do banqueiro. Esse, enquanto ainda assediado pelos homens que lhe trazem à boa nova, suicida-se. Realizado já após o seu comentado longa Eldorado , no mesmo ano, esse curta praticamente pede uma comparação com o clássico Monopólio do Trigo (1909) dirigido por Griffith na Biograph. Por mais que o cinema realizado por realizadores como L’Herbier procure se afastar do romantismo escapista hollywoodiano e se pretenda socialmente crítico, em última instância acaba por voltar a legitimar uma abordagem mel

Filme do Dia: As Canções (2011), Eduardo Coutinho

Imagem
A s Canções (Brasil, 2011). Direção: Eduardo Coutinho. Fotografia: Jacques Cheuiche. Música: Valéria Ferro. Um grupo de selecionados interpreta canções que marcaram suas vidas. A maior parte desses selecionados é de pessoas de idade bem avançada, via de regra as canções estão vinculadas a uma relação afetiva heterossexual (apenas em dois casos, um homem e um jovem associam as canções com a mãe idosa, lembrando sua infância e ao pai já morto), e em um número considerável de casos tais canções acabam dizendo respeito a relações não concretizadas de todo por motivos diversos, nos quais a figura da mulher se refere a uma ausência masculina. As interpretações são marcadas pela intensidade e “entrega” ao momento que tem caracterizado a filmografia do realizador, que já gestou talvez obras em que tal entrega ganhava um viés mais passível ao ridículo, ou mesmo era menos intensa, como em muitos dos exemplos de Edifício Master . Aqui, blindadas de certo modo pela revelação do que aparenteme

Giuseppe Torelli Concerti Grossi from Op 8,I Musici

Imagem

Filme do Dia: The Ghost of Slumber Mountain (1918), Willis H.O'Brien

Imagem
The Ghost of Slumber Mountain (EUA, 1918). Direção: Willis H.O’Brien. Rot. Original: Herbert M. Dawley & Willis H.O’Brien. Fotografia: Willis H.O’Brien. Com: Herbert M. Dawley, Willis H.O’Brien.       Tio Jack (Dawley) conta uma aventura para seus dois sobrinhos. Ele viajou com o cachorro da família e seu empregado para uma montanha inóspita para praticar seus hábitos de artista amador da pintura. Lá eles vão até a cabana de um velho ermitão, conhecido como Mad Dick (H.O’Brien). Mad Dick foi observado uma vez pelo empregado de Tio Jack com um estranho instrumento ótico. Tio Jack escuta uma voz e vai até sua cabana. Lá descobre material de um estudioso da pré-historia  e o estranho aparelho ótico de Mad Dick. Ele o leva consigo e encontra o fantasma do mesmo. Com o aparelho ele consegue observar uma série de seres pré-históricos que viveram há 40 milhões de anos. Quando ele se encontra na batalha para sobreviver perante um tiranossauro, acorda. O final do conto decepciona os

Enchente em Port-Marly, 1872

Imagem
Uma enchente no início da primavera de 1872 levou Sisley a Port-Marly, uma vila à margem do Sena próximo a Louveciennes, onde morava. A água se encontra calma e a atividade humana é mínima. Mais que um incidente dramático ou pitoresco, a atenção do artista foi capturada pelos efeitos puramente visuais das nuvens carregadas e ruas cobertas de água. A tranquilidade da pintura e o candor e simplicidade da observação de Sisley são qualidades derivadas de Corot, a quem Sisley havia encontrado nos anos 1860. A composição é tradicional. O restaurante  St.Nicolas à esquerda e o tronco ereto à direita e seus reflexos estabelecem um primeiro plano estável e enquadram uma abertura ao centro em direção a um grupo de árvores e uma encosta distante. O tratamento do artista, no entanto, distingue Enchente em Port-Marly  como uma obra impressionista. Pintando rapidamente a cena, provavelmente numa única sessão, Sisley fez uso de tons suaves de um amplo espectro de matizes com uma camada fina de f

Filme do Dia: Sebastiane (1976), Derek Jarman

Imagem
Sebastiane (Reino Unido, 1976). Direção: Derek Jarman & Paul Humfress. Rot. Original: Derek Jarman, Paul Humfress & James Whaley. Fotografia: Peter Middleton. Música: Brian Eno. Montagem: Paul Humfress. Com: Leonard Treviglio, Barney James, Neil Kennedy, Richard Warwick, Donald Dunham, Daevid Finbar, Ken Hicks, Lindsay Kemp. No ano de 300 D.C, o romano Sebastiane (Treviglio) é exilado em um remoto povoado habitado somente por homens. A inexistência de mulheres faz com que muitos homens sucumbam ao desejo de seus pares. Um deles, o capitão Severus (James), apaixona-se por Sebastiane. Como esse resiste aos seus avanços, acaba sofrendo as torturas  mais cruéis em suas mãos. Compadecido com sua sorte, Justin (Warwick), torna-se cada vez mais próximo de Sebastiane, escutando dele a confissão de que na verdade ele ama seu carrasco, pois o acredita enviado por Deus para prová-lo. Defendendo Sebastiane em várias situaçõe nem Justin, e nem mesmo Severus, consegue reverter a ordem d

Filme do Dia: 12 Anos de Escravidão (2013), Steve McQueen

Imagem
12 Anos de Escravidão ( 12 Years of Slave , EUA-Reino Unido, 2013). Direcao: Steve McQueen. Rot. Adaptado: John Ridley, a partir do romance homonimo de Solomon Northup. Fotografia: Sean Bobbitt. Música: Hans Zimmer. Montagem: Joe Walker. Dir. de arte: Adam Stockhousen & David Stein. Cenografia: Alice Baker. Figurinos: Patricia Norris. Com: Chiwetel Ejiofor, Lupita Nyong´o, Michael Fassbender , Sarah Paulson,  Brad Pitt, Adepero Oduye, Marc Macauley, Paul Giamatti, Benedict Cumberbatch, Andy Dylan, Bryan Batt. Nos anos que antecedem a Guerra Civil, Solomon Northup (Ejiofor), homem livre que vive em Washington com sua família é atraído para uma armadilha, sendo levado a um estado escravagista do Sul, onde inicialmente se torna escravo do esclarecido Ford (Cumberbatch), mas ao se involver em um episódio com seu bruto capataz, tomando-lhe o chicote e o açoitando, é vendido por Ford, mesmo a contragosto e para evitar revides contra si próprio e sua família para o truculento Edwin (

Filme do Dia: Rebelião (1967), Masaki Kobayashi

Imagem
R ebelião ( Jôi-uchi: Hairô Tsuma Shimatsu , Japão, 1967). Direção: Masaki Kobayashi. Rot. Adaptado: Shinobu Hashimoto, baseado no romance Hairyozuma Shimatsu , de Yasuhiko Takigushi. Fotografia: Kazuo Yamada. Música: Tôru Takemitsu. Montagem: Hisashi Sagara. Dir. de arte: Yoshirô Muraki. Com: Toshirô Mifune, Yôko Tsukasa, Takeshi Katô, Tatsuyoshi Ehara, Etsuko Ichihara, Isao Yagamata, Tatsuya Nakadai, Tatsuo Matsumura. Século XVII. Ichi  (Tsukasa) teve uma filha com um senhor feudal, porém quando voltou do seu descanso percebe que o senhor feudal se encontrava com outra mulher, agredindo a ambos. Como punição foi designada para viver na casa de Isaburo Sasahara (Mifune), sendo acolhida por seu filho, Yogoro (Katô), de quem passa a ser esposa. Apesar das reclamações da mãe de Yoguro, a vida se desenrola de modo tranqüilo até que a morte de um dos filhos do senhor feudal provoca uma situação crescente de tensão. Por conta de não possuir outros herdeiros, o Senhor Masakata (Matsumur

Adriana Calcanhotto - Vambora

Imagem
"dentro de um livro...dentro da noite veloz."

Filme do Dia: Ceddo (1977), Ousmane Sembene

Imagem
Ceddo (Senegal, 1977). Direção e Rot.Original: Ousmane Sembene. Fotografia: Georges Caristan. Música: Manu Dibango. Montagem: Florence Eymon. Com: Tabata Ndiaye, Moustapha Yade, Ismaila Diagne, Matoura Dia, Omar Gueye, Mamadou Dioumé, Makhouredia Gouye, Nar Modou, Ousmane Camara.          O rei dos Ceddo (Dia) faz um pacto com os muçulmanos, para o desagrado de boa parte de seus súditos, que sequestram  sua filha, a Princesa Dior (Ndiaye). Alguns pretendentes ao trono tentam libertar a princesa e são mortos. Enquanto isso, o Imã (Gueye) converte toda a tribo ao islamismo, batizando-os com nomes islâmicos, após aparentemente ter assassinado o rei. Algumas lideranças vão atrás de Dior, e essa retorna a aldeia assassinando o Imã, na frente de todos.         Sembene, pioneiro do cinema africano, investe em uma dramaturgia de contornos quase épico-teatrais, em que a fala ganha sempre uma dimensão que ultrapassa a individual, e os silêncios, por vezes de vários minutos (os primei

Filme do Dia: Salomé (2002), Carlos Saura

Imagem
Salomé (Espanha, 2002). Direção e Rot. Original: Carlos Saura. Fotografia: Teo Delgado & José Luis Lopes-Linares. Montagem: Julia Juaniz. Dir. de arte: Carlos Saura. Figurinos: Pedro Moreno. Com: Aída Gómez, Peré Arquillué, Peco Mora, Carmen Villena, Javier Toca.         O ensaio-geral da montagem da famosa história bíblica de Salomé para o universo da dança. Salomé (Gómez), que é objeto do desejo do Rei Herodes (Peco Mora) se apaixona por João Batista (Javier Toca), que a rejeita. Como vingança, Salomé casa com o Rei, com a condição que ele corte a cabeça de João Batista. Ele o faz, mas Salomé demonstra todo seu amor pelo morto, provocando a ira de Herodes, que também manda matá-la.         Cada vez mais Saura vem depurando seus filmes de tudo o mais que não seja a dança e seus elementos cenográficos e dramáticos.  Enquanto em Tango , era o universo da famosa música nacional argentina que era privilegiada, aqui é sobretudo a dança flamenca (que já foi objeto dos filmes qu

Filme do Dia: Le Voleur de Paratonnerres (1944), Paul Grimault

Le Voleur de Paratonnerres (França, 1944). Direção: Paul Grimault. Rot. Original:  Maurice Blondeau & Paul Grimault, a partir de uma idéia de Jean Aurenche. Fotografia: Roger Desormière & Jean Wiener. A mesma dupla, garoto e cachorro do mais interessante Les Passagers de la Grande Ourse ,surge aqui como misteriosas figuras da noite. Para além do seu já conhecido e notável uso da cor, o que sobressai nesse curta é o tom atmosférico e sombrio que acompanha o garoto mascarado pelos telhados da cidade, seguido de perto por uma dupla atrapalhada de agentes da lei. Grimault é mestre em situações absurdas, como as que acompanham a embasbacada dupla detetivesca observar um osso que saltita sozinho e solitário pelo telhado e não se encontra nenhum pouco interessado em apresentar uma história com começo, meio e fim bem definidos o que o aproxima da animação moderna, sem a necessidade de um hermetismo que afaste o grande público – nessas características, assim como no seu pendor já ref

Filme do Dia: Rio Doce/CDU (2013), Adelina Pontual

Imagem
Rio Doce/CDU (Brasil, 2013). Direção: Adelina Pontual. Documentário que parte do pretexto da linha mais extensa a cobrir a região metropolitana do Recife para colher entrevistas de pessoas que trabalham ou se movimentam pelo percurso em questão. E mesmo de uma cobradora e alguns motoristas, que surgem muito brevemente. Amparado sobretudo pela saborosa prosa popular que emerge espontaneamente dos contatos – existe pouca presença de “personagens” da classe média – se ressente, sobretudo de uma recorrente dispersão, afastando-se por vezes demasiado de seu mote inicial, pretenso elo de ligação entre os depoentes. Em diversos momentos, apenas se ouve depoimentos sobre imagens colhidas em contextos outros. Existem efetivamente menos imagens internas que captadas a partir da carroceria externa do ônibus. Das falas emerge um pouco de tudo: de comentários sobre a precariedade da linha até as dificuldades de se conseguir pescar como tempos atrás passando por uma época em que a elite