Postagens

O Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#17: Uruguai

Imagem
  Uruguai . O país mais politicamente estável da América do Sul na primeira metade do século XX, e o mais próspero, o Uruguai tem sido frequentemente chamado de "Suiça da América Latina". Com exceção do período que antecedeu o golpe militar de 1973, quando o país foi um centro de cinema documental ativista, o Uruguai só muito recentemente tornou-se uma verdadeira nação produtora de cinema. Seu local no mapa cinematográfico da América do Sul foi estabelecido por sua tradição de exibir todos os tipos de filmes, para públicos receptivos; para este fim, a Cinemateca Uruguaia  tem sido uma instituição chave. Como alhures, o cinema não levou tempo a chegar ao Uruguai, com os Irmãos Lumière exibindo filmes em 1896 em Montevidéu e um comerciante local, Félix Oliver, comprando equipamento deles em 1898, antes de qualquer local sul-americano. Ele abriria o primeiro estúdio de cinema do país. Henri Corbicier, residente na Argentina e de origem francesa, produziu um importante documentár

Filme do Dia: Champ de Mars (1900), James H. White

Imagem
  C hamp de Mars (EUA, 1900). Fotografia: James H. White Panorama que efetua uma variação com relação a Palace of Eletricitiy que aqui surge não em relação de frontalidade com a objetiva, mas na lateral, flagrando uma burguesia parisiense serelepe a desfilar sua melhor indumentária por entre um dos pontos turísticos mais visados de Paris, o passeio diante da Torre Eiffel. Edison Manufacturing Co. 1 minuto e 20 segundos.

Filme do Dia: A Mulher Marcada (1957), Miguel Morayta

Imagem
  A   Mulher Marcada ( La Mujer Marcada , México, 1957). Direção: Miguel Morayta. Rot. Original: María Luisa Algarra, Miguel Morayata, Luis Spota & Adolfo Torres Portillo. Fotografia: Jack Draper. Música: Luís Hernández Bretón. Montagem: Rafael Ceballos. Dir. de arte: José Rodríguez Granada. Com: Ana Luisa Peluffo, Joaquín Cordero, Alberto de Mendonza, Erna Martha Bauman, Enrique García Alvárez, Pompín Iglesias, Rosina Navarro, Carmela Rey. O jovem e bem intencionado pianista, Germán (Cordero), após deixar a namorada Alicia (Bauman) em casa, surpreende uma suicida e a salva de sua tentativa desesperada. Trata-se de Ana (Peluffo), mulher de rosto desfigurado por um acidente no qual morreu toda sua família. Germán a leva para a sua casa e essa lhe conta sua história. Apiedado, deixa que ela more em sua casa. O que ele não sabe é que no acidente que vivenciou, Ana guarda um passado misterioso, que envolve o criminoso cínico Rodolfo (de Mendonza), que volta a surgir inesperadamente e

Filme do Dia: A Boêmia (1926), King Vidor

Imagem
  A  Boêmia Boheme ( La Boheme ,   EUA, 1926). Direção: King Vidor. Rot. Adaptado: William M. Conselman (entretítulos), Ruth Cummings (entretítulos), Fred De Gresack & Ray Doyle, baseado no conto homônimo. Fotografia: Hendrik Sartov. Montagem: Hugo Wynn. Cenografia: Cedric Gibbons & A. Arnold Gillepsie. Figurinos: Erté. Com: Lílian Gish, John Gilbert, Renée Adorée, George Hasell, Roy D´Arcy, Edward Everett Horton, Karl Dane, Mathilde Comont. Paris, 1830. Mimi (Gish) é uma jovem costureira que, despejada de seu quarto pelo atraso do aluguel, acaba sendo acolhida pelo aspirante a dramaturgo Rodolphe (Gilbert). Porém, o amor de ambos é interrompido pelas suspeitas de traição que Rodolphe nutre a respeito do Visconde Paul (D´Arcy), aristocrata a quem Mimi recorre pretendendo incentivar a carreira do amado. Mimi abandona Rodolphe quando esse não se encontra, avisando que somente retornará quando ele for um homem bem sucedido. Completamente arrasado com sua partida, Rodolphe conseg

Filme do Dia: 17 Quadras (2019), Davy Rothbart

Imagem
  1 7 Quadras ( 17 Blocks , EUA, 2019). Direção e Rot. Original: Davy Rothbart. Fotografia: Zachary Shields. Música: Nick Urata. Montagem: Jennifer Tiexiera. Busca traduzir as dificuldades de uma família negra que mora a 17 quadras do Capitólio em Washington, defrontando-se com a criminalidade, a violência e o uso de drogas em seu meio e por ela própria (a mãe Cheryl, o padrasto de ocasião, alguns dos irmãos), de dentro. Criada sem pai – que foi assassinado – e que tem um de seus membros, Smurf, vítima de um atentado que será um divisor de águas na família, uma irmã, Denice, e um irmão do mais jovem, de 9 anos, Emmanuel que comanda as filmagens, sendo imagens mais rotineiras do cotidiano da família as mais recorrentes. Ou ainda dos jogos na quadra de basquete, a mesma que Smurf viria a ser vítima de um tiroteio. E novamente o número 17 emerge, já que foi o número de balas que dispararam contra ele. Trata-se de um material selecionado a partir de mais de mil horas de filmagem que atra

Filme do Dia: Pina (2011), Wim Wenders

Imagem
  P ina (Alemanha/França/Reino Unido, 2011). Direção e Rot. Original: Wim Wenders. Fotografia: Hélène Louvart. Música: Thom. Montagem: Toni Froschhamer. Dir. de arte: Péter Pabst. Figurinos: Rolf Börzik & Marion Cito. Deslumbramente fotografado e com locações escolhidas a dedo, esse sensível tributo a arte de Pina Bausch, conta ainda com uma explêndida seleção musical e depoimentos que se sobrepõem a imagem muda dos colaboradores da célebre coreógrafa/dançarina. O filme apresenta uma sucessão de esquetes visuais que buscam uma tentativa de emolução visual extra-muros de alguns dos números mais célebres de Bausch. Noutros momentos, a coreografia se desenrola no próprio palco. Tudo parece partir da consideração de Pina sobre as palavras apenas se referirem as coisas, portanto se encontrando longe de esgotarem a expressividade humana. E é justamente através do corpo que muitas de suas colaboradoras se entregaram de corpo e alma a prática de representar o amor e a solidão, alguns dos

Filme do Dia: 3 Faces (2018), Jafar Panahi

Imagem
  3   Faces ( Se Rokh , Irã, 2018). Direção: Jafar Panahi. Rot. Original: Jafar Panahi & Nader Saievar. Fotografia: Amin Jafari. Montagem: Mastaneh Mohajer & Panah Panahini. Dir. de arte: Leila Naghdi Pari. Com: Behnaz Jafari, Jafar Panahi, Marziyeh Rezaei, Maedeh Erteghaei, Narges Delaram. Behnaz Jafari (Jafari), conhecida atriz de tv e cinema iranianos, encontra-se inconsolável após receber um vídeo de uma garota, Marziyeh (Rezaei), que aparentemente se suicida diante da câmera, por não ter conseguido entrar em contato com ela e tampouco avançar na sua carreira de atriz. Ela viaja à região onde a garota mora ou morava, com Jafar Panahi (Panahi). Jafari abandonou o set da filmagem que realizava no último dia para efetivar essa viagem, deixando a diretora e equipe bastante indignados. Após circularem pela vila, encontram sua mãe (Delaram), que afirma que a filha não volta paa a casa faz 3 dias. No local, vive igualmente uma atriz que teve seus anos de glória, mas que depois d