Filme do Dia: A Chegada (2016), Denis Villeneauve

 


A Chegada (Arrival, EUA, 2016). Direção: Denis Villeneauve. Rot. Adaptado: Eric Heisserer, a partir do conto Story of Your Life, de Ted Chiang. Fotografia: Bradford Young. Música: Jóhann Jóhannsson. Montagem: Joe Walker. Dir. de arte: Patrice Vermette & Isabelle Guay. Cenografia: Marie-Soleil Dénnomé, Paul Hotte & André Valade. Figurinos: Renée April. Com: Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker, Michael Sthulbarg, Mark O’Brien, Tzi Ma, Abigail Pniowski, Julia Scarlett Dan.

Doze espaçonaves gigantescas aportam na terra. Uma delas nos Estados Unidos. A linguista Louise Banks (Adams) é inquirida a tentar decifrar os símbolos deixados pelos alienígenas, conseguindo traduzir seu pensamento. Ela luta contra o tempo, já que outra potência mundial, a China, está disposta a reagir belicosamente aos invasores, e os próprios militares americanos pressionam para uma ação ofensiva.

Constrangedoramente banal em sua utilização de clichês saturados do gênero, o filme estende, de forma arrastada, tediosa e um tanto cheia de pretensão, um conto, fazendo uso de alguns efeitos de montagem – como é o caso de inserções que se imagina serem em flashback e são, na verdade, flashforwards. E não mais que isso. Ou pior que isso. Tal como no pior de Malick, mescla subjetividade e o mais grandiloquente universalismo, marcado aqui por fantasias salvacionistas dignas de Cristo. Sim, Louise consegue tocar os alienígenas, sendo compreensiva, numa escala em que os americanos “não podem” ser, pressionados que são  pela liderança agressiva chinesa. Não se está tão distante de se requentar a paranoia da Guerra Fria, como as ficções dos anos 50, de longe tecnologicamente mais canhestras e, em certos casos, de longe mais auspiciosas igualmente. Tudo isso entrelaçado com uma pitada (ou melhor várias) de sensibilismo associado a uma das dimensões mais nobres que a humanidade cultua, o de amor filial, trabalhado de forma bastante sentimental e com direito a uma trilha musical que flerta, a todo momento, com essa “espiritualidade tátil”, incórporea mas mais forte que o poder das armas apontadas para seu corpo, e se tem o cabotino resultado alcançado, não menos derivativo de uma vertente do gênero em que o alienígena se torna uma versão futurista do “bom selvagem”. Vertente essa que tem um forte marco em O Dia Em Que a Terra Parou e, mais recentemente, o cinema de Spielberg (E.T., mas sobretudo Contatos Imediatos do Terceiro Grau, com quem também compartilha uma situação de relativo “imobilismo) como poderosa influência. Para que os alienígenas, espécies de moluscos de extensão avantajada, não sejam observados com demasiado distanciamento, batiza-se dois deles como Abbott & Costello, e até não se recusa um momento de páthos quando se sabe que um deles se encontra mortalmente ferido. Para fechar o ciclo, o previsível retorno ao início, e para a generosidade de um amor cujo objeto já se sabe desaparecerá precocemente – sendo mais uma vez, Louise, de longe mais madura que seu parceiro, que a essa altura, todos já mais que imaginam quem seja. 21 Laps Ent./FilmNation Ent./LavaBear Films/Xenolinguistics para Paramount Pictures. 116 minutos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar