O Dicionário Biográfico de Cinema#97: Louis Jouvet

 

Louis Jouvet (1887-1951), n. Crozon, França

Jouvet foi uma imensa presença fílmica no final dos anos 30, tão simplesmente poderoso e inteligente - e determinado a fazer o mundo saber que o teatro era mais importante que o cinema; em 1913, uniu-se  a companhia de Jacques Copeau; mas em 1922 montou sua própria companhia e reuniu atuação e direção. Teve uma relação particularmente próxima com Giraudoux, cuja engenhosidade polida adequava-se ao estilo de Jouvet. Um dos grandes sucessos teatrais foi em Knock, de Jules Romain, que filmou duas vezes - em 1933, dirigido por Roger Goupillières, e em 1951 (seu último filme), dirigido por Guy Lefranc. Participou de poucos filmes silenciosos, sua carreira no cinema se iniciando mais apropriadamente com Topaze [Topázio] (Louis Gasnier) foi perseguida até a eclosão da guerra, mesmo que normalmente estivesse em desacordo com o sutil naturalismo do período: La Kermesse Heroïque [Quermesse Heróica] (35, Jacques Feyder); Mister Flow (36, Robert Siodmak); como o Barão em Les Bas Fonds (*) (36, Jean Renoir); Mademoiselle Docteur (36, Edmond T. Greville**); Un Carnet de Bal [Um Carnê de Baile] (37, Julien Duvivier); Drôle de Drame [Família Exótica] (37, Marcel Carné); L'Alibi (37, Pierre Chenal); La Marseillaise [A Marselhesa] (38, Renoir); Entrée des Artistes (38, Marc Allégret); Hotel du Nord [Hotel do Norte] (38, Carné); e La Fin du Jour (39, Duvivier).

No primeiro ano da guerra, Jouvet planejou filmar outro de seus sucessos teatrais, L'École des Femmes [Escola de Mulheres], de Molière, com Max Ophüls na Suiça. Caiu por terra o projeto, e ao invés disso, interpretou Mosca em Volpone (40, Maurice Tourneur) e Untel Père et Fils [França Eterna] (40, Duvivier). Passou a maior parte dos anos da guerra na América do Sul, mas retornou em 1946 e filmou regularmente, ainda que sem maiores destaques, até o final da vida: Revenant (***) (46, Christian-Jaque); Les Chouans (46, Henri Calef); como o detetive em Quai des Orfévres [Crime em Paris] (47, Henri-Georges Clouzot); Entre Onze Heures et Minuit [Entre as Onze e Meia Noite] (48, Henri Decoin); no episódio "Retour de Jean" de Retour à la Vie (49, Clouzot); Lady Paname [Loucuras de uma Época] (49, Henri Jeanson); e Miquette et Sa Mère (50, Clouzot).

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Cinema. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1374-5. 

(*) N. do E: Bas Fonds no IMDB. 
(**) N. do E: No IMDB, consta o crédito de direção como sendo de G.W. Pabst.
(***) N. do E; Un Revenant, no IMDB. 

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