Filme do Dia: Thunder Road (2018), Jim Cummings
Thunder Road (EUA, 2018). Direção e
Rot. Original: Jim Cummings. Fotografia: Lowell A. Meyer. Montagem: Jim
Cummings & Brian Vanucci. Dir. de arte: Charlie Textor & Joscelyne
Ponder. Figurinos: Michaela Beach. Com: Jim Cummings, Kendal Farr, Nican
Robinson, Jocelyn DeBoer, Chelsea Edmundson, Macon Blair, Ammie Masterson, Bill
Wise.
Jim Arnaud (Cummings) é um policial
que se vê ás turras com a vida após perder recentemente sua mãe e, em primeira
instância, igualmente a sua filha, Crystal (Farr), que já não gostava de passar
os dias que ele tinha direito consigo, para a guarda exclusiva da mãe, Rosalind
(DeBoer). Para piorar tudo ainda mais, a perda da guarda da criança se deu por
conta de, sobretudo, um vídeo que ele achava que houvesse desaparecido, no qual
age de forma completamente descontrolada e excêntrica no enterro da mãe. Jim explode com o colega e maior amigo, Nate
Lewis (Robinson), sendo expulso da corporação. E, como se fosse pouco, sua
ex-exposa se suicida, sendo seu cadáver descoberto por Crystal.
Construído a partir de um curta
homônimo, realizado dois anos antes, que corresponderia ao prólogo pré-creditos
deste, esta produção, que Cummings não apenas acumula os papeis de montador,
roteirista e realizador, além de ator com nome de personagem idêntico ao seu,
numa estratégia que remonta aos tempos da comédia muda, parece buscar um
equilíbrio pouco confortável entre o cômico e o dramático, lidando com
situações demasiado dramáticas para soarem como cômicas, mesmo quando tendo
como resposta as patéticas máscaras de choro ou quase choro que Cummings
empresta ao seu personagem. É uma aposta arriscada e nada faz crer que se
tornará descoberta, ainda que tardiamente, como antecipadora de correntes do
humor de tempos depois, como foi o caso do igualmente policial (só que
rodoviário) que protagoniza Electra Glide in Blue (1973). The 10 East/Vanishing Angle para Vanishing Angle. 92
minutos.
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