Filme do Dia: Meshes of the Afternoon (1943), Maya Deren & Alexander Hammid
Meshes of the Afternoon (EUA, 1943).
Direção: Maya Deren & Alexander Hammid. Rot. Original: Maya Deren. Com:
Maya Deren, Alexander Hammid.
Esse curta, marco do cinema de
vanguarda americano, trai sua evidente influencia do Buñuel de Um Cão Andaluz (1928). As sombras,
elemento fundamental na composição de boa parte dos planos, são mais evocativas
do cinema expressionista. O resultado final, aparentemente bem menos “abstrato”
que o dos filmes surrealistas dos anos 1920, em seu início, quando fica bastante
delimitado o mundo da vigília do onírico, transforma-se em uma mescla dos dois,
apresentando a influência daqueles sobre estes em um cadinho de alusões
simbólicas (uma flor, uma faca, uma mulher em trajes vestais, um apartamento)
menos explícitas que os da fase surrealista de Buñuel. Trata-se aqui, de fato,
de produção bem mais modesta e artesanal. Destaque para a seqüência mais
criativa do filme, a elaboração de um senso de desequilíbrio quando uma das
personagens sobe uma escada provocado pela própria câmera, sendo boa parte da
narrativa amaparada por uma perspectiva de câmera subjetiva. 18 minutos.
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