Filme do Dia: Z (1969), Constantin Costa-Gravas

 


Z (França/Argélia, 1969). Direção: Constantin Costa-Gravas. Rot. Adaptado: Jorge Semprúm, a partir do romance de Vassilis Vasilikos. Fotografia: Raoul Coutard. Música: Mikis Theodorakis. Montagem: Françoise Bonnot. Dir. de arte e Cenografia: Jacques D’Ovidio. Figurinos: Piet Bolscher. Com: Yves Montand, Irene Papas, Jean-Louis Trintignant, François Périer, Jacques Perrin, Charles Denner, Pierre Dux, Magali Noël, Renato Salvatori, Marcel Bozzuffi, Clotilde Joano.

No meio de um governo militar autoritário, um líder de esquerda pacifista e contrário ao armamento nuclear (Montand), é atingido em um atentado em praça pública, quando saía de um comício por homens (Salvatori, Bozzuffi) contratados por pessoas do alto escalão do governo. O procurador da república (Trintignant), no entanto, insatisfeito com a pressa da versão oficial, desmonta a tese de acidente que se queria fazer a população acreditar, com auxílio involuntário de um intrépido fotógrafo.

Talvez o mais lembrado filme do realizador se deva a nele ter mesclado de forma mais sedutora o thriller com o comentário político que faz menção a uma ditadura militar em nada muito diversa de qualquer república latina contemporânea (Brasil, incluído, daí o filme ter sido censurado aqui) mas particularmente a sua própria Grécia, lembrada como provocação nos créditos iniciais ao se registrar que qualquer semelhança com a realidade ou pessoas vivas ou mortas é “deliberada”. E, de fato, tendo o filme, assim como o livro no qual foi inspirado, se inspirado por sua vez fortemente no atentado contra o líder de esquerda grego Grigoris Lambrakis, bastante similar ao aqui representado.  O que deve ter provocado boa parte do frisson do filme, em termos de premiações internacionais, deve-se ao seu caráter tecnicamente virtuoso, sobretudo quanto à encenação de uma briga com carro em movimento – muito provavelmente sendo esse o motivo de Bozzuffi surgir em papel não muito diverso pouco após em Operação França. Quanto ao comentário político, existe certa ingenuidade na forma tosca com que são selecionados, por exemplo, os responsáveis pelos ataques contra os políticos de esquerda, mesmo se levando em conta uma distância de quem fosse membro do exército, o que nem sempre foi o caso, quando se descobre que o motorista que transferiu o líder político em grave estado era o mesmo do general para ficar em um exemplo demasiado óbvio. Quanto à montagem, premiada pela Academia de Hollywood no ano em que concorreu, o que mais chama a atenção é um exercício de flashbacks que se insinuam como rompantes subjetivos brevíssimos de alguns dos personagens envolvidos, caracterização longe de original mesmo à época da produção. E igualmente sendo excessiva em sua metragem. No molde do filme de mensagem liberal, por sua vez, o personagem do procurador praticamente surge como herói individual pouco crível a se debater contra todo um sistema. E não se furta o filme a apresentar, em termos de imagens, o julgamento de todos os envolvidos no crime, inclusive o comando militar, numa saída que negocia com uma catarse somente para negá-la, no momento em que já não é mais que um apêndice do filme, descrevendo os eventos que ocorreram após o momento focado, com o assassinato do político que ficara apenas ferido, confundido que fora com Z, os militares sendo absolvidos pela sua própria justiça e o procurador sofrendo reveses em sua carreira. Dentre os vários exemplos de falta de sutileza se encontram, além dos exibicionistas fascistas do lumpem-proletariado ou o homem que decide contar tudo à imprensa numa ingênua boa fé, também um fotógrafo que mais se assemelha a um repórter investigativo, tirando fotos de tudo e de todos sem que as pessoas percebam, embora com uma câmera nada pequena a tiracolo e, curiosamente, sendo o único representante da imprensa que está acompanhando com mais afinco o caso. Numa trama que a maior estrela é ela própria, os personagens podem ser esquemáticos o suficiente para não exigirem grandes demandas de nomes como Montand (visto em não mais que 15 minutos) ou Papas e de boa parte deles, inclusive o protagonista, não se sabe sequer o nome, sendo a letra Z, no alfabeto grego, como se afirma ao final, “aquele que ainda vive”, e que é probida do alfabeto pela ditadura juntamente com um sem número de outros itens, que vão da minissaia aos Beatles, passando por Sartre e a própria prata da casa (Sofócles, Eurípedes) e chegando aos cabelos compridos, sociologia e Beckett, dentre várias outras referências, com maior número de dramaturgos. Embora não creditado, Costa-Gravas também foi roteirista. Destaque para vários intérpretes emblemáticos da cinematografia francesa do período, associados sobretudo com realizadores da Nouvelle Vague como Chabrol e, sobretudo, Truffaut.  Reggane Films/Office National pour la Commerce et l’Industrie Cinematographique. 127 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar