Filme do Dia: Gonzales' Tamales (1957), Friz Freleng



Gonzalez Tamales’ (EUA, 1957). Direção: Friz Freleng. Rot. Original: Warren Foster. Música: Milt Franklin & Carl W. Stalling. Montagem: Treg Brown.
Nessa que é uma das primeiras animações com o personagem Ligeirinho, criado 4 anos antes,  encontra-se tanto o humor fortemente fincado na caricatura de motivos associados à cultura mexicana quanto o habitual dilema cão-caça-gato (no caso aqui, gato caça rato), a partir da situação em que Frajola adentra a narrativa. Existe dois momentos de fato, o que ocorre somente no ambiente “entre mexicanos”, no qual Gonzales é tido como o grande rival de todos os outros “homens” do local, por sua rapidez se encontrar em completa inversão com a malemolência local e, quase Deus Ex Machina, o momento no qual Frajola é “alertado” pelos rivais mexicanos de Ligeirinho através de uma maliciosa carta escrita por eles próprios de desafio ao gato,como tendo sido escrita por aquele. A partir de então, o que ocupa a maior parte do desenho passa a ser a habitual perseguição de Frajola a Ligeirinho  e a animosidade anterior “interna” é simplesmente esquecida. Paradoxalmente é justamente em seus momentos mais galhofeiros da cultura mexicana que o humor melhor se desenvolve, chegando ao ponto de driblar os censores, que provavelmente não sabiam espanhol, e inserir numa versão de LaCucaracha uma referência à ausência de maconha para fumar.  Apesar de todas as caricaturas, deve-se frisar que a figura do “gringo”, representada por Frajola se dá mal do início até o grand finale, partindo para o espaço literalmente após uma super-dose de pimenta (um elemento da cultura mexicana que ajuda a vencer o “inimigo gringo”). Numa leitura política bastante esquemática, poder-se-ia pensar que se trata, em última instância, de uma metáfora que valoriza a figura de um livre empreendedor nativo que vence toda uma cultura do parasitismo que havia se lançado contra ele a partir do exemplo norte-americano de dominação e pujança, mas sem a necessidade desse a não ser como espelhamento inicial. Warner Bros. Pictures. 6 minutos e 19 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng