Filme do Dia: Anjos Rebeldes (1966), Ida Lupino


Resultado de imagem para anjos rebeldes ida lupino
Anjos Rebeldes (The Trouble with Angels, EUA, 1966). Direção: Ida Lupino. Rot. Adaptado: Blanche Hanalis, baseado no romance de Jane Trahey. Fotografia: Lionel Lindon. Música: Jerry Goldsmith. Montagem: Robert C. Jones. Dir. de arte: John Beckman. Cenografia: Victor A. Gangelin. Figurinos: Helen Colvig. Com: Hayley Mills, June Harding, Rosalind Russell, Barbara Hunter, Binnie Barnes, Camila Sparv, Marge Redmonds, Dolores Sutton, Jim Boles, Kent Smith, Pat McCaffrie.
Duas jovens, Mary Clancy (Mills) e Rachel Devery (Harding) chegam para uma permanência de três anos no internato de St. Francis, que as transformará em amigas inseparáveis. As duas não conseguem se adaptar a moral rígida da instituição e entram em confronto direto com a Madre Superiora (Russell). Cansada de suas peripécias, que culminam com a chamada do corpo de bombeiros, a Madre Superiora decide falar com seus responsáveis, o tio de Mary, George (Smith) e o pai de Rachel (McCaffrie). Porém, decide mantê-las no colégio. Quando se aproxima do final do curso, Mary começa a se interessar cada vez mais em seguir os passos da Madre. No momento da formação, quando são anunciados os nomes das novas noviças, para a surpresa de todos, ela se encontra entre as duas, para a ira da amiga Rachel.
Apesar desse último filme na carreira de Lupino, em cores e com enredo bem mais decepcionantemente convencional que suas produções independentes em preto&branco da década anterior, marcantes por seu olhar agudo sobre a sociedade americana tais como O Bígamo, a marca de seu talento persiste na interpretação de Russell, que consegue dar uma nuance bastante sensível e longe de caricata a personalidade autoritária de seu personagem, assim como no senso de ritmo e na concisão narrativa, quando comparado a uma seqüência, Diabruras dos Anjos Rebeldes (1968), dirigida por outro realizador. Tampouco pode se deixar de observar que o olhar proto-feminista de Lupino se casa à perfeição com um elenco em que os homens não passam de meros coadjuvante, beirando extras. Dito isso, a “conversão” para o mundo adulto efetuado pela protagonista parece bem menos interessante em seu tom conformista que a subliminar veia homoerótica na relação entre as duas garotas. Destaque para a animação que compõe os créditos iniciais, típica do período. Columbia Pictures. 112 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar