Filme do Dia: Sargento Garcia (2000), Tutti Gregianin




Sargento Garcia (Brasil, 2000). Direção: Tutti Gregianin. Rot. Adaptado: Tutti Gregianin, baseado no conto de Caio Fernando Abreu. Música: Ricardo Severo. Montagem: Fábio Lobanowsky. Dir. de arte: Denise Zelmanovitz. Com: Gedson Castro, Marcos Breda, Antônio Carlos Falcão, Diego Acauan.
Hermes (Castro) sofre uma série de humilhações diante dos outros rapazes em meio ao exame de saúde seletivo para o ingresso no Exército. O autor das humilhações, Sargento Garcia (Breda), acaba lhe oferecendo uma carona após o exame e lhe seduzindo, levando a um motel administrado pela travesti Isadora (Falcão), onde Hermes vivencia sua primeira experiência sexual.
Apesar das desnecessárias inserções um tanto quanto óbivas que remetem à culpa do protagonista e o sofrimento que lhe provocou a sua sensibilidade homossexual até então, sob a forma de flashes, esse curta-metragem conseguiu uma boa adaptação do conto de Abreu (a anos-luz de distância do sofrível longa-metragem Aqueles Dois), onde o tom de rememoração ganha uma dimensão não só poética quanto levemente cômica. Nesse sentido a presença excessiva do travesti como representação de humor fácil não apenas não se concretiza de todo quanto provoca um certo desnível quanto ao ritmo de humor e leve nostalgia que impregna o filme. De todo modo, consegue reproduzir cinematograficamente a carga de erotismo presente no original. On Camera Cinema e Vídeo. 15 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar