Filme do Dia: Lancelot do Lago (1974), Robert Bresson
Lancelot do Lago (Lancelot du Lac, França/Itália, 1974). Direção: Robert Bresson. Rot. Adaptado: Robert Bresson, baseado no conto de Chrétien de Troyes. Fotografia: Pasqualino De Santis. Música: Philippe Sarde. Montagem: Germaine Lamy. Dir. de arte: Pierre Charbonnier. Figurinos: Grès. Com: Luc Simon, Laura Duke Condominas, Vladimir Antolek-Oresek, Humbert Balsan, Patrick Bernhard, Arthur De Montalembert.
Lancelot (Simon), retorna de uma cruzada
sanguinolenta e infrutífera em busca do cálice sagrado e reencontra a amada
Guinevere (Condominas), que é a jovem prometida ao Rei Arthur (Antolek-Oresek).
Guinnevere casa-se com Arthur. Preparando-se para um torneio real de
cavaleiros, esse terá que enfrentar contra si a fúria de Modred (Bernhard), que
recusa a sua tentativa de conciliação, e que planeja uma emboscada para
assassiná-lo. Embora decidido a recusar o amor de Guinevere, cede ao seus
encantos. Porém no momento em que vai possuí-la, esta se recusa e afirma que ele
não deveria participar do torneio, e sim encontrar-se com ela, após a saída dos
outros cavaleiros. Lancelot, no entanto, participa do torneio e sagra-se o grande vencedor. Fere
inclusive o jovem Gawain (Balsan), um grande admirador de sua galhardia e
sobrinho de Arthur. Ferido em uma estocada desleal, Lancelot mesmo assim vai ao
encontro de Guinnevere e leva-a para si. Sobre a eminente ameaça do conflito
com as tropas de Arthur, Lancelot cede ao apelo de Guinneve para que esta volte
a morar com Arthur. Mal chegando em casa, porém, fica sabendo que Modred reuniu
combatentes para lutarem contra as forças de Arthur, adere as forças do mesmo,
morrendo em combate com todos seus cavaleiros, expressando seu amor por
Guinnevere no último momento.
A lenda de Arthur perde sua dimensão de expressão
carregada de gestos e de grande dramaticidade épica com que habitualmente foi
tratada pelo cinema e ganha sua expressão “pianino”, onde a expressividade se
dá antes por sua contenção – como na cena em que Lancelot e Guinnevere trocam
juras de amor em tom monocórdio. Da mesma forma segue o ritmo dos planos, que
se empenham em apresentar apenas o que é de essencial para a compreensão do
drama. Em boa parte das seqüências utiliza-se no início– ou mesmo em sua
integralidade - da câmera à altura dos
cavalos. O amor entre Lancelot e Guinnevere é um contraponto ao mundo em que o massacre, a pilhagem e a luta
escarniçada pelo poder imperam – no início e final Bresson não poupa cenas da
violência dos conflitos. CFDC/Gerico
Sound/Laser Films/Mara Films/ORTF. 85 minutos.
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