Filme do Dia: Law and Order (1969), Frederick Wiseman
Law and Order (EUA, 1969). Direção, Rot. Original
e Montagem: Frederick Wiseman. Fotografia: William Brayne.
Documentário produzido para a TV e que segue, de
forma mais radical que alguns de seus antecessores, tais como aqueles sob a
égide de Robert Drew (Primárias, Por Trás de um Compromisso Presidencial)
e mais próximo talvez, em seu radicalismo observacional de filmes
contemporâneos como Caixeiro-Viajante,
dos Maysles Mesmo que maciçamente focado em seu estilo observacional tal
como aquele – e que aqui diz respeito a pessoas que tem suas residências
invadidas pela polícia ou sofrem alguma acusação policial, mas também momentos
em que a polícia se apresenta como mediadora de conflitos ou como reforço
assistencial, como é o caso da pequena garota negra que se perdeu de seus
responsáveis – o filme, tal como o dos Maysles, não se escusa em fazer uma
forte incisão pela montagem. Bem mais forte, em sua carga ideológica, que a
presente no filme dos Maysles. Naquele, observa-se, a determinado momento que
o comentário do vendedor a respeito de seus colegas seja acompanhado por
momentos que apresentam cada um dos comentados. Aqui, emerge de um ambiente
completamente estranho aos retratados, próximo ao final, um discurso de Nixon
que, seguindo os habituais preceitos conservadores, fala sobre o temor de
qualquer cidadão em andar nas cidades norte-americanas à noite e que a lei e a
ordem precisam ser asseguradas. Ou seja, Wiseman extrai seu próprio título da
fala de Nixon, mas apresenta um quadro bastante desigual e que fala por si
próprio, com policiais cometendo arbitrariedades e violência, sobretudo contra
pessoas negras, seja cometendo o sufocamento de uma prostituta ao invadir sua
casa ou jogando um homem semi-embriagado ao chão. Em diversos momentos não se
furta em observar algo das conversas entre os próprios policiais, seja na
dimensão institucional, com um superior pedindo que se dirijam respeitosamente
aos que são abordados e provocando uma reação imediata de um policial, seja em
conversas privadas a respeito de salário e ascensão profissional – flagradas
com um grau de liberalidade que talvez hoje um documentarista não conseguisse
com facilidade. The Ford Foundation/Osti Films. 81 minutos.
Comentários
Postar um comentário