Filme do Dia: Hasta Después de Morta (1916), Ernesto Gunche & Eduardo Martinez de la Pera
Hasta Después de Morta (Argentina, 1916).
Direção: Ernesto Gunche & Eduardo Martinez de la Pera. Rot. Original:
Florencio Parravicini. Com Argentino Gómez, Silvia Parodi, Florencio
Parravicini, Pedro Quartucci, Orfilia Rico, Enrique Serrano, María Fernanda
Ladrón de Guevara.
Jovem Elvira
(Parodi), recém-empregada como secretária, procura a pensão de uma senhora
(Rico), onde se apaixona por um dos dois irresponsáveis acadêmicos de medicina,
Luis. Porém, enquanto Luis se envolve por interesse com uma filha de um
milionário, Garramuño, seu colega de quarto, apaixona-se de fato por
Elvira. Bêbado, certa noite após chegar
de uma recepção na casa de sua rica pretendente, Luis tenta forçar um encontro
amoroso com Elvira. A dona da pensão e Garruño acodem. Por amor a Luis, Elvira
chega a roubar o seu próprio patrão e é demitida. O dinheiro serve para que
Luis compre um caro regalo para sua noiva. Garruño, ao saber de tudo, consegue
dinheiro com a dona da pensão e o devolve ao escritório de Elvira. Quando esse
a encontra novamente no quarto com Luis, uma discussão entre ambos provoca a
ruptura da amizade, indo Garruño dormir em outro quarto. Luis tenta envenenar
Elvira através da prescrição de uma receita. Essa descobre o verdadeiro
interesse de Luis. Elvira foge da pensão. Garruño pede a auxílio a polícia e a
garota é encontrada. Após se estabelecer como preceptora na casa de uma rica
família por intervenção de Garruño, Elvira se descobre grávida. Enquanto isso,
o noivado de Luis é oficializado com a jovem rica. Internada em um asilo,
Elvira morre no parto e a criança que sobrevive, fica aos expressos cuidados de
Garruño. No momento em que o cadáver ainda se encontra no hospital, Garruño o
apresenta a Luis que, enlouquecido de remorso, desiste do casamento e da
promissora carreira e parte para um exílio voluntário. Muitos anos depois ele
retorna e vai com o filho, já crescido, visitar o túmulo de Elvira.
Notável não apenas
por ter conseguido preservar algo do material de longa-metragem ficcional da
década de 1910, o que definitivamente não ocorreu no caso brasileiro, o filme
da dupla (de La Pera e Gunche já haviam realizado no ano anterior Nobleza Gaucha) é interessante para além da curiosidade
museográfica, ao apresentar uma relativa sofisticação narrativa para o período,
provavelmente sem paralelo no caso brasileiro. Apresentado através de um imenso
flashback que cobre praticamente o
filme inteiro, numa estratégia que antecipa o célebre O Gabinete do Dr. Caligari (1919), somente em retrospecto se torna
compreensível o que seu melancólico prólogo, apresentando a criança e um adulto
em um cemitério pode se relacionar com a verve cômica que se segue. Talvez o
seu maior trunfo seja justamente o de conseguir fazer com que sua comédia se
transforme em melodrama a partir do momento em que a narrativa avança – sendo o
momento definitivo de ruptura, o rompimento entre os dois amigos. Mesmo
carregado por todo o peso da moralidade da época, evocativa dos curtas tanto
cômicos quanto dramáticos que Griffith dirigira para Biograph, como aquele é
mais feliz quando investe no melodrama, sendo o único motivo verdadeiramente
cômico, para além da graça inicial trocada entre os amigos por conta de um
despertador, a cena em que a dona da pensão, logo após testemunhar o avanço de
Luis sobre o quarto de Elvira, deixa a sua porta do quarto entreaberta. A
dimensão sacrificial na figura feminina e a contraposição entre a pudicícia do
tratamento de Garruño para com Elvira, ao contrário da aberta sexualidade de
Luis, redundantemente vilificado pelos entretítulos como um cafajeste
inescrupuloso tem como resultado final não apenas a reabilitação moral de Luis
aos olhos de si próprio como o retorno da amizade a partir do sofrimento comum.
Luis, aliás, vivencia o único momento de marcada histeria dramática, ao melhor
estilo griffithneano, quando tem a compreensão imediata de toda a afeição que
perdera diante do cadáver de Elvira, a quem acaba depositando o anel de
noivado. 80 minutos.
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