CONTRA O GOLPE CIVIL EM CURSO E A FAVOR DA DEMOCRACIA

domingo, 13 de abril de 2014

Grande Canal com Ponte, Veneza c. 1780

Por diversas décadas após Canaletto pintar seu Quay of the Piazzetta, Francesco Guardi continuou produzindo paisagens pitorescas para o comércio turístico. Apesar do artista ser pouco conhecido em seus dias, suas vistas de Veneza hoje são grandemente valorizadas por suas qualidades atmosféricas e pinceladas amplas e delineadas.

A Ponte de Rialto, construída em 1592 como a primeira ponte de pedra a cobrir o canal, é o ponto focal da composição de Guardi, uma das diversas versões da popular atração. Repleta de barracas de mercado, formava o eixo de um importante centro comercial. Logo após a ponte à direita se encontra o Fondaco dei Tedeschi, o armazém dos mercadores alemães - hoje uma agência dos correios - que se tornou famoso na Renascença quando Giorgione e Titian pintaram os afrescos de sua fachada.

As pessoas acotovelavam suas cabeças para fora de suas janelas nas varandas para observarem o espetáculo da vida cotidiana no Rialto. O artista provavelmente tomou sua vista de uma posição igualmente elevada, olhando para a cena movimentada abaixo. Barcaças mercantis drapeadas em copas de lonas são amarradas no cais ao lado. Enérgicos gondoleiros direcionam seus veículos no movimentado canal.
Texto: National Gallery of Art.  Nova York: Thames & Hudson, 2005. pp. 119.

Nenhum comentário:

Postar um comentário