Postagens

O Dicionário Biográfico de Cinema#28: Hugh Jackman

Imagem
Hugh Jackman n. Sidney, Austrália, 1968 Hugh Jackman é o que pode ser conhecido como um "esportivo". Alto, bonito, alegre e decente; ele trabalha alucinadamente apenas para ser divertido; e quando é chamado de um dos cinquentões mais bonitos vivos, tem o sorriso acanhado adequado de modéstia sobre isso. Há um nada ambíguo auto-deleite e saúde não vistos desde o auge de Tyrone Power ou Stewart Granger. Jackman fez os Tonys (como apresentador), e pôde se mover para o mesmo papel nos Oscars, após sua energética e exuberante apresentação de 2009. Ele canta, dança, decora suas frases. E agradece por ser indagado. Parece apropriado para interpretar Wolverine eternamente. E fará o mais capcioso projeto de Woody Allen . Por três horas e um mil milhas, foi o motorista para Nicole Kidman em Australia [ Austrália ] (08, Baz Luhrman). Ele nunca racha ou se dobra. E possui mais projetos porvir que qualquer pessoa viva. Ele é quente (suponho). Agora, apenas precisa ser interessante.

Filme do Dia: O Dia Que Durou 21 Anos (2012), Camilo Tavares

Imagem
O Dia Que Durou 21 Anos (Brasil, 2012). Direção e Rot. Original: Camilo Tavares. Fotografia: Andre Macedo. Música: Dino Vicente. Montagem: César Tuma. O golpe militar de 1964 e os episódios que lhe antecederam e sucederam, sobretudo sob o prisma da influência de agentes vinculados ao governo norte-americano, tema a muito tempo ventilado, mas nunca exatamente explorado com maior detalhe, ao menos pelo cinema, é o foco desse documentário. A partir de um raro – e boa parte dele até então indisponível – material iconográfico, incluindo cenas de João Goulart visitando instalações militares norte-americanas e gravações em áudio no qual assessores de Lyndon Johnson o aconselham a ser parcimonioso na sua declaração de reconhecimento das ações militares que levaram ao golpe e a imediata consagração do presidente da Câmara como presidente da república até que cerca de duas semanas após Castelo Branco fosse empossado presidente, o filme tenta estabelecer uma teia de conexões, quase sempre

Filme do Dia: Os 39 Degraus (1959), Ralph Thomas

Imagem
O s 39 Degraus ( The 39 Steps , Reino Unido, 1959). Direção: Ralph Thomas. Rot. Adaptado: Frank Harvey, a partir do romance de John Buchan. Fotografia: Ernest Steward. Música: Clifton Parker. Montagem: Alfreed Roome. Dir. de arte: Maurice Carter. Figurinos: Yvonne Caffin. Com: Kenneth More, Taina Elg, Brenda De Banzie, Barry Jones, Reginald Beckwith, Faith Brook, Michael Goodliffe, James Hayter, Duncan Lamont. Richard Hannay (More) testemunha uma tentativa de assassinato a uma babá que acaba se revelando uma agente secreta (Brooke) que pretende deter espiões que planejam deixar o país com importantes segredos militares, sendo morta no apartamento de Hannay. Hannay assume a missão dela, viajando para a Escócia, e sendo procurado como assassino da agente secreta e envolvendo-se e envolvendo uma colegial, Fischer (Elg), em suas confusões. O pique da Guerra Fria serviu como motivo para uma nova adaptação do romance de Buchan, que já o havia sido por Hitchcock , em 1935. Porém aqu

Filme do Dia: Boca de Ouro (1963), Nélson Pereira dos Santos

Imagem
B oca de Ouro (Brasil, 1963). Direção: Nélson Pereira dos Santos. Rot. Adaptado: Nélson Pereira dos Santos, baseado na peça de Nélson Rodrigues. Fotografia: Amleto Daissé. Música: Remo Usai. Montagem: Rafael Justo Valverde. Cenografia: José Cajado Filho. Com: Jece Valadão, Odete Lara, Daniel Filho, Maria Lúcia Monteiro, Ivan Cândido, Georgia Quental, Wilson Grey, Maria Pompeu, Shulamith Yaari. O jornalista Caveirinha (Cândido) é enviado a casa de Dona Guigui (Lara), para colher depoimentos a respeito do célebre Boca de Ouro (Valadão), bicheiro que enriqueceu com o jogo, e é referência no bairro, cuja notícia da morte acabaram de receber. A estratégia do jornalista é não contar nada a respeito do ocorrido para Guigui, que traça um relato bem ácido do mesmo. Para exemplificar sua sordidez conta a história do desempregado Leleco (Filho), que vai buscar ajuda junto ao Boca para o enterro da sogra recém-falecida. Boca afirma que dará muito dinheiro, porém pretende entregá-lo diretamen

Filme do Dia: Lick Observatory, Mt. Hamilton (1897)

Imagem
L ick Observatory, Mt. Hamilton, Calif. (EUA, 1897). Direção: James H. White. A chegada de uma carruagem ao prédio, entrevisto apenas parcialmente, do referido observatório é o tema desse filme. A carruagem é precedida por uma charrete. O cavalheiro que desce da carruagem faz uso de um tablado para facilitar o desembarque, pois a porta da mesma se encontra bem acima da altura do solo. Talvez o título soe pouco apropriado no sentido de que o observatório é apenas pano de fundo para ação que se desenvolve mais próxima da câmera e que talvez seja protagonizada por algum cientista de renome à época. Edison Manufacturing Co. 28 segundos.

Filme do Dia: Crumb (1994), Terry Zwigoff

Imagem
C rumb (EUA, 1994). Direção: Terry Zwigoff. Fotografia: Maryse Alberti. Música: David Boeddinghaus. Montagem: Victor Livingston. Documentário que se aproxima do influente cartunista Robert Crumb, que se tornaria, sobretudo, associado com a cultura junk-hippie, aflorada a partir do final dos anos 1960 – como é o caso do Gato Fritz, de forte vinculação ao sexo e a recém-iniciada Revolução Sexual ou a capa do disco de Janis Joplin, pela qual diz que não ganhou mais que 600 dólares dos “pilantras oportunistas da CBS”.   Figura ao mesmo tempo carismática e já em descompasso com a agenda politicamente correta dominante nos Estados Unidos de então, marcada por uma sexualidade reprimida e, ao mesmo tempo, a se fiar na proximidade biográfica de vários dos quadrinhos que apresenta, talvez assustadoramente “apaixonado” por sua própria filha, garota que observamos em seu colo, e que diz ser a única mulher com que de fato conseguiu estabelecer uma relação desse tipo. O sexo, aliás, onipresent

Filme do Dia: A Grande Testemunha (1966), Robert Bresson

Imagem
A   Grande Testemunha ( Au Hasard, Balthazar , França/Suécia, 1966). Direção e Rot. Original: Robert Bresson. Fotografia: Ghislain Cloquet. Montagem: Raymond Lamy. Dir. de arte: Pierre Charbonnier.  Com: Anne Wiazemski, François Lafarge, Philippe Asselin, Nathalie Joyaut, Walter Green, Jean-Claude Guilbert, Pierre Klossowski, François Sulerot. Balthazar é um asno de estimação da pequena Marie e do seu amigo Jacques. Porém já crescido, após ser maltratado nos serviços do campo, refugia-se na casa de um padeiro e serve como instrumento para a entrega dos pães, sofrendo maus-tratos por parte do jovem padeiro. A mãe de Jacques morre, e a fazenda é entregue aos cuidados do pai de Marie (Asselin).   Marie (Wiazemski), mesmo gostando de Balthazar, nada faz do grupo de delinquentes liderado por Gerard (Lafarge), e não concretiza seu namoro com o prometido amigo de infância, Jacques (Green). Acusado injustamente de roubar do proprietário, o pai de Marie fale. Jacques tenta contornar a s