Postagens

Lady Gaga - Yoü And I

Imagem

The Film Handbook #62: Larry Cohen

Imagem
Larry Cohen Nascimento: 20/04/1947, Chicago, Illinois, EUA Carreira: 1972- Sem ter acesso aos benefícios dos caros efeitos especiais, os filmes de baixo orçamento de Larry Cohen, no entanto, permanecem notáveis por sua engenhosidade, originalidade e elegante desrespeito pela lógica narrativa. Após anos escrevendo para a televisão, a primeiras obra cinematográfica de Cohen foi no gênero sensacionalista negro com O Chefão de Nova York / Black Caesar  e Hell Up in Harlem , filmes de ação eficientes, enquanto Bone (Dial Red for Terror)  transformava um encontro ameaçador entre um negro e um casal branco burguês em um ataque quase pinteresco aos valores americanos. Nasce um Monstro / It's Alive > 1 levou o estilo provocativo de Cohen um passo adiante. Ao mapear a sede de sangue de um bebê mutante (produto das drogas do pré-natal) ele ridicularizou o então popular gênero de horror com crianças demoníacas (as crianças massacram a equipe do hospital ao nascerem) e provarem as q

Filme do Dia: Jango (1984), Sílvio Tendler

Imagem
Jango (Brasil, 1984). Direção: Sílvio Tendler. Rot. Original: Maurício Dias & Sílivo Tendler. Fotografia: Lúcio Kodato. Música: Wagner Tiso & Milton Nascimento. Montagem: Francisco Sérgio Moreira. Documentário que segue a trajetória de João Goulart desde o período em que foi Ministro do Trabalho na gestão de Vargas (1954) até sua morte por problemas cardíacos, exilado no Uruguai (1976). Evidentemente, detém-se sobretudo sobre o intenso momento político suscitado pela renúncia de Jânio Quadros, a tensa posse do então vice Goulart, em 1961, o acirramento ideológico crescente entre esquerdas e direita, Francisco Julião, o então presidente da União Nacional dos Estudantes, o jornalista Marcos Sá Correia e outros militares e civis envolvidos na trama política do período. Há uma evidente opção por efetivar um filme de pretensões quase didáticas no modo com que expõe os eventos, e o que filme consegue efetivar com bastante força, assim como o de traçar um retrato bastante s

Filme do Dia: Família Rodante (2004), Pablo Trapero

Imagem
F amilia Rodante (Argentina/França/Itália/Espanha/Brasil, 2004). Direção e Rot. Original: Pablo Trapero. Fotografia: Guillermo Nieto. Música: Hugo Diaz, Léon Gieco & Juaujo Soza. Montagem: Ezequiel Borovinsky & Nicolas Golbart. Figurinos: Marisa Urruti. Com: Liliana Capurro, Graciana Chironi, Ruth Dobel, Federico Esquerro, Bernarndo Forteza, Laura Glave, Leila Gómez, Nicolás Lopez. Emilia (Chironi) é uma matriarca octagenária  que no dia de seu aniversário, recebe um convite para ser madrinha de casamento em sua cidade natal. Toda a família participa de uma viagem de centenas de quilômetros em um trailer improvisado para visitar uma irmã sua, cuja família celebrará o casamento de uma sobrinha, em Missiones. Durante a viagem ocorre um pouco de tudo: de falhas mecânicas ao enamoramento dos primos adolescentes, da cena de ciúmes entre o marido, apelidado de Gordo, que flagra sua mulher sendo vítima de assédio do cunhado e a filha que se junta de última hora a trupe, após

Filme do Dia: The Forgotten Village (1941), Herbert Kline & Alexander Hammid

Imagem
The Forgotten Village (EUA, 1941). Direção: Herbert Kline & Alexander Hammid. Rot. Original: John Steinbeck, a partir de um argumento seu. Fotografia: Alexander Hammid. Música: Hans Eisler. Documentário encenado que desde as cartelas iniciais adverte para o fato de todos os que se encontram presentes no mesmo não são atores profissionais, algo desnecessário afirmar, soando a afirmação mais como uma aproximação do documental. Narrado do início ao final (pelo ator Burguess Meredith), o filme tropeça com a excessiva dependência do áudio de seu narrador, que inclusive se estende sem cerimônia na simulação dos diálogos de seus personagens, efeito nada incomum na época, mas demasiado paternalista. Embora o fato do filme ser encenado sugira sua filiação a gêneros ficcionais que utilizaram atores não profissionais como é o caso de filmes do Neo-Realismo italiano, em que não profissionais executavam ações que lhe eram próximas no cotidiano (tal como em A Terra Treme ), existe aqui u

Filme do Dia: Turksib (1929), Victor A. Turin

Imagem
Turksib (URSS, 1929). Direção: Victor A. Turin. Rot. Original: Yakov Aron & Victor Shklovski. Fotografia: B oris Frantsisson & Yevgeni Slavinski. Esse documentário, mesmo que possua pontos tangenciais em comum com Nanook, o Esquimó (1922),  como o flagrante do contato de povos “primitivos” com maravilhas tecnológicas, aqui ainda mais enfatizado do que no filme de Flaherty, e o gosto pela encenação e reconstituição,  na verdade segue uma estratégia diametralmente oposta. Enquanto o filme do realizador canadense busca criar estratégias próximas das ficcionais e um senso de identificação com seu protagonista, o objetivo aqui é apresentar um obstáculo, apresentar uma estratégia para driblar esse obstáculo, edificá-lo e pô-lo em prática. O obstáculo é a inexistência de transportes que favoreçam o comércio entre o Turquistão e a Sibéria. A estratégia é o planejamento para a construção de uma ferrovia e posteriormente como será edificada. Por fim, a sua utilização. E é justa
 As maiores expressões de verdade raramente encontram um consenso público porque encarar a verdade significa mudar radicalmente a própria vida e poucos estão disponíveis para tal mudança. John H.Dorr