Postagens

Imagem

Filme do Dia: Parsifal (1982), Hans-Jürgen Syberberg

Imagem
Parsifal (Alemanha Ocidental, 1982). Direção: Hans-Jürgen Syberberg . Rot. Adaptado: baseado na ópera de Richard Wagner. Fotografia: Igor Luther. Montagem: Jutta Brandtstaedter & Marianne Fehrenberg. Cenografia: Werner Achmann. Figurinos: Veronicka Dorn & Hella Wolter.  Com: Armin Jordan, Robert Lloyd, Martin Sperr, Michael Kutter, Edith Clever, Karin Krick, David Luther, Rudolph Gabler. Por mais abusiva que possa ser essa adaptação da última ópera escrita por Wagner (tendo como matriz o mito do Cálice Sagrado na corte do Rei Arthur), em termos de metragem, principalmente para o espectador não familiarizado com o gênero – e talvez até mesmo para os conhecedores – o filme de Syberberg ganha uma dimensão quase hipnótica por seus suntuosos cenários e por sua impecável mise-en-scene . Quanto à última há um esmero raro com as cores e a iluminação na composição da imagem, assim como um magnífico trabalho de câmera. Suas cenas, por vezes monumentais, são evocativas dos antigos

The Film Handbook#49: Buster Keaton

Imagem
Buster Keaton: de acordo com a atriz Louise Brooks "a mais bela face de um homem que jamais vi." Buster Keaton Nascimento: 04/10/1895, Piqua, Kansas, EUA Morte : 31/01/1966, Woodland Hills, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1920-29 Joseph Francis Keaton é talvez o maior comediante que o mundo já conheceu. O que talvez seja menos comumente reconhecido é que ele também foi um dos maiores diretores: ao contrário da maior parte dos cômicos, desenvolveu um magistral domínio, aparentemente intuitivo, das possibilidades do cinema, tanto diante quanto por trás das câmeras. Nascido em uma família do vaudeville, o jovem Keaton aprendeu os aspectos físicos de sua arte desde a tenra idade, educação que lhe serviu bem quando começou a aparecer em diversos curtas de Roscoe "Fatty" Arbuckle no final dos anos 10. Porém com toda sua compreensão do tempo cômico, Keaton parecia frequentemente em desacordo com o pastelão frenético que o cercava e, num par de

Filme do Dia: Um Perigoso Adeus (1973), Robert Altman

Imagem
Um Perigoso Adeus (The Long Goodbye, EUA, 1973). Direção: Robert Altman. Rot. Adaptado: Leigh Bracket, a partir do conto homônimo de Raymond Chandler. Fotografia: Vilmos Szigmond.  Música: John Williams. Montagem: Lou Lombardo. Figurinos: Kent James & Marjorie Wahl. Com: Elliott Gould, Nina Van Pallandt, Sterling Hayden, Mark Rydell, Henry Gibson, David Arkin, Jim Bouton, Warren Berlinger. O detetive particular Phillip Marlowe (Gould) acorda no meio da noite com seu gato miando por comida. Quando retorna das compras, o amigo Terry Lennox (Bouton) pede que ele vá lhe deixar na fronteira de Tijuana. Quando retorna a casa, Marlowe fica sabendo que Terry é suspeito da morte de sua esposa, Sylvia.  Marlowe é chamado por Eileen Wade (Van Pallandt) para que investigue o desaparecimento de seu marido, Roger (Hayden), escritor alcoólatra e confuso. Ao mesmo tempo Marlowe é ameaçado pelo mafioso Marty Augustine (Rydell) que afirma Terry ter lhe roubado. Marlowe encontra Roger e numa n

Filme do Dia: Dúvida (1944), Robert Siodmak

Imagem
Dúvida ( The Suspect , EUA, 1944). Direção: Robert Siodmak. Rot. Adaptado: Arthur T.Horman & Bertram Millhauser, baseado no romance This Way Out, de James Ronald. Fotografia: Paul Ivano. Música: Frank Skinner. Montagem: Arthur Hilton. Figurinos: Vera West. Com: Charles Laughton, Ella Raines, Stanley Ridges, Molly Lamont, Henry Daniell, Rosalind Ivan, Dean Harens, Raymond Severn.          No final do século XIX, Phillip Marshall (Laughton), respeitável homem de comércio, apaixona-se pela jovem e bela Mary Gray (Raines). Sua esposa Cora (Ivan), com quem não possui menor identidade, recusa-se a aceitar o divórcio e ainda ameaça tornar pública a infidelidade do marido. Atormentado, Marshall mata-a com sua bengala, simulando um acidente na escada. O laudo pericial concluí morte acidental, mas não deixa o Inspetor Huxley (Ridges), da Scotland Yard, convencido. O motivo que Huxley busca é o envolvimento de Marshall com Ella, agora casada com Marshall. Huxley entra em contato com

Filme do Dia: Dr. Gogol - O Médico Louco (1935), Karl Freund

Imagem
Dr. Gogol – O Médico Louco ( Mad Love , EUA, 1935). Direção: Karl Freund. Rot. Adaptado: Guy Endore, P.J. Wolfson & John L. Balderston. Fotografia: Chester A. Lyons & Greg Tolland. Música: Dimitri Tiomkin. Montagem: Hugh Wynn. Dir. de arte: Cedric Gibbons. Com: Peter Lorre, Frances Drake, Colin Clive, Ted Healy, Sarah Haden, Edward Brophy, Henry Kolker, Keye Luke. Yvonne Orlac (Drake) sugere a intervenção do excêntrico médico Gogol (Lorre) para salvar as mãos do marido pianista após acidente de trem, porém o máximo que Gogol consegue é fazer o enxerto das mãos de um famoso criminoso morto. A partir de então o pianista, Stephen (Clive) não mais confiará no seu próprio talento e se acreditará possuído por uma intensa vontade de esfaquear objetos e pessoas que possui certeza que estão relacionadas com as mãos implantadas após saber sua origem. Gogol tentará fazê-lo ter certeza que ele foi o assassino de seu próprio pai, porém Yvonne perigosamente descobrirá tudo. Ela é apriso

Filme do Dia: O Cheiro do Ralo (2006), Heitor Dhalia

Imagem
O Cheiro do Ralo (Brasil, 2006). Direção: Heitor Dhalia. Rot. Adaptado: Heitor Dhalia & Marçal Aquino, baseado no romance de Lourenço Mutarelli. Fotografia: José Roberto Eliezer. Música: Apollo. Montagem: Pedro Becker & Jair Peres. Dir. de arte: Guta Carvalho. Figurinos: Tica Bertani & Patricia Zuffa. Com: Selton Mello, Paula Braun, Roberto Áudio, Flavio Bauraqui, Wolney de Assis, Alice Braga, André Frateschi, Fabiana Guglielmetti, Sílvia Lourenço, Lourenço Mutarelli. Lourenço (Mello) compra objetos usados para revender. Ele decide abandonar a noiva (Guglielmetti) há um mês do casamento e passa a ficar obcecado pelo traseiro de uma garçonete (Braun) e por um olho que lhe é vendido, e que afirma que fora do seu pai. Ao seu crescente desequilíbrio emocional Lourenço associa o fedor exalado pelo ralo do banheiro. Inicialmente incomodado por ele, torna-se refém de seu odor. Esse ensaio sobre uma personalidade esquizofrênica é menos interessante por seus sketches de hu