Postagens

Filme do Dia: Nós, as Mulheres (1953), Gianni Franciolini, Alfredo Guarini, Roberto Rossellini, Luchino Visconti & Luigi Zampa

Imagem
  N ós, as Mulheres ( Siamo Donne , Itália, 1953). Direção: Gianni Franciolini ( Alida Valli ), Alfredo Guarini ( Emma Danieli e Anna Amendola ), Roberto Rossellini ( Ingrid Bergman ), Luchino Visconti ( Anna Magnani ) & Luigi Zampa ( Isa Miranda ). Rot. Original: Cesare Zavattini & Luigi Chiarini ( Emma Danieli e Anna Amendola ; Ingrid Bergman , Isa Miranda ); Cesare Zavattini & Giorgio Prosperi ( Alida Valli ); Cesare Zavattini & Suso Cecchi D´Amico ( Anna Magnani ). Fotografia: Otello Martelli ( Emma Danieli e Anna Amendola ; Ingrid Bergman ); Gábor Pogány ( Anna Magnani ); Domenico Scala ( Isa Miranda ), Enzo Serafin ( Alida Valli ). Música: Alessandro Cicognini. Montagem: Jolanda Benvenuti ( Ingrid Bergman ); Eraldo Da Roma ( Isa Miranda ), Adriana Novelli ( Alida Valli ), Mario Serandrei ( Emma Danieli e Anna Amendola ; Anna Magnani ). Dir. de arte: Ugo Boetler. Com: Ingrid Bergman, Alba Settacioli, Renzo Rossellini ( Ingrid Bergman ); Anna Magnani ( Anna Magnani

Filme do Dia: Eu, Eu Mesmo e o Universo (2003), Hajo Schomerus

Imagem
E u, Eu Mesmo e o Universo ( Ich und das Universum , Alemanha, 2003). Direção: Hajo Schomerus. Com: Norbert Buhl, Sabine Fortwängler, Volker Kratz, Fritz Waffenschmdit. Efetivando uma narrativa de ficção com laivos de documentarismo experimental, esse curta apresenta o depoimento de quatro profissionais que descrevem pormenorizadamente suas ações no trabalho ou com relação algum aspecto peculiar de sua própria vida pessoal (caso do homem que há muito tempo elabora sua própria lápide). O que o filme pretende provocar é o estranhamento de tais descrições tão pormenorizadas e especializadas em seu choque com as platéias que os assistem, que potencialmente não possuem   ou estão preparadas para escutar o que falam num filme, e que ecoam como o próprio universo. Esse eco é simultaneamente acentuado pelas imagens que evocam os sistema de telas panorâmicas, geralmente associadas no cinema com ações épicas, que entram em contraponto com as ações e narrativas banais levadas a feito pelos prot

Filme do Dia: Entre Mulheres (2022), Sarah Polley

Imagem
  E ntre Mulheres ( Women Talking , EUA, 2022). Direção Sarah Polley . Rot. adaptado Sarah Polley, a partir do livro de Miriam Toews. Fotografia Luc Montpellier. Música Hildur Guձnadóttir. Montagem Christopher Donaldson & Roslyn Kalloo. Dir. de arte Peter Cosco & Andrea Kristof. Cenografia Friday Myers. Figurinos Quita Alfred. Maquiagem e Cabelo Ashley Rocha & Antoinette Julien. Com Rooney Mara, Judith Ivey, Emily Mitchell, Kate Hallett, Ben Wishaw, Liv McNeil, Claire Foy, Sheila McCarthy, Jessie Buckley, Michelle McLeod, Kira Guloien, Shayla Brown, Frances McDormand, August Winter. Em uma fazenda um tanto afastada de algumas comodidades modernas, um grupo de mulheres, após uma série de estupros coletivos e maus tratos, reúne-se com frequência para a tomada de decisão que leva a três opções, permanecer e nada fazer, permanecer e lutar ou partir. O grupo, reunindo cerca de uma dúzia de mulheres, sofre uma baixa quando a veterana Cicatriz (McDormand), discordando

Filme do Dia: Rustin (2023), George C. Wolfe

Imagem
R ustin (EUA, 2023). Direção George C. Wolfe. Rot. Original Julian Breece & Dustin Lance Black, partindo do argumento de Breece. Fotografia Tobias A. Schiliessler. Montagem Andrew Mondshein. Dir. de arte Mark Ricker & Travis Kerr. Cenografia Amy Wells. Figurinos Toni-Leslie James. Maquiagem e Cabelos Eric Pagdin & Brian A. Tunstall. Com Colman Domingo, Aml Ameen, Glynn Turman, Chris Rock, Gus Halper, Johnny Ramey, CCH Pounder, Michael Potts. Bayard Rustin (Domingo), contra todas as pressões, inclusive no movimento negro, para que recuasse da liderança pela Marcha pela Liberdade, histórico episódio norte-americano, em 1963, e com um episódio passado no qual já fora abandonado pelo líder nacional e até então amigo pessoal Martin Luther King (Ameen), não desiste de comandar o evento. Também é um momento de pesadelo na sua intimidade, de sua relação com o jovem ativista Tom (Halper), assim como do abandono de outro amante, que herdou a igreja de seu genro, Elias (Ram

Filme do Dia: Circus Drawings (2010), Richard Williams

Imagem
  C ircus Drawings (Reino Unido, 2010). Direção: Richard Williams. Música: Richard Rodney Bennett. Montagem: Don Faireservice. Quase seis décadas após ter realizado os desenhos que observamos nesse curta, Williams os anima, através de efeitos de edição, aproximação que se assemelha a um zoom ,  ou simplesmente os apresenta e, já mais próximo do final, insere verdadeiras sequencias animadas com cores. Todos os motivos são vinculados ao circo, e essa poética que perpassa várias temporalidades – como ele faz questão de advertir ao início que além do momento em que os desenhou, houve aquele nos quais filmou tais desenhos, vinte anos após tê-los desenhado, em 1973, e finalmente o momento em que os animou, contemporâneo a essa produção – talvez adquira uma pungência ainda maior aos traços que tendem mais ao melancólico que ao divertido. Sensação essa certamente acentuada pela trilha musical de Bennett, veterano compositor para o cinema de ação ao vivo ( O Mundo Fabulosode Billy Liar , Ass

Filme do Dia: Zatôichi (2003), Takeshi Kitano

Imagem
  Z atôichi (Japão, 2003). Direção: Takeshi Kitano. Rot. Adaptado: Takeshi Kitano, baseado nos romances de Kan Shimozawa. Fotografia: Katsumi Yanagishima. Música: Keeichi Suzuki. Montagem: Takeshi Kitano & Yoshinori Oota. Dir. de arte: Norihiro Isoda. Figurinos: Yohji Yamamoto. Com: Takeshi Kitano, Tadanobu Asano, Michiyo Ookusu, Gadarukanuru Taka, Daigorô Tachibana, Yuuko Daike, Yui Natsukawa, Ittoko Kishibe, Saburo Ishikura, Akira Emoto, Ben Hiura, Kohji Miura. Através da personalidade de um pacato massagista cego, Zatôichi (Kitano) esconde sua habilidade como o mais habilidoso espadachim do Japão no século XIX. A vila onde se refugia é assolada pela briga de duas gangues rivais. A gangue vencedora é liderada por Ginzo (Kishibe) que impõe uma forma de exploração aos comerciantes locais ainda mais repressora que os seus rivais vencidos, tendo como principal arma o magnífico potencial do guerreiro Hattori (Asano). Juntamente com dois irmãos que tiveram suas famílias trucidadas po

O Dicionário Biográfico de Cinema#237: Ingmar Bergman

Imagem
  Ingmar Bergman (1918-2007), Uppsala, Suécia 1 945: Kris [ Crise ]. 1946: Det Regnar pa var Kärlek  [ Chove em Nosso Amor ]. 1947: Skepp till Indialand  [ Um Barco para a Índia ]; Musik i Mörker [ Música na Noite ]. 1948: Hamnstad [ Porto ]. 1949: Fängelse [ Prisão ];  Till Glädje [ Rumo à Alegria ]. 1950: Sant Händer Inte Har [ Isto Não Aconteceria Aqui ]; Sommarlek [ J uventude, Divino Tesouro ]. 1952:   Kvinnors Väntan  [ Quando as Mulheres Esperam ]; Sommaren med Monika  [ Monika e o Desejo ]. 1953: Gycklarnas Afton  [ Noites de Circo ]. 1954: En Lektion i Karlek  [ Uma Lição de Amor ]. 1955: Kvinnodröm  [ Sorriso de uma Noite de Amor ]. 1957: Det Sjunde Inseglet  [ O Sétimo Selo ];    Smultronstället [ Morangos Silvestres ]. 1958: Nära Livet [ No Limiar da Vida ]; Ansiktet  [ O Rosto ]. 1959: Jungfrukällan [ A Fonte da Donzela ]. 1960: Djavulens Oga  [ O Olho do Diabo ]. 1961: Sasom i e Spagel  [ Através de um Espelho ]. 1963:   Nattvardsgästerna  [ Luz de Inverno ]; Tystnaden [