Filme do Dia: Ko-Ko's Earth Control (1928), Dave Fleischer

 


Ko-Ko’s Earth Control (EUA, 1928). Direção: Dave Fleischer.

O palhaço Koko e seu cão Fritz encontram a central de controle da Terra. Enquanto Koko teste mudanças como provocar chuva ou tornar o dia noite, seu cão teima em apertar a alavanca que provocará desequilíbrio por completo no planeta. E é o que consegue fazer, mesmo com todas as advertências de seu dono. O resultado é o sol destruindo a lua e todo tipo de catástrofe natural.

Talvez o que mais chame a atenção nessa animação, ao final de contas, seja que o apocalipse não é revertido, ou seja, que a história-moldura, que habitualmente apresenta o animador esboçando os primeiros desenhos não volta a ser observada ao final, sendo que nossos heróis se transformam em pura tinta diante da mesa do estúdio de seu criador, que balança intensamente. A situação que coloca Koko e Fritz andando por cima do globo terrestre, que o acaba levando a travarem contato com o referido centro de controle do planeta é completamente vinculada ao capricho da criatividade de seu desenhista. Que a criação domine a situação e seu próprio criador, tal como sugerido, mesmo que involuntariamente, pelo final do filme é algo digno de nota pela escala na qual acontece. Guardadas as devidas proporções é um final quase tão avassalador e pessimista quanto o de Melancolia nove décadas após. Mesmo quase não mesclando aqui animação com ação ao vivo, utilizado com maior ênfase na maior parte dos curtas produzidos pelo estúdio, os efeitos em ambas as categorias são bem eficientes. No caso da ação ao vivo, existe o criativo e simples recurso de entortar o visor da câmera mimetizando um desequilíbrio da terra e os homens deslizando após tentarem se segurar ao solo. No caso da animação ao apresentar imagens de Koko observando da janela prédios (que são reproduzidos em fotos fixas) se rachando e desabando, fazendo uso de criativo e pouco usual efeito. E, se a interação entre os universos de ação ao vivo x animação não chega a ser tão enfatizada aqui, as marcas relativas a auto-consciência de se tratar de uma narrativa animada se dão através de outras estratégias, tais como a de Fritz subir os pontinhos que representam o contato visual do mesmo. National Film Registry em 2024. Inkwell Studios para Paramount Famous Lasky Corp. 5 minutos e 42 segundos.

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