Filme do Dia: Ko-Ko's Earth Control (1928), Dave Fleischer
Ko-Ko’s Earth Control (EUA, 1928).
Direção: Dave Fleischer.
O palhaço Koko e seu cão Fritz
encontram a central de controle da Terra. Enquanto Koko teste mudanças como
provocar chuva ou tornar o dia noite, seu cão teima em apertar a alavanca que
provocará desequilíbrio por completo no planeta. E é o que consegue fazer,
mesmo com todas as advertências de seu dono. O resultado é o sol destruindo a
lua e todo tipo de catástrofe natural.
Talvez o que mais chame a atenção nessa
animação, ao final de contas, seja que o apocalipse não é revertido, ou seja,
que a história-moldura, que habitualmente apresenta o animador esboçando os
primeiros desenhos não volta a ser observada ao final, sendo que nossos heróis
se transformam em pura tinta diante da mesa do estúdio de seu criador, que
balança intensamente. A situação que coloca Koko e Fritz andando por cima do
globo terrestre, que o acaba levando a travarem contato com o referido centro
de controle do planeta é completamente vinculada ao capricho da criatividade de
seu desenhista. Que a criação domine a situação e seu próprio criador, tal como
sugerido, mesmo que involuntariamente, pelo final do filme é algo digno de nota
pela escala na qual acontece. Guardadas as devidas proporções é um final quase
tão avassalador e pessimista quanto o de Melancolia
nove décadas após. Mesmo quase não mesclando aqui animação com ação ao vivo, utilizado
com maior ênfase na maior parte dos curtas produzidos pelo estúdio, os efeitos
em ambas as categorias são bem eficientes. No caso da ação ao vivo, existe o
criativo e simples recurso de entortar o visor da câmera mimetizando um
desequilíbrio da terra e os homens deslizando após tentarem se segurar ao solo.
No caso da animação ao apresentar imagens de Koko observando da janela prédios
(que são reproduzidos em fotos fixas) se rachando e desabando, fazendo uso de
criativo e pouco usual efeito. E, se a interação entre os universos de ação ao
vivo x animação não chega a ser tão enfatizada aqui, as marcas relativas a
auto-consciência de se tratar de uma narrativa animada se dão através de outras
estratégias, tais como a de Fritz subir os pontinhos que representam o contato
visual do mesmo. National Film Registry em 2024. Inkwell Studios para Paramount
Famous Lasky Corp. 5 minutos e 42 segundos.
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