O Dicionário Biográfico de Cinema#297: Jason Reitman
Jason Reitman, n. Montreal, Canadá, 1977
1998: Operation (c). 1999: H@ (c). 2000: In God We Trust (c). 2001: Gulp (c); 2002: Uncle Sam (c). 2004: Consent (c). 2006: Thank Your for Smoking [Obrigado por Fumar]. 2007: "Local Ad", um episódio de The Office [Vida de Escritório]; Juno. 2008: "Frame Toby", episódio de Vida de Escritório. 2009: Up in the Air [Amor Sem Escalas]. 2011: Young Adult [Jovens Adultos]. 2013: Labor Day [Refém da Paixão].
Jason Reitman é filho do diretor Ivan Reitman e da atriz Genevieve Robert. Trabalhou como assistente para seu pai. Frequentou o mestrado de Inglês e Escrita Criativa. E realizou diversos curtas antes de passar a ser um diretor de longas. Mas em um curto espaço de tempo, estabeleceu-se com três sátiras bastante pessoais de apelo junto ao público jovem e descolado: Obrigado por Fumar (de um livro de Christopher Buckley); Juno (de um roteiro de Diablo Cody) e Refém da Paixão (de um romance de Walter Kirn).
Não há dúvidas quanto ao mérito destes filmes, a sensação de estranheza do comportamento humano e a busca por uma perspectiva mais ampla onde a América é revelada como um campo de batalha entre a uniformidade e a anarquia. Mais que tudo, é no seriamente ambicioso Amor Sem Escalas que podemos considerar se Reitman é simplesmente um talento cômico ou algo mais abrangente e em busca. Mais que todos, Amor Sem Escalas opta por desafiar uma personalidade estrelada - a armdaura bastante maleável chamada "George Clooney." E é um filme sutil, tão pungente quanto divertido e pode ter feito muito pouco para desviar Clooney de seu caminho próspero e complacente - mas é um retrato de um tipo de estrela que é tão devastador quanto o original The Nutty Professor [O Professor Aloprado] ou mesmo Notorious [Interlúdio]. Há aqueles que desejavam que Amor Sem Escalas houvesse ido mais longe - sou um deles - mas isso não é motivo para se perder de vista a sua grande realização, ou seu incômodo pressentimento (no final de 2009, em meio a conversas fúteis sobre recuperação) de que os verdadeiros problemas estavam por vir.
Jovens Adultos, escrito por Diablo Cody, e com uma surpreendente performance de Charlize Theron foi um real passo adiante - estranho, divertidor, perturbado. Refém da Paixão foi um passo atrás.
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knop, 2014, pp. 2201-02.

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