Filme do Dia: Através da Janela (2000), Tata Amaral



Resultado de imagem para ATRAVÉS DA JANELA 2000 TATA AMARAL
Através da Janela (Brasil, 2000). Direção: Tata Amaral. Rot. Original: Jean-Claude Bernardet, Fernando Bonassi & Tata Amaral. Com: Laura Cardoso, Fransérgio Araújo, Ana Lúcia Torre, Leona Cavalli
Selma (Cardoso), é viúva e dispende todas as atenções para o filho Raimundo (Araújo), a quem chama carinhosamente de Raí. A relação torna-se cada vez mais ambígua, em seu erotismo, como comprova até mesmo a vizinha e amiga de Selma, Tomasina (Torre). Em poucos dias, no entanto, a situação torna-se simplesmente embaraçosa para Selma, quando ela descobre que seu filho a usou para cometer um crime, na casa abandonada em frente  onde moram.
Amaral mais uma vez envereda por dramas urbanos, procurando extrair dramaticidade das situações aparentemente mais banais. Porém por trás do banal se esconde o não tão banal como o crime e o incesto. Dividindo o filme nos cinco dias em que a trama se desenrola, a realizador lida extremamente bem com a opção pela elipse narrativa que guia seu filme e que, do começo ao final, não pretende apresentar mais do que o ocorre em seu curto espaço temporal. Assim frusta-se qualquer expectativa que explique em pormenor a operação em que Raimundo se envolveu – Selma observa no jornal que a pessoa ao qual vira agonizante na casa próxima é o mesmo rapaz sequestrado, porém não se sabe nada além disso. Trabalha contra os objetivos da cineasta-roteirista, no entanto, a pouca expressividade do trabalho conjunto dos atores, principalmente no que diz respeito a Araújo, que chega a comprometer uma produção onde se torna imperativa a sutileza e uma verossimilhança que não fragilizem ainda mais o já precário equilíbrio que separa o dramático do cômico. Da mesma forma, o modo clicherizado com que os amigos marginais de Raimundo são descritos, com sua amiga Simone mandando “tirar essa mulher daqui”, ao dirigir-se à mãe do rapaz, soa bem aquém do esperado. A sensação,  feito o balanço entre as qualidades e defeitos do filme, é incômoda, deixando patente a distância entre os propósitos da realizadora e o resultado final conseguido. Uma das cenas de grande beleza plástica apresenta a protagonista fumando melancólica e observando a janela. Boa utilização de uma banda sonora que incluem muitos ruídos eletrônicos. Riofilme. 82 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar