Filme do Dia: Disparo para Matar (1966), Monte Hellman
Disparo para Matar
(The Shooting, EUA, 1966). Direção:
Monte Hellman. Rot. Original: Carole Eastman. Fotografia: Gregory Sandor.
Música: Richard Markowitz. Montagem: Monte Hellman. Dir. de arte: Wally Moon.
Com: Warren Oates, Millie Perkins, Will Hutchins, Jack Nicholson, Charles
Eastman, Guy El Tsosie, Brandon Carroll.
O
garimpeiro Gashade (Oates), após retornar a mina, sabe do irmão desaparecido,
Leland, morto e Coley (Hutchins), completamente fora de si. Após se acalmar,
Coley conta o que supostamente teria acontecido. Ele diz que Coigne apareceu
por lá embriagado e levou seu cavalo. Enquanto conversam ouve-se um tiro.
Trata-se de uma mulher (Perkins), que matara seu pônei. Apesar de reclamar de
tudo, a mulher convence Gashade, por uma boa soma de dinheiro, a atravessar o deserto. Soma-se a eles, após
certo tempo, o pistoleiro Billy Spear (Nicholson). Após Coley ter ficado para
trás, o jogo de vida e morte ocorre agora entre os três que continuam a
jornada.
Ao
contrário do de longe mais bem resolvido Corrida Sem Fim, a aplicação mais seminal de princípios então em voga no cinema
moderno europeu em um filme de gênero mais convencional, aqui prontamente
codificado como western não parece surtir o mesmo efeito. De fato, dada sua
precariedade técnica e algumas pavorosas atuações, incluindo cenas constrangedoras
com Perkins, como a que reclama da qualidade da água no acampamento da mina,
sua complexa e original leitura algo beckettiana de temas que estão longe de
serem estranhos ao western, mas provavelmente nunca desenvolvidos de tal
maneira – mesmo em uma meia década que viu emergir desde Lonesome Cowboys de Warhol até Pistoleiro Sem Destino de Fonda, passando pelo meta-western O Último Filme, de Hopper. De fato as informações chegam truncadas
ao ponto de sequer se ter ideia do que realmente ocorre e se fica, ao final de
contas, com a impressão que se trata de um íncubo que fica a meio termo entre o
trash de A Besta da Caverna Assombrada e
o cult de Corrida Sem Fim. Na mesma
época Hellman dirigiria outro western, igualmente com Nicholson não apenas como
ator, mas igualmente como co-produtor, A
Vingança de um Pistoleiro. Proteus Film para Continental Distributing. 82
minutos.
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