Filme do Dia: Un Mondo d'Amore (2002), Aurelio Grimaldi


Resultado de imagem para un mondo d'amore aurelio grimaldi


Un Mondo d’Amore (Itália, 2002). Direção: Aurelio Grimaldi. Rot. Original: Ana Maria Coglitore & Aurelio Grimaldi. Fotografia: Massimo Intoppa. Música: Mario Soldatini. Montagem: Giuseppe Pagano. Dir. de arte: Ivana Gargiulo. Com: Arturo Paglia, Guia Jelo, Fernando Panullo, Teresa Pascarelli, Massimo Ferroni, Diego Pagotto, Massimo Ferroni, Gaetano Amato, Loredana Cannata.
O jovem professor de literatura Pier Paolo Pasolini (Paglia) abandona o pequeno povoado com a mãe, Susana (Jelo), após o escândalo relacionado ao fato de ter feito sexo com um dos alunos da escola diante de dois outros. Partindo para Roma, observa e fantasia sobre as histórias que ouve no trem e, na cidade, passa a procurar emprego, inclusive como figurante na Cinecittá, sendo mantido pelo rico tio, enquanto a mãe trabalha como doméstica para uma família igualmente burguesa.
Compondo juntamente com dois outros filmes de Grimaldi um tríptico sobre o realizador, esse filme chama a atenção por seu tocante e singelo minimalismo. Por mais que as opções estéticas encontradas por Grimaldi se encontrem distantes de inovadoras – e talvez por isso mesmo! - elas se casam à perfeição aos seus intentos. Da música de Neil Sedaka, La Terza Luna,  que se escuta ao início e final à bela fotografia em p&b, das interpretações contidas à tentativa de mimetização da peculiar capacidade de observar o mundo que o cercava do autor-cineasta ainda em anonimato, passando pelos diálogos, grandemente desdramatizados, já que a maior parte do tempo concernentes a situações triviais do cotidiano. Quando se esboça uma fuga lírica dessa abordagem, faz-se através do uso da música (é também utilizada a versão apenas instrumental de Erbame Dich, de Bach) ou das cartas que Pasolini envia ao primo; ou ainda, num único momento, a partir da elaboração de uma fantasia sua a partir do que ouve no trem, sendo essa representada em boa parte por fotos fixas do período em questão. Impresa Pubblici Esercizi/MiBAC. 86 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar