Filme do Dia: The Glorious Sixth of June (1934), Alberto Cavalcanti


Main image of Glorious Sixth of June, The (1934)



The Glorious Sixth of June (Reino Unido, 1934). Direção: Alberto Cavalcanti. Com: Humphrey Jennings, W.H. Auden, V.C. Clinton Baddeley, Ralph Bond.
Documentário encenado que se aproxima muito mais da proposta de Cavalcanti de tentar tornar os documentários produzidos pelo núcleo do que ficou conhecido como Escola Documental Britânica mais interessantes e menos impregnados pela restrita visão de valorização social das classes menos favorecidas requerida por John Grierson. Aqui o mote da carta a ser entregue a um membro da realeza por um funcionário do GPO, sistema postal britânico ao qual o núcleo se encontrava subordinado então (e que rendou outros curtas mais inspirados e tampouco ortodoxos como o mais célebre Night Mail ou N or Nw) se transforma num argumento de uma pretensa comédia. O mensageiro, sequestrado nas barbas de seu superior, passa a ser torturado para entregar a correspondência. Talvez não soe mais estranho o fato de ninguém, em meio as rocambolescas estratégias de convencê-lo, simplesmente revista-lo pois tudo segue uma lógica um tanto bufa dos desenhos animados, como é o caso dos caricatos disfarces e da explosão que leva o mensageiro involuntariamente até o local de sua entrega pelo ar. A pobreza dos recursos diante da pretensão se torna evidente, como a janela de plástico através da qual o mensageiro é arremessado e a indigência cenográfica que busca representar tanto o escritório do GPO quanto a abadia, buscando amenizar as mesmas  através da inclusão de planos externos dos edifícios. A precariedade da produção e das interpretações, incluindo alguns dos nomes que se tornariam célebres como o poeta Auden e Jennings, que se transformaria em um dos mais talentosos nomes egressos do movimento não deixam de ter seu charme. GPO Film Unit. 10 minutos e 13 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar