Filme do Dia: Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito (2008), Gláuber Filho & Joe Pimentel


Resultado de imagem para bezerra de menezes gláuber filho joe pimentel

Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito (Brasil, 2008). Direção: Gláuber Filho & Joe Pimentel. Rot. Original: Andréa Bardawill, Gláuber Filho & Luciano Klein . Fotografia: Joe Pimentel. Com: Carlos Vereza, Magno Carvalho, Lucas Ribeiro, Mirelle Freitas, Lúcio Mauro, Ana Rosa, Rodger Rogério, Juliana Carvalho, Cláudio Raposo, B. de Paiva.
Filho de um poderoso fazendeiro (Raposo), Adolfo Bezerra de Menezes desde criança (Ribeiro) recebe uma educação esmerada, indo estudar medicina no Rio quando jovem (Carvalho), vindo a se transformar em médico e político influente da República (Vereza) e, ao mesmo tempo, provocando polêmicas por sua adesão ao espiritismo, que faz com que seja rejeitado por parte da família.
O fato de se tratar de um filme bastante distinto do panorama cinematográfico nacional contemporâneo, tanto pelo tema como sua opção dramatúrgica poderia ser um elemento positivo se tivesse sido construído de modo mais consciente e com propósito mais claro. Porém, o que poderia ter se transformado em um interessante elemento a provocar um distanciamento emocional – o fato de praticamente todo o filme ser narrado ou falado a partir de discursos, leituras de cartas e documentos ou memórias ou ainda o elenco se movimentar com uma rigidez de marcação teatral – acaba, na verdade, por  produzir uma empolada e pomposa representação de trechos da biografia de Menezes. Nenhum conflito ou solução chega a ser trabalhado de modo mais denso ou contínuo, ficando a sensação de se ter um apanhado de tableaeux frouxamente colados pela voz do presente do protagonista. Algumas soluções, como a da morte de Bezerra, são por demais sucintas para gerarem qualquer efetividade. Quanto aos discursos, produtos de uma provável pesquisa histórica relativamente apurada, soam um tanto quanto anódinos ao não encontrarem nenhuma oposição real – tanto o materialista que desafia Menezes para um confronto quanto o político anti-abolicionista que é contestado por Menezes  rapidamente se dobram a magnitude moral do mesmo – capaz de abandonar o próprio filho febril para cuidar de outra criança adoentada ou de doar seu anel de formatura para uma mãe que não possui dinheiro para comprar o remédio que prescrevera. Ao final, imagens documentais de médiuns que incorporaram Bezerra de Menezes, como Chico Xavier e depoimentos de devotos. Caio Blat surge numa ponta sem qualquer motivação maior como militar. Trio Filmes/ONG Estação da Luz para 20th Century-Fox. 75 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar