Postagens

Filme do Dia: Budapeste (2009), Walter Carvalho

Imagem
B udapeste (Brasil/Hungria/Portugal, 2009). Direção: Walter Carvalho. Rot. Adaptado: Rita Buzzar, baseado no romance de Chico Buarque de Hollanda. Fotografia: Lula Carvalho. Montagem: Pablo Ribeiro. Dir. de arte: Marcos Flaksman. Cenografia: Zoltán Horváth. Figurinos: Kika Lopes. Com: Leonardo Medeiros, Gabriella Hámori, Giovana Antonelli, Antonie Kamerling, Nicolau Breyner, Ivo Canelas, Andrea Balogh, Tamás Puskás. José Costa (Medeiros) é um escritor-fantasma que vive no Rio de Janeiro escrevendo narrativas tornadas sucesso no nome de outros autores, como o alemão Kaspar (Kamerling). Casado com a apresentadora de TV Vanda (Antonelli), ele casualmente vai parar em Budapeste, onde se envolve com uma mulher mais jovem, Kriska (Hámori), que lhe faz aprender a língua húngara e onde se torna novamente escritor reconhecido menos por si mesmo do que das obras que escreve para outros. Convidado a se retirar do país, retorna ao Brasil. Porém, logo recebe uma ligação do consulado húngaro qu

Swedes in America (1943), Irving Lerner

Imagem
S wedes in America (EUA, 1943). Direção: Irving Lerner. Esse curta documental, o primeiro da séria Projections of America apresenta o outro lado da propaganda de guerra dirigida por nomes como Frank Capra nos seus longas de compilação contemporâneos, da bem mais conhecida série Why We Fight . Que essa série tenha tido como produtor-executivo justamente o maior colaborador de Capra em roteiros, Robert Riskin, torna tudo ainda mais curioso. A partir de uma narradora, em boa parte das imagens, de corpo presente, a atriz Ingrid Bergman, que vivia o auge de seu estrelato hollywoodiano (anos depois hostilizada por sua união com o diretor italiano Roberto Rossellini e mudança para a Itália), que surge na poltrona do que sugere ser sua residência e passa a narrar sobre a importância da comunidade sueca na formação e manutenção dos Estados Unidos, na linha da diversidade que agrega. Desde a chegada dos pioneiros até os motivos religiosos da celebração de uma missa, em que a atriz

Filme do Dia: Os Anos JK - Uma Trajetória Política (1980), Sílvio Tendler

Imagem
O s Anos JK – Uma Trajetória Política (Brasil, 1980). Direção: Sílvio Tendler. Rot. Original: Cláudio Bojunga, Antônio Paulo Ferraz & Sílvio Tendler. Fotografia: Lúcio Kodato & Zetal Malzoni. Montagem: Francisco Sérgio Moreira & Gilberto Santeiro. Documentário que acompanha a trajetória política de Juscelino Kubitschek (1902-1976), de sua ascendência tcheca até a morte em acidente automobilístico após um longo exílio do Brasil. Detêm-se, evidentemente, nos anos em que presidiu o país, marcados por seu senso de equilíbrio político que conseguiu dobrar tentativas de desestabilização tanto da direita quanto da esquerda que o perseguiram já desde sua posse. Sua política desenvolvimentista, o senso de empreendimento levado a frente com a construção de Brasília onde antes havia "apenas" florestas, a decepção da esquerda com suas alianças com o capital internacional, sua relação complicada com a política do Fundo Monetário Internacional, que pretendia angariar simp

Filme do Dia: Rebeldia Indomável (1967), Stuart Rosenberg

Imagem
R ebeldia Indomável ( Cool Hand Luke , EUA, 1967). Direção: Stuart Rosenberg. Rot.Adaptado: Donn Pearce & Frank Pierson, a partir do romance do primeiro. Fotografia: Conrad L. Hall. Música: Lalo Schifrin. Montagem: Sam O’Steen. Dir. de arte: Cary Odell. Cenografia: Fred Price. Figurinos: Howard Shoup. Com: Paul Newman, George Kennedy, J.D.Cannon, Lou Antonio, Robert Drivas, Strother Martin, Jo Van Fleet, Clifton James, Robert Donner, Dennis Hopper, Morgan Woodward. Sul dos Estados Unidos. Luke (Newman) foi flagrado pela polícia embriagado e destruindo parquímetros. É condenado a uma pena de dois anos numa penitenciária agrícola, onde efetuam trabalhos forçados de cultivo sobre a mira de rifles de capatazes, a quem tem de chamar de chefe e sob a chefia do Capitão (Martin). Torna-se vítima das provocações de Dragline (Kennedy), a quem enfrenta numa luta de boxe e perde, mas não desiste de sempre teimosamente voltar a ficar de pé. Posteriormente, menos afeito a atritos com Dr

Filme do Dia: Momento Inesquecível (1983), Bill Forsyth

Imagem
M omento Inesquecível ( Local Hero , Reino Unido, 1983). Direção e Rot. Original: Bill Forsyth. Fotografia: Chris Menges. Música: Mark Knopfler. Montagem: Michael Bradsell. Dir. de arte: Roger Murray-Leach, Adrienne Atkinson, Frank Walsh & Ian Watson. Figurinos: Pip Newberry & Penny Rose. Com: Peter Riegert, Fulton Mackay, Dennis Lawson, Burt Lancaster, Norman Chancer, Peter Capaldi, Jenny Seagrove, Jennifer Black, Gyearbour Asante. Mac (Riegert) é o executivo enviado pelo magnata do petróleo texano Felix Happer (Lancaster) para convencer uma pequena comunidade costeira da Escócia a vender suas propriedades em uma baía para que nela seja construída uma refinaria. Happer é um excêntrico milionário, apaixonado por astronomia e astrologia, e pede que Mac lhe envie tudo que o ajude a observar os céus escoceses. Chegando lá, Mac é hospedado por Urquhart (Lawson), que pretende servir como ponte entre a comunidade e ele. Já Oldsen, obcecado por Marina (Seagrove), garota que o

Filme do Dia: Frost/Nixon (2008), Ron Howard

Imagem
Frost/Nixon (EUA/Reino Unido/França, 2008). Direção: Ron Howard. Rot. Adaptado: Peter Morgan, baseado em sua própria peça. Fotografia: Salvatore Totino. Música: Hans Zimmer. Montagem: Daniel P. Hanley & Mike Hill. Dir. de arte: Michael Corenblith, Brian O´Hara & Gregory Van Horn.  Cenografia: Susan Benjamin. Figurinos: Daniel Orlandi. Com: Frank Langella , Michael Sheen, Sam Rockwell, Kevin Beacon, Matthew Macfadyen, Oliver Platt, Rebecca Hall, Toby Jones. David Frost (Sheen) é um apresentador de televisão que, não levado muito a sério,  decide provocar um salto na sua carreira ao buscar produtores que banquem uma entrevista com o ex-presidente norte-americano Richard Nixon, pouco após sua renúncia.  Numa de suas viagens conhece Rebecca (Cushing), que se torna sua companheira.  Após 3 anos, a série de entrevistas finalmente ocorre, com Nixon recebendo mais de meio milhão de dólares pela empreitada. A equipe de produção demonstra desgosto pela atitude por demais cordial

Filme do Dia: Lição de Amor (1975), Eduardo Escorel

Imagem
L ição de Amor (Brasil, 1975). Direção: Eduardo Escorel. Rot.Adaptado: Eduardo Coutinho & Eduardo Escorel, baseado no romance de Mário de Andrade. Fotografia: Murilo Salles. Música: Francis Hime. Montagem: Gilberto Santeiro. Dir. de arte e figurinos: Anísio Medeiros. Com: Lilian Lemmertz, Rogério Froes, Irene Ravache, Marcos Taquechel, Maria Cláudia Costa, Magali Lemoine, Mariana Veloso, Roberta Olimpo, William Wu.  Essa história da iniciação de um jovem de uma família tradicional paulista por sua governanta,   (Lemmertz), adaptada do conto de Mário de Andrade , Amar, Verbo Intransitivo ,   é contada de modo clássico e preciosista, seja na escolha dos ângulos e na afinação da montagem, seja no trabalho de câmera, figurinos ou fotografia vaporososa. Se o tom é lírico como poucas vezes se viu no cinema brasileiro (evoca, de certa forma, os filmes de Bertolucci dos anos 60, embora distante de qualquer preocupação política), longe se encontra do sentimentalismo e grandiloquênc

Filme do Dia: Blue Jay (2016), Alex Lehmann

Imagem
B lue Jay (EUA, 2016). Direção: Alex Lehmann. Rot. Original: Mark Duplass. Fotografia: Alex Lehmann. Música: Julian Wass. Montagem: Christopher Donlon. Dir. de arte: Margaret Box. Figurinos: Stacey Scheneiderman. Com: Mark Duplass, Sarah Paulson, Clu Gulager. Fazendo compras no supermercado, Amanda (Paulson) reencontra Jim (Duplass) numa pequena cidade da Califórnia em que viveram uma forte relação amorosa nos tempos que eram colegiais. Jim a convida para um dia repleto de nostalgia, riso e ocasionais momentos de tensão, porém existem empecilhos para que eles cheguem a concretizarem o amor que ainda sentem um pelo outro. Essa produção independente do diretor de fotografia Lehmann pretende evidentemente chamar a atenção como uma sensível produção independente, com uma equipe técnica praticamente risível de tão pequena diante de uma produção média ou mesmo modesta hollywoodiana, com ele igualmente acumulando o cargo de diretor de fotografia e com praticamente somente o par centr

Filme do Dia: The Boy from Naples (1958), Ivan Aksenchuk

Imagem
T he Boy from Naples  ( Mal’chik iz Neapolya , União Soviética, 1958). Direção: Ivan Aksenchuk. Fotografia: Nikolai Voinov. Rot. Adaptado: Aleksandr Galich, a partir dos livros de Gianni Rodari. Música: Edouard Kolmanovski. Dir. de arte: V. Nikitin & I. Nikolayev. Garoto que possui poderes mágicos em Nápoles vê o seu globo que produz   boas ações ser avariado por um lobo, emissário de uma feiticeira do mal. No mesmo momento, vários atos trágicos se encaminham para se suceder, sendo conegelados no tempo, enquanto um garoto amigo dele, Ciccio, vai em busca da fada que resolverá o problema. A feiticeira se faz passar por fada e cria duplos para o Gato de Botas e seu cavalo, tentando confundi-lo, mas Ciccio não se deixa enganar de todo e a verdadeira fada surge e renova os poderes do globo. Talvez o que resista de mais curioso nesse curta, com traços mais empobrecidos que o da animação soviética predominante até meados da década, seja seu comentário involuntário e antecipador d

Filme do Dia: Colóquio de Cães (1977), Raoul Ruiz

Imagem
C olóquio de Cães ( Colloque de Chiens , França, 1977). Direção: Raoul Ruiz . Rot. Original: Nicole Muchnik & Raoul Ruiz. Fotografia: Denis Lenoir. Música: Jorge Arriagada. Montagem: Valeria Sarmiento. Figurinos: Yves Hersen & Fanny Lebihan. Com: Eva Simonet, Robert Darmel, Silke Humel, Frank Lesne, Marie Christine Poisot, Hugo Santiago, Genevieve Such, Laurence Such, Michel Such, Pierre Olivier Such. Garota descobre através de um colega de escola que não é filha da mulher com quem vive. Essa confirma tudo e diz ela ser filha de Monique. A garota visita Monique, que afirma que não tinha como criá-la. Desapontada com o episódio, Monique passa a ter uma vida dissoluta, somente pensando em sexo e dinheiro, enveredando posteriormente pela prostituição. Certo dia recebe a visita de um ex-amigo de infância, Henri. Os dois se interessam um pelo outro. Passam a viver juntos e tem um filho. Trabalham e são felizes montando um pequeno café. Alice, uma amiga de Monique dos tempos de

Filme do Dia: A Rainha Tirana (1955), Henry Koster

Imagem
A  Rainha Tirana ( Virgin Queen , EUA, 1955). Direção: Henry Koster. Rot. Adaptado: Harry Brown & Mindret Lord, a partir do conto Walter Raleigh , de Brown. Fotografia: Charles G. Clarke. Música: Franz Waxman. Montagem: Robert L. Simpson. Dir. de arte: Leland Fuller & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Paul S. Fox & Walter M. Scott. Figurinos: Mary Wills. Com: Bette Davis, Richard Todd, Joan Collins, Jay Robinson, Herbert Marshall , Dan O'Herlihy, Robert Douglas, Romney Brent. Walter Raleigh (Todd) é um ambicioso irlandês que rapidamente ganha as graças da Rainha Elizabeth I (Davis), após sua chegada improvisada na corte. E não apenas. Uma das damas de corte da rainha, Beth (Collins), encanta-se pelo noviço na corte também. E até a sisuda rainha demonsra certo fraco por ele.  O rápido sucesso de Raleigh na corte  lhe gera adversários, como Sir Christopher Ratton (Douglas). Ele casa-se em segredo com Beth. O maior desejo de Raleigh é comandar uma frota de três navios rum

Filme do Dia: O Cair das Folhas (1912), Alice Guy

Imagem
O   Cair das Folhas ( Falling Leaves , EUA, 1912). Direção: Alice Guy. Com: Blanche Cornwall, Magda Foy, Mace Greenleaf, Darwin Karr, Marian Swayne. A jovem Winifred (Swayne) é desenganada pelo médico, Dr. Earl (Greenleaf), que afirma para seu pai (Karr) e mãe (Cornwall), que até as folhas do outono acabarem de cair sua filha morrerá. A jovem irmã, Trixie (Foy), percebendo o desespero e a tristeza dos pais, decide pela manhã segurar as folhas das árvores com barbante, pensando assim evitar a morte da irmã. Por coincidência, nessa mesma manhã o Dr. Earl chega com a novidade de um bacteriologista, que salva Winifred, que três meses depois se encontra em plena recuperação. Esse melodrama sentimental, tido como sendo dirigido por Guy, ainda que não exista confirmação de todo (ela também dirigiu comédias como Algie, the Miner , do mesmo ano), demonstra uma construção narrativa mais precária que os filmes contemporâneos de Griffith ou Ince. Inexiste, por exemplo, qualquer referência

The Film Handbook#206: George Romero

Imagem
George Romero Nascimento: 04/02/1940, The Bronx, New York City, New York, EUA Morte : 16/07/2017, Toronto, Ontario, Canadá Carreira  (como diretor): 1968-2009 Apesar de um talento errático, George Andrew Romero permanece importante por seu desenvolvimento praticamente singular do cinema de horror de uma forma onde a ameaça era mais sugerida e ensombrecida para um recente gênero visceral no qual o sangue e a violência são grandemente explícitos. Um ex-ator que havia feito filmes em 8 mm, Romero realizou sua estreia em um longa com A Noite dos Mortos-Vivos / Night of the Living Dead > 1 , um thriller de baixo orçamento no qual, por razões inexplicadas, os mortos retornam à vida como zumbis, com uma fome insaciável por carne humana. Além de seu austero e preciso trabalho de câmera e seu foco macabro no sanguinolento, foi notável tanto por seu pessimismo melancólico (os heróis em potencial, um irmão e uma irmã, são respectivamente assassinado e tornado insano pelo ataque de zum

Filme do Dia: Munique (2005), Steven Spielberg

Imagem
Munique ( Munich , EUA/Canadá/França, 2005). Direção: Steven Spielberg . Rot. Adaptado: Eric Roth & Tony Kushner, baseado no livro  Vengeance: The True Story of an Israeli Counter-Terrorist Team . Fotografia: Janusz Kaminski. Música: John Williams. Montagem: Michael Kahn. Dir. de arte: Rick Carter, Ino Bonnello, Andrew Menzies, David Swayze, János Szabolcs & Karen Wakefield. Cenografia: John Bush. Figurinos: Joanna Johnston. Com: Eric Bana, Daniel Craig, Ciáran Hinds, Matthieu Kassovitz, Hans Zinschler, Ayelet Zorer, Geoffrey Rush, Michael Lonsdale, Lynn Cohen, Matthieu Amalric, Valeria Bruni Tadeschi. Avner (Bana), ex-guarda costas da primeira dama Golda Meir (Cohen) é designado pelo alto escalão das lideranças político-militares israelenses, na presença da primeira-ministra, a assumir um grupo de contra-terroristas que irá revidar os 11 atletas massacrados nas Olimpíadas de Munique, em 1972, liderados pelo lacônico Ephraim (Rush). Também fazem parte do grupo o fazedo

Filme do Dia: Era Uma Vez em Tóquio (1953), Yasujirô Ozu

Imagem
E ra Uma Vez em Tóquio ( Tôkyô Monogatari, Japão, 1953). Direção: Yasujirô Ozu. Rot. Original: Kôgo Noda & Yasujiro Ozu. Fotografia: Yuuharu Atsuta. Música: Kojun Saitô. Montagem: Yoshiyasu Hamamura. Dir. de arte: Tatsuo Hamada & Itsuo Takahashi. Figurinos: Taizo Saito. Com: Shukishi Hirayama, Chieko Higashiyama, Setsuko Hara, Haruko Sugimura, Sô Yamamura, Kuniko Miyake, Kyôko Kagawa, Eijirô Tono, Nobuo Nakamura, Shiro Osaka. Pai (Ryu) e mãe (Higashiyama) idosos vão visitar os filhos em Tóquio. Porém, com suas próprias famílias e bastante ocupados com suas  profissões, um médico (Yamamura), outra esteticista (Sugimura), o velho casal permanece boa parte do tempo dentro de casa, saindo apenas para uma visita turística apressada por Tóquio. Compadecida com a situação, uma das noras (Hara), viúva de um filho falecido na guerra, convida a sogra para ficar com ela por uns dias. Sem abrirem mão de suas agendas profissionais para darem maior atenção aos pais, os filhos casados d

Filme do Dia: Anjo (1937), Ernst Lubitsch

Imagem
A njo ( Angel , EUA, 1937). Direção: Ernst Lubitsch. Rot. Adaptado: Guy Bolton, Russell G. Medcraft, Samson Raphaelson & Frederick Lonsdale, a partir da peça de Melchior Lengyel. Fotografia: Charles Lang. Música: Friedrich Hollaender & Werner R. Heymann. Montagem: William Shea. Dir. de arte: Hans Dreier & Robert Usher. Figurinos: Travis Banton. Com: Marlene Dietrich, Herbert Marshall , Melvyn Douglas, Edward Everett Horton, Ernest Cossart, Laura Hope Crewes, Herbert Mundin, Dennin Moore. Maria (Dietrich), casada com um importante representante britânico na Liga das Naçõse, Frederick (Marshall), busca emoções em Paris, que já não encontra com tanta frequência no casamento, dada a dedicação premente do marido ao trabalho. Ao revisitar a Grã-Duquesa russa Anna (Crews), Maria conhece e se sente imediatamente atraída por Anthony (Douglas). Os dois vivenciam um momento de amor, mas Maria desaparece subitamente. Anthony a reencontrará, por acaso, na própria residência dela,

Filme do Dia: Votti e Immagine del Neo-Realismo (1963), Jacopo Rizza

Imagem
V otti e Immagine del Neo-Realismo (Itália, 1963). Direção: Jacopo Rizza. Rot. Original: Pietro Pintus Pintus . Sobre a aparente referência ao Neorrealismo, esse cinejornal de fato se encontra muito mais interessado em apresentar os bastidores do star-system , sobretudo a partir daquela que é considerada sua maior atriz: Anna Magnani. É Magnani quem, de certa forma, permeia todo o documentário do início ao final. De resto, sua abordagem do movimento, que possui um destaque relativamente tímido na produção como um todo, é bastante convencional, contrapondo-o a produção escapista que o antecedeu, ainda sob o regime fascista ou de ocupação, longe de destacar, para facilitar ainda mais tal empreitada, o nome de figuras como Roberto Rossellini ou mesmo Guiseppe De Santis, na produção anterior – sendo tal referência/reverência se restringindo ao já canônico Obsessão (1943), de Luchino Visconti .   A “internacionalização” do movimento é referida nas premiações internacionais como na f

Filme do Dia: The Farm (1938), Humphrey Jennings

Imagem
T he Farm (Reino Unido, 1938). Direção: Humphrey Jennings. Documentário curto filmado no raro processo em cores Dufaycolor, apresentando o cotidiano bucólico de uma fazenda. Logo de início o narrador afirma se tratar de uma propriedade em Wessex na primavera. O filme se apresenta, igualmente, através de outro comentário do narrador, como uma espécie de alternativa aos que não podem seguir a recomendação de um poeta de observar uma fazenda todos os dias para ter paz de espírito. Nos primeiros minutos, após uma imagem do gado, prefere seguir as ovelhas, animais de potencial maior de carisma e movimento. A seguir vem os porcos, com uma imagem de uma ninhada grande de porquinhos mamando nas generosas tetas de uma porca bem nutrida. Quando a imagem da porca movendo a cabeça pode sinalizar algo não muito de acordo ao que o narrador afirma sobre ela estar vivenciando com prazer a operação, a imagem corta para o tópico seguinte, o gado. Após uma breve aproximação dos cavalos de raça, a c

Filme do Dia: Rua São Bento 405 (1976), Ugo Giorgetti

Imagem
R ua São Bento, 405 (Brasil, 1976). Direção e Rot. Original: Ugo Giorgetti. Fotografia: Rodolfo Sanchez. Música: Mauro Giorgetti. Montagem: Tércio C. Mota. Panorama do Edifício Martinelli em vias da desocupação por conta de um pedido de reapropriação do prédio pela prefeitura. O curta apresenta quase ao início fotos da construção de um prédio que se tornaria o maior arranha-céu da América Latina de sua época, final dos anos 20, mas que curiosamente não havia sido intencionalmente planejado para sê-lo, ocorrendo sua elevação a partir da ideia de seu dono Giuseppe Martinelli. Ao fim da Segunda Guerra, o prédio seria confiscado pelo governo brasileiro sob alegação de que o principal capital dele era italiano, inimigo da guerra do Brasil. Inicia um período em que o prédio passa por um decadência visível, que atingiu seu auge no momento em que esse curta foi realizado, no qual um dos depoentes afirma que sonhado como o maior prédio latino-americano, havia se transformado em seu ma

Filme do Dia: O Ratinho Folgado (1947), William Hanna & Joseph Barbera

Imagem
O Ratinho Folgado ( A Mouse in the House , EUA, 1947). Direção: William Hanna & Joseph Barbera. Música: Scott Bradley. A criada dá um ultimato aos dois gatos folgados da casa para que capturem o rato que anda fazendo estragos por todo o lugar. A partir daí Tom e seu rival disputam palmo a palmo a sobrevivência na casa, que acaba permanecendo com nenhum dos dois – que atacam inadvertidamente a criada pensando ser, como das outras vezes, eles próprios disfarçados – e, tampouco, com Jerry. No auge de seus talentos, Hannah & Barbera apresentam o universo bastante peculiar da dupla de personagens, praticamente inigualável em termos de caracterização com todo o requinte de seus traços, cores e movimento, assim como a habitual violência. A cena final, com Jerry procurando sair vitorioso e tendo o mesmo destino dos dois gatos, por si só já é digna de todo o curta.   MGM. 8 minutos e 4 segundos