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Filme do Dia: Homofobia (2005), Genésio Marcondes Júnior

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H omofobia (Brasil, 2005). Direção e Rot. Original: Genésio Marcondes Júnior. Fotografia: Natássia Nicoletti. Montagem: Genésio Marcondes Júnior & Renata Machado. Dir. de arte: Edson Novais Jr. & Roberta Machado. Com: Angelo Cruz, Isma Ochner, Renata Silveira. Anderson, jovem agressivo e preconceituoso, agride verbalmente e quase dá um pontapé em um homossexual que cruza o caminho dele. Mais tarde, vai ao apartamento da namorada, Dani (Silveira). Ela tem que sair e ele que recebe o amigo de Dani que é ninguém menos que Marcelo, o homossexual que ele havia agredido. Conseguindo narrar o que quer sem nenhuma firula e indo direto ao assunto, esse curta é prejudicado, no entanto, por sintetizar o clichê de que todo homofóbico é homossexual enrustido, assim como pela própria situação de submissão e falta de dignidade do personagem gay, que faz sexo oral no seu agressor na primeira investida do mesmo. Ainda que a situação nada possua de inverossímil, a condição de submissão d

Filme do Dia: Assassinato no Expresso do Oriente (1974), Sidney Lumet

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  A ssassinato no Expresso do Oriente ( Murder on the Orient Express , Reino Unido, 1974). Direção: Sidney Lumet. Rot. Adaptado: Paul Dehn, a partir do romance de Agatha Christie. Fotografia: Geoffrey Unsworth. Música: Richard Rodney Benett. Montagem: Anne V. Coates. Dir. de arte: Tony Walton & Jack Stephens. Figurinos: Tony Walton. Com: Albert Finney, Lauren Baccall, Martin Balsam, Ingrid Bergman, Jacqueline Bisset, Michael York, Jean-Pierre Cassel, Sean Connery, John Gielgud, Wendy Hiller, Anthony Perkins, Vanessa Redgrave, Rachel Roberts, Richard Widmark. Dezembro de 1935. Hercule Poirot (Finney), famoso detetive belga, está retornando   à Inglaterra e consegue, graças a sua amizade com o diretor da companhia, Signor Bianchi (Balsam), uma vaga no célebre Expresso do Oriente. Pouco depois de instalado no trem, é procurado por um homem, Ratchett (Widmark), que se diz ameaçado de morte e oferece uma pequena fortuna para que ele cuide do caso. Poirot recusa. Pouco tempo depois

Filme do Dia: Ângelo, O Mulato (1950), Francesco De Robertis

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 ngelo, O Mulato (Il Mulatto , Itália, 1950). Direção e Rot. Original: Francesco De Robertis. Fotografia: Carlo Bellero. Música: Anniballe Bizzelli. Com: Renato Baldini, Angelo Maggio, Umberto Spadaro, H. Mohammed Hussein, Bianca Doria, Nino Milano, Giulia Melodini, Jole Fierro. Filho da mulher de Mattheo (Baldini), violentada por um soldado americano durante a guerra, Ângelo (Maggio) é repudiado por esse que pretende legalmente se desvincular do garoto. O juiz, no entanto, afirma que apenas a cor da pele não é o suficiente para que ele comprove não ser o pai.   Sua mulher morreu durante o parto e o pai na guerra. Inicialmente insensível à criança, Mattheo, após seu parceiro Don Gennaro (Spadaro), encanta-se aos poucos com o garoto, que auxilia na coleta de gorjetas para a dupla. Quando adoece, Mattheo se desespera e reza por sua recuperação. Quando retorna a casa, para sua felicidade, o garoto se encontra bem. Porém, no dia do aniversário de Ângelo   chega um tio seu, irmão

Filme do Dia: O Samurai do Entardecer (2002), Yoji Yamada

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O   Samurai do Entardecer ( Tasogare Seibei , Japão, 2002). Direção: Yoji Yamada. Rot. Adaptado: Yoji Yamada & Yoshitaka Asama, baseado nos romances Tasogare Seibei , Chikkon Shiatsu e Iwaibito Sukebachi . Fotografia: Matsuo Naganuma. Música: Yousui Inoue & Isao Tomita. Montagem: Iwao Ishii. Dir. de arte:  Mitsuo Degawe & Yoshinobu Nishioka. Figurinos: Kazuko Kurosawa. Com: Hiroyuki Sanada, Rie Miyazawa, Nenji Kobayashi, Ren Osugi, Mitsuru Fukikoshi, Miki Ito, Erina Hashiguchi, Reiko Kusamura, Min Tanaka. No século XIX, o desprestigiado samurai que recebe apenas 50 kokus, Seibei Iguchi (Sanada) tem que lidar com uma esposa doente, uma mãe senil (Kusamura) e duas filhas pequenas. A esposa morre de tuberculose. Com a morte da esposa, Iguchi passa cada vez a ficar mais descuidado com a aparência física, ganhando o apelido de Samurai do Entardecer. Humilde e sem maiores ambições, rejeita tantos postos mais vantajosos quanto propostas de casamento arranjado, sonhando ap

Filme do Dia: Panorama of Galveston Power House (1900), Albert E. Smith

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P anorama of Galveston Power House (EUA, 1900). Fotografia: Albert E. Smith. Esse panorama, gênero que habitualmente se dedicava a reveler algumas maravilhas do mundo contemporâneo como indústrias ou exposições universais, aqui se dedica a retratar os destroços que restaram da companhia elétrica da referida cidade após um incêndio de grandes proporções. Essa característica descritiva associada às grandes catástrofes que a “panorâmica” poderia proporcionar, de modo inigualável, seria grandemente explorada meia dúzia de anos após no terremoto de San Francisco ( San Francisco: Aftermath of an Earthquake ). Edison Manufacturing Co. 46 segundos.

Filme do Dia: Eros (2004), Michelangelo Antonioni, Steven Soderbergh & Wong Kar-wai

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E ros (EUA/Itália/Hong Kong/China/França/Luxemburgo/Reino Unido, 2004). Direção: Michelangelo Antonioni, Steven Soderbergh, Wong Kar-wai. Rot.Adaptado: Michelangelo Antonioni & Tonino Guerra baseado em conto É Perigoso Quando Tudo se Encaixa , de Antonioni (episódio É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ); Rot. Original: Steven Soderbergh (episódio Equilíbrio ); Wong Kar-wai (episódio A Mão ). Fotografia: Marco Pentecorvo ( É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ), Steven Soderbergh ( Equilíbrio ) & Christopher Doyle (episódio É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ). Música: Enrica Antonioni & Vinicio Milani ( É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ), Chico O´Farril ( Equilíbrio ) & Peer Raben ( A Mão ). Montagem: Claudio Di Mauro( É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ), Steven Soderbergh ( Equilíbrio ), William Chang ( A Mão ). Dir. de arte: Stefano Luci ( É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ), Phillip Messina ( Equilíbrio ) & William Chang ( A Mão ). Cenografia: Kristen Toscano Me

Filme do Dia: As Armas (1969), Astolfo Araújo

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A s Armas (Brasil, 1969). Direção e Rot. Original: Astolfo Araújo, sob argumento de Rubem Biáfora. Fotografia: Waldemar Lima. Música: Zimbo Trio. Montagem: Sylvio Renoldi. Cenografia: Enrique Ribó. Com: Mário Benvenutti, Irene Stefânia, Pedro Stepanenko, Francisco Cúrcio, Cavagnole Neto, Estanislau Graviluk, José Eduardo Amaro, Joana Fomm.          César (Benvenutti), motorista de um homem rico que faz parte de uma organização esquerdista que sonha com a contra-revolução em plena ditadura militar, cansa-se de se arriscar para cumprir as missões pedidas por seu patrão. Recebendo um salário que acredita indigno para o nível de risco que sofre, descobre que a organização planeja gastar alguns milhões para libertar companheiros aprisionados e decide matar o seu patrão. Passa então a viver um relacionamento amoroso com a carente filha (Stefânia) dele, transferindo-se com ela para a fazenda. Ele descobre onde se encontra o dinheiro e quando decide fugir com o mesmo é morto por um dos

The Film Handbook#171: Ingmar Bergman

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Ingmar Bergman Nascimento : 14/07/1918, Uppsala, Suécia Morte : 30/07/2007, Farö, Gotlands Iän, Suécia Carreira : 1945-1982 O status de Ernst Ingmar Bergman como mestre do cinema deriva menos de seus filmes individuais que da totalidade de um estilo distintivo e preocupações constantes. Poucos diretores conseguiram repetidamente dar voz a tal visão profundamente pessoal do sofrimento e solidão humanas. Filho de um pastor luterano, Bergman se tornou primeiro reconhecido enquanto diretor de teatro, meio no qual nunca cessou de trabalhar. Após escrever o impressionantemente cruel Tortura do Desejo / Hets  de Alf Sjöberg, em 1945 realizaria sua própria estreia em longa-metragem com Crise / Kris . Seus primeiros filmes foram investigações taciturnas e quase realistas das relações entre homens e mulheres, frequentemente prejudicadas por um contraste demasiado simplista de juventude inocente e corrupção adulta. Não obstante, pela época que realizou Monika e o Desejo / Sommaren med Mo

Filme do Dia: Ou Tudo ou Nada (1997), Peter Cattaneo

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O u Tudo ou Nada ( The Full Monty , Reino Unido, 1997) Direção: Peter Cattaneo. Rot.Original: Peter Cattaneo. Fotografia: John de Borman. Música: Anne Dudley. Montagem: David Freeman & Nicholas Moore. Com: Robert Carlyle, Tom Wilkinson, Mark Add, Paul Barber, Steve Huison.          Pai trintão desempregado que mora na zona industrial de Sheffield observa embasbacado mulheres que vão se divertir em clube de strip-tease masculino. Após frustradas tentativas de emprego, decide com um grupo de amigos também desempregados montar uma diferente companhia de strip, em que os homens (outros cinco metalúrgicos) que participam nada tem de diferente no físico do homem comum. Tudo isso para voltar a ter a liberdade de visitar o filho, que a mãe não mais pretende deixar vê-lo, já vivendo com outro homem. A primeira tentativa, para uma platéia de apenas três mulheres (entre elas, uma sobrinha de um deles) é um fracasso com a chegada da polícia e posterior encaminhamento à delegacia. Mas,

Filme do Dia: Hotel Del Monte (1897), James H. White

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H otel del Monte (EUA, 1897). Direção: James H. White. Fotografia: W. Bleckyrden. Um cortejo de carruagens atravessa a todo galope e com os integrantes dos veículos acenando incisivamente para a câmera. O carro mais agitado e com maior número de pessoas é justamente o primeiro, que inclui até uma fanfarra. No catálogo da companhia, que faz menção de se tratar de um célebre recanto turístico situado em Monterey na Califórnia diz ficar patente a exuberância do ambiente que circunda o hotel, mas de fato o que se vê é não mais que uma porção do hotel e algumas árvores ao fundo.   Edison Manufacturing Co. 24 segundos.

Filme do Dia: O Castelo Invencível (1951), Phil Karlson

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O  Castelo Invencível ( Lorna Doone , EUA, 1951). Direção: Phil Karlson. Rot.Adaptado: George Bruce, Jessy Lasky Jr. & Richard Schayer, baseado no romance de Richard D. Blackmore. Fotografia: Charles Van Enger. Música: George Duning. Montagem: Al Clark. Dir. de arte: Harold M. MacArthur. Cenografia: James Crowe. Figurinos: Jean Louis. Com: Barbara Hale, Richard Greene, Carl Benton Reid, William Bishop, Ron Randell, Sean McClory, Onslow Stevens, Lester Matthews, Orley Lindgren. Na segunda metade século XVII, John Ridd (Lindgren) vê o pai fazendeiro ser assassinado pelo cruel clã dos Lorne, que explora todos os granjeiros da região, por conta do movimento de oposição que ele liderava. Quando adulto Ridd (Greene) continua a missão do pai e, juntamente, com outros sete granjeiros, decide atacar o castelo dos Lorne. Sabendo da ação, os Lorne, comandados pelo cruel Carver (Bishop) aprisionam os pais de todos os envolvidos e mata o primeiro deles. Ridd, apaixonado por Lorna Doone

Filme do Dia: Glen and Randa (1971), Jim McBride

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G len and Randa (EUA, 1971). Direção: Jim McBride. Rot. Original: Jim McBride, Lorenzo Mans & Rudy Wurlitzer. Fotografia: Alan Raymond. Montagem: Jack Baran & Mike Levine. Dir. de arte: Gary Weist. Com: Steve Curry, Shelley Plimpton, Woody Chambliss, Garry Godrow. Glen (Curry) e Randa (Plimpton) são dois adolescentes em um mundo devastado por uma hecatombe atômica. Juntos, partem em busca da cidade prometida de Metropolis, produto das histórias em quadrinhos que são a principal fonte de informação e cultura para Glen. Em sua odisséia eles encontram um grupo de sobreviventes e se tornam próximos de um mágico itinerante (Goodrow), aninhando-se na morada improvisada do pescador Sidney (Chambliss), onde Randa tem seu bebê. Sidney põe fogo na cabana com Randa dentro e Glen parte para Metropolis com o filho e uma cabra. Sem pressa para narrar sua história, um dos elementos que mais chama a atenção nesse filme de Mcbride, são seus longos planos, como se o momento enquadrad

Filme do Dia: The Sunbeam (1912), D.W. Griffith

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T he Sunbeam (EUA, 1912). Direção: D.W. Griffith. Rot. Original: George Hennessy. Fotografia: G.W.Bitzer. Com: Ynez Seabury, Kate Bruce, Claire McDowell, Dell Henderson, Charles Hill Mailes, John T. Dillon, Mabel Taliaferro, Christy Cabanne. Sunbeam é uma garota que vive em um cortiço com sua mãe. Essa morre e ela pensa que a mãe apenas dorme. Sem ter ninguém com quem brincar, Sunbeam busca a rígida solteirona (McDowell) do andar de baixo. Quando sai de seu quarto vai parar no quarto em frente, do solteirão (Henderson), com quem a vizinha vive às turras. Achando que a criança pegou uma presilha para cabelo, a solteirona a interroga. Outras crianças do cortiço pregam uma cartaz com os dizeres “febre escarlatina” e chamam alguns policiais que impedem a saída dos três do apartamento do solteirão. Tendo que se conformar com a nova situação, a solteirona tenta fazer alguma comida, enquanto os policiais descobrem se tratar de uma peraltice das crianças. Quando o casal vai devolver a cr

Filme do Dia: Bocage, O Triunfo do Amor (1997), Djalma Limongi Batista

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B ocage, O Triunfo do Amor (Brasil, 1997) Direção: Djalma Limongi Batista. Rot.Original: Gualter Limonge Batista & Djalma Limongi Batista. Fotografia: Djalma Limongi Batista & Zeca Abdalla. Música: Livio Trachtenberg. Montagem: José Carvalho Motta. Com: Victor Wagner, Francisco Farinelli, Vietia Rocha, Majô de Castro, Daniela Previdello.            Diversas histórias do lendário poeta português Manuel Maria Barbosa du Bocage (Wagner) são entremeadas com sua própria vida, como seu caso com a prostituta Manteigui assim como simultaneamnte com Olinda e Alzira (Castro), a morte de seu fiel amigo Josino (Farinelli), seu encontro com dois frades que lêem avidamente suas aventuras - mote que une diversas das histórias apresentadas. Representa uma produção pouco comum dentro da cinematografia brasileira de sua época. Reúne uma elaborada estilização visual que consegue extrair muito dos cenários naturais que explora como Ouro Preto com uma narrativa não-linear e uma infinidade

Filme do Dia: Maria Helena - A Mulher de Todos (2015), Cristiano Souza

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M aria Helena – A Mulher de Todos (Brasil, 2015). Direção: Cristiano Souza. Com: Castanha, Mário Cardona, Levi Vieira, Thiago Lopes. Cobiçada por todos, Maria Helena (Castanha) é explorada por seu cafetão Marcelão. Ele quer que ela participe de filmes pornôs. Ela, por sua vez, pretende buscar o verdadeiro amor. Curta pretensamente cômico que, na verdade, com sua tentativa escrachada de humor a partir da figura-título, travesti, apenas reforça os estereótipos e preconceitos vinculados a tal universo. Guardadas as devidas proporções, o retrato do travesti é tão caricato quanto as incursões do Primeiro Cinema em relação às mulheres e pessoas do campo, com o diferencial de que muitas daquelas produções se encontravam entre a vanguarda do que se produzia em termos de imagem e movimento então e que se continuar com tal tipo de opção em termos de humor, mais de um século após não é exatamente algo digno de elogio. Sua referência ao filme de Sganzerla no título parece soar ainda mais e

Filme do Dia: O Ente Querido (1965), Tony Richardson

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O  Ente Querido ( The Loved One , EUA, 1965). Direção: Tony Richardson. Rot. Adaptado: Terry Southern & Christopher Isherwood, baseado no romance de Evelyn Waugh. Fotografia: Haskell Wexler. Música: John Addison. Montagem: Hal Ashby & Brian Smedley-Aston. Dir. de arte e Figurinos: Rouben Ter-Arutunian. Cenografia: James W. Payne. Com: Robert Morse, Jonathan Winters, Anjanette Comer, John Gielgud, Dana Andrews, Milton Berle, James Coburn, Liberace, Tab Hunter, Margaret Leighton, Roddy McDowall, Robert Morley, Barbara Nichols. Dennis Barlow (Morse), jovem britânico com pretensões a poeta, viaja para Los Angeles, onde se encontra com o velho tio Sir Francis Hinsley (Gielgud), que após 31 anos de serviços para um estúdio cinematográfico, é despedido de forma humilhante. Barlow descobre o corpo do tio suicida e, a partir daí, conhece todo o universo místico particular que envolve o monumental cemitério   de Whispering Glades, onde seu tio terá os serviços fúnebres, apaixonan

Filme do Dia: Paris is Burning (1990), Jennie Livingston

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P aris is Burning (EUA, 1990). Direção: Jennie Livingston. Fotografia: Paul Gibson. Montagem: Jonathan Oppenheim. Documentário que registra a cena gay nova-iorquina de grupos de latinos e negros de baixo poder aquisitivo, que realizam seus próprios sonhos em bailes, onde são distribuídos troféus para as mais diversas categorias de fantasias e coreografias. Com imagens registradas nos quatro anos que antecedem o seu lançamento, o filme constrói, por vezes a partir do perverso contraste entre os sonhos de glamour e riqueza de seus entrevistados e a realidade bastante sofrida vivenciada no dia-a-dia, sobretudo no caso de um travesti que presta vários depoimentos e é assassinado durante a produção do filme. Falta uma melhor estruturação ao   filme que funciona, no entanto, como interessante registro de um período que seus participantes já crêem terminado – o do glamour dos bailes; embora a cronologia varie, a depender da idade dos depoentes: uma drag madura lembra do tempo em que o

Filme do Dia: O Destino (1997), Youssef Chahine

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O  Destino ( Al Massir , Egito/França, 1997). Direção: Youssef Chahine. Rot. Original: Youssef Chahine & Khaled Youssef. Fotografia: Mohsen Nasr. Música: Yehia El Mougy & Kamal El Tawil. Montagem: Rashida Abdel Salam. Dir. de arte: Hamed Hemdan. Figurinos: Nahed Nasrallah. Com: Nour El-Sherif, Laila Eloui, Mahmoud Emida, Safia El Emari, Khaled El Nabaoui, Abdalla Mahmoud, Mohamed Mounir, Magdi Idris, Ahmed Fouad Selim.               No século XII, em Córdoba, o filósofo Averroes (El-Sherif), conhecido por pregar uma leitura aberta do livro máximo islâmico, o Corão, passa ser boicotado pelo Califa Al-Mansour (Hemida), que pretende manipular mais facilmente as massas para o conflito contra os espanhóis, com sua leitura cega e literal do mesmo. Porém, o Califa se decepciona com as atitudes dos próprios filhos, a quem nunca deu muita atenção. Enquanto Abdalla (Salama) só pensa em dançar e se divertir, tornando-se posteriormente um fanático religioso, o outro se torna um dis

Filme do Dia: O Médico e o Monstro (1920), John S. Robertson

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O  Médico e O Monstro ( Dr. Jekyll and Mr. Hyde , EUA, 1920). Direção: John S. Robertson. Rot. Adaptado: Clara Beranger baseado no romance de Robert Louis Stevenson. Fotografia: Roy F. Overbaugh. Dir. de arte: Robert M. Haas & Clark Robinson. Cenografia: Charles O. Seessel. Com: John Barrymore, Charles Lane, Brandon Hurst, Cecil Clovely, Nita Naldi, Martha Mansfield, George Stevens, J. Malcolm Dunn. O caridoso e reconhecido médico Dr. Jekyll (Barrymore) investe em suas pouco ortodoxas teorias que irritam o colega conservador, Dr. Richard Lanyon (Lane). Enquanto isso a filha do aristrocrata Sir George Carew (Hurst), Millicent (Mansfield), sente-se motivo de pouca ou nenhuma atenção do médico. Jekyll consegue obter uma fórmula secreta em que se transforma no malévolo Hyde, explorando a cantora de vaudeville Gina (Naldi). As súbitas transformações de Jekyll e sua cada vez mais ausente vida social despertam suspeitas. Enquanto Hyde ele assassina George Carew. Richard Lanyon tes

Filme do Dia: Red Riding Hood (1931), Harry Bailey & John Foster

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R ed Riding Hood (EUA, 1931). Direção: Harry Bailey & John Foster. Essa versão um tanto alucinada de Chapéuzinho Vermelho, no qual a garota, próxima da representação do primeiro Mickey Mouse, vai a casa da Avó e a encontra completamente revigorada por um tônico a base de jazz e saindo da sua situação de moribunda para uma lépida e fagueira dançarina e apaixonada por um priápico Lobo Mau é bastante representativa desse momento pré-Código Hays e domínio do padrão Disney de animação. O próprio estúdio que o produziu, não muito tempo após estaria realizando insípidas animações coloridas. Aqui, os traços mais primários e um senso anárquico mais próximo da primeira série do Gato Félix é que ditam o tom.  E não faltam cenas hilárias como a que a Avó se transforma de velha moribunda em jovem coquete em questão de segundos, que ela procura se desembaraçar da neta e fugir com o Lobo já vestida como noiva e a interrupção do casamento provocado pela esposa do Lobo e um enorme cortejo de