Postagens

Filme do Dia: Northwest Hounded Police (1946), Tex Avery

Imagem
Northwest Hounded Police (EUA, 1946). Direção: Tex Avery. Rot. Original: Heck Allen. Lobo consegue fugir da penitenciária, mas não consegue escapar da imagem recorrente de Droopy, o cão-soldado, que surge nos locais mais inusitados. Quando é reconduzido à prisão, após ter corrido meio mundo, termina por observar que não conseguiu se livrar de Droopy, muito pelo contrário. É curioso como apenas no percurso de meia década após um estilo bem mais conservador e voltado sobretudo para números musicais e motivos açucarados no universo da animação comercial norte-americana, Avery tenha conseguido assegurar sua marca registrada em um meio por si só tão repetitivo e auto-absorvente de motivos mútuos empregados pelos mais diversos estúdios e animadores. E a marca principal do estilo de Avery é o da explícita auto-reflexividade, aqui apresentada, dentre outros momentos, quando o lobo corre tanto que acaba “escapando” dos próprios limites da tira de celuloide que compõe o filme ou, já de in

Filme do Dia: 11 de Setembro (2002), Youssef Chahine, Amos Gitai, Alejandro González-Iñarritu Shohei Imamura, Claude Lelouch, Ken Loach, Samira Makhmalbaf, Mira Nair, Idrissa Ouedraogo, Sean Pean, Denis Tanovic

Imagem
11 de Setembro (França/EUA/Japão/Egito/Reino Unido/México, 2002). direção: Youssef Chahine, Amos Gitai, Alejandro González-Iñarritu, Shohei Imamura, Claude Lelouch , Ken Loach , Samira Makhmalbaf, Mira Nair, Idrissa Ouedraogo, Sean Penn, Danis Tanovic. Rot. Original: Youssef Chahine, Sabrina Dhawan, Amos Gitai & Marie Jose Sanselme, Alejandro González-Iñarritu, Claude Lelouch, Vladimir Veja, Paul Laverty & Ken Loach, Samira Makhmalbaf, Idrissa Ouedraogo, Sean Penn, Danis Tanovic, Daisuke Tengan, Pierre Uytterhoeven. Fotografia: Samuel Bayer (EUA), Luc Drion (Burkina-Faso), Ebrahim Gafori (Irã), Yoav Kosh (Israel), Mustafa Mustafic (Bósnia-Herzegovina), Jorge Müller-Silva & Nigel Willoughby (Inglaterra), Mohsen Nasr (Egito), Masakazu Oka (Japão), Declan Quinn (Índia). Música: Alexandre Desplat, Michael Brook & Heitor Pereira (EUA), Mohammad Reza Darvishi (Irã),  Manu Dibangu & Salif Keita (Burkina Faso), Osvaldo Golijov (México), Taroh Iwashiro (Japão), Gustavo Sa

Isto é uma Despedida

Este observador vai interromper por tempo indeterminado suas análises diárias da imprensa brasileira através deste canal. Uma crise de gestão torna insustentável a manutenção desse trabalho, que vem sendo feito quase ininterruptamente, desde o dia 16 de julho de 2007. Ainda antes disso, este colaborador participou dos esforços para a criação e consolidação deste espaço para a crítica democrática da mídia desde seus primórdios, há mais de quinze anos. Os motivos que levam à interrupção desta jornada são muitos, entre os quais não é possível fazer uma hierarquia de relevâncias. Talvez fosse possível contornar alguns deles, mas há uma causa que não pode ignorada: não há muito mais o que se analisar na mídia informativa brasileira. Os principais veículos da imprensa se transformaram em panfletos políticos e vasculhar o noticiário em busca de jornalismo que valha uma referência tem sido como buscar um fio de cabelo no palheiro. Naquela data de estreia, 16 de julho de 2007, uma segun

Filme do Dia: Riscado (2010), Gustavo Pizzi

Imagem
Riscado (Brasil, 2010). Direção: Gustavo Pizzi. Rot. Original: Gustavo PIzzi & Karine Teles.  Fotografia e Montagem: Paulo Camacho. Música: Iky Castilho, Leticia Novaes & Lucas Vasconcellos. Com: Karine Teles, Otávio Muller, Camilo Pellegrini, Otto Jr., Lucaas Gouvêa, Dany Roland,  Gisele Froés, Patricia Pinho.           Bianca (Teles) é uma atriz que trabalha como animadora de festas, aniversários ou distribuindo panfletos na rua. Ela acredita ter seu talento subestimado e após um bem sucedido teste consegue ser chamada para trabalhar com um diretor franco-brasileiro (Roland), que pretende realizar uma produção inspirada em sua vida. Apesar de todo o seu empenho, no entanto, os produtores não querem ela como a atriz principal, e ela amarga fazer uma mera figurante numa coreografia que evoca Carmen Miranda.                    A força do filme, talvez uma das poucas, infelizmente, é a presença de Karine Teles como protagonista.  Ela e o fato do cineasta investir em

Filme do Dia: O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969), Gláuber Rocha

Imagem
O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (Brasil/França/Al. Ocidental, 1969). Direção e Rot. Original: Gláuber Rocha . Fotografia: Affonso Beato. Montagem: Eduardo Escorel. Dir. de arte: Glauber Rocha. Cenografia: Hélio Eichbauer, Paulo Lima & Paulo Gil Soares. Figurinos: Hélio Eichbauer, Paulo Lima, Paulo Gil Soares & Glauber Rocha. Com: Maurício do Valle, Odete Lara, Othon Bastos, Hugo Carvana, Jofre Soares, Lorival Pariz, Rosa Maria Penna, Emmanuel Cavalcanti, Vinícius Salvatori, Mário Gusmão, Santi Scaldaferri, Conceição Senna. Antônio das Mortes (Valle), matador de cangaceiros aposentado recebe o convite do Coronel Horácio (Soares) para matar um cangaceiro que surge com um séqüito de seguidores, Coirana (Pariz). Com a morte de Coirana em duelo, o matador se transforma em uma figura cada vez mais atormentada com a pobreza do povo e se torna entusiasta da Santa (Penna), figura mítica que faz parte do grupo que se encontrava com o cangaceiro morto. Na cidade, Coronel

Francisco Alves & Madelou Assis - Estrela da manhã (1933)

Imagem
Imagem
Montgomery Clift fotografado por Stanley Kubrick

Filme do Dia: A Palavra (1955), Carl Th. Dreyer

Imagem
A Palavra ( Ordet , Dinamarca, 1955). Direção: Carl Th. Dreyer. Rot. Adaptado: Carl Th. Dreyer, baseado na peça de Kaj Munk. Fotografia: Henning Bendtsen. Música: Poul Schierbeck. Montagem: Edith Schlüssel. Dir. de arte: Erik Aaes. Com: Henrik Malberg, Birgitte Federspiel, Emil Hass Christhensen, Cay Kristiansen, Preben Lerdoff Rye, Gerda Nielsen, Ove Rud, Ejner Federspiel, Henry Skjær, Sylvia Eckhausen, Ann Elisabeth Rud. O velho fazendeiro Morten Borgen (Malberg) sofre com as crises de insanidade do filho Johaness (Rye), com a falta de fé do filho mais velho Mikkel (Christensen), com o desejo do filho mais jovem Anders (Kristiansen) de casar com a filha de seu rival Peter Petersen (Ejner Federspiel), Anne (Nielsen). Porém, quando sabe que o filho Anders é rejeitado por Peter para casar com sua filha, vai até sua casa tomar satisfações. Eles brigam e não chegam a nenhum acordo. No momento que já se encontra de saída recebe a notícia de que Inger (Birgitte Federspiel), sua nora qu

Filme do Dia: Dogville (2003), Lars Von Trier

Imagem
Dogville (Dinamarca/Suécia/França/Noruega/Holanda/Finlândia/Alemanha/Itália, Japão/EUA/Reino Unido, 2003). Direção e Rot. Original: Lars Von Trier. Fotografia: Anthony Dod Mantle. Montagem: Molly Marlene Stensgard. Dir. de arte: Peter Grant. Cenografia: Simone Grau. Figurinos: Manon Rasmussen. Com: Nicole Kidman, Harriet Andersson, Lauren Bacall, Jean-Marc Barr, Paul Bettany, Blair Brown, James Caan, Patricia Clarkson, Jeremy Davies, Ben Gazarra, Philip Baker Hall, Siobhan Fallon, Udo Kier, Miles Purinton, Bill Raymond, Chloë Sevigny, Stell an Skarsgard, Zeljko Ivanek.        Na famélica, isolada e minúscula Dogville, à época da Grande Depressão, a chegada da jovem foragida Grace (Kidman), provoca uma reviravolta. Interessado e compadecido da forasteira, o jovem Tom Edison (Bettany) convoca todos os moradores para um plesbicito e aceita sua permanência por duas semanas. Nessas duas semanas, Grace conqusita todos os moradores, escutando histórias do cego Jack McKay (Gazarra), cuida

The Film Handbook#29: Elia Kazan

Imagem
Elia Kazan Nascimento: 7/09/1909, Constantinople, Império Otomano (hoje Istambul, Turquia) Morte : 28/09/2003, Nova York, EUA Carreira  (como realizador): 1937-76 Co-fundador, em 1948, do Actor's Studio, Elia Kazan (forma abreviada de Kazanjoglou) será lembrado como diretor de algumas das mais eletrizantes performances dos anos 50. Sua obra, no entanto, é variável, indo do lirismo modesto até o melodrama histérico, da embaraçosa auto-justificativa do ingênuo até o comentário social didático. Chegando a América aos 4 anos, Kazan posteriormente se tornaria um dos melhores diretores de teatro de sua geração, trabalhando com o New York Group Theatre nos anos 30 e ganhando prestígio na década seguinte com a produção de peças de Thornton Wilder, Arthur Miller e Tennessee Williams. Expandindo seu talento para o cinema, realizaria dois curtas antes de sua estreia no longa-metragem com Laços Humanos / A Three Grows in Brooklyn , um dos diversos de seus primeiros filmes aplaudidos

Tom Zé - Tô [I'm]

Imagem

Filme do Dia: Pegasus (1973), Raoul Servais

Pegasus (Bélgica, 1973). Direção e Rot. Original: Raoul Servais. Fotografia: Etienne de Bruyne & Raoul Servais. Fotografia: Etienne De Bruyne & Raoul Servais. Música: Lucien Goethals. Um velho senhor tem a idéia de plantar um ícone de ferro no formato de uma cabeça de cavalo e regá-lo. No dia seguinte descobriu que seu ícone cresceu e se reproduz assustadoramente por todo o campo. Trata-se de uma animação clássica, como as que havia dirigido no início de sua carreira. Se merece atenção, talvez seja mais pelos desenhos em si, do que por sua habituais reflexões sobre a tecnologia e, curiosamente, o modo não menos obtuso de lidar com seu avanço, através de idolatarias que acabam demonstrando serem ainda mais perigosas do que os temores iniciais. As cores são um elemento à parte. Pen-Film. 8 minutos e 21 segundos. 

Filme do Dia: Alcazar (1940), Augusto Genina

Imagem
Alcazar ( L’Assedio dell’Alcazar , Itália/Espanha, 1940). Direção: Augusto Genina. Rot. Original: Augusto Genina & Alessandro De Stefani, baseado no argumento de Augusto Genina, Alessandro De Stefani, Pietro Caporilli & Ugo Betti. Fotografia: Francesco Izzarelli, Vincenzo Seratrice & Jan Stallich. Música: Antonio Veretti. Montagem: Fernando Tropea. Cenografia: Gastone Medin. Com: Fosco Giachetti, Mireille Balin, María Denis, Rafael Calvo,  Carlos Muñoz, Aldo Fiorelli, Andrea Cecchi, Carlo Tamberlani. O Coronel Moscardó (Calvo) toma parte pela defesa das quase duas mil pessoas sitiadas em um mosteiro em Alcazar, em plena Guerra Civil Espanhola, em iminência de serem mortas pelo ataque das forças revolucionárias, partindo com seus rapazes, inicialmente treinados para competir nos Jogos Olímpicos de 1936, para o local. Lá, uma das lideranças militares, o compenetrado Capitão Vela (Giachetti) envolve-se afetivamente com a bela Carmen Herrera (Balin), enfermeira que auxilia

Filme do Dia: O Pagador de Promessas (1962), Anselmo Duarte

Imagem
O Pagador de Promessas (Brasil, 1962). Direção: Anselmo Duarte. Rot. Adaptado: Anselmo Duarte, baseado na peca de Dias Gomes. Fotografia: H.E. Fowle . Musica: Gabriel Migliori. montagem: Carlos Coimbra. Dir. de arte: Jose Teixeira de Araújo. Com: Leonardo Villar, Gloria Menezes, Dionísio Azevedo, Norma Bengell, Geraldo Del Rey, Roberto Ferreira, Othon Bastos, Antonio Pitanga.           Zé (Villar) é um matuto que vai com a esposa, Rosa (Menezes) ate a capital baiana para pagar uma promessa para Santa Bárbara, pela graça de ter salvo seu burro. Porem a sua longa caminhada carregando uma cruz parece um sacrifício ínfimo comparado a incompreensão com que e recebido na cidade: o padre (Azevedo) rejeita sua entrada na igreja, quando afirma que foi igualmente a um terreiro de candomblé e sua mulher, por sua vez, é seduzida por um cafetão conhecido como Bonitão (Del Rey) e passa vergonha em publico ao brigar com a prostituta que o sustenta, Marli (Bengell). Aos poucos, toda a comunidade

Filme do Dia: Lábios Sem Beijos (1930), Humberto Mauro

Imagem
L ábios Sem Beijos (Brasil, 1930). Direção: Humberto Mauro. Rot. Original: Adhemar Gonzaga. Fotografia e Montagem: Humberto Mauro. Com: Lelita Rosa, Paulo Morano, Didi Viana, Gina Cavalieri, Augusta Guimarães, Alfredo Rosário.           Um grupo de mulheres da alta sociedade carioca está interessada em encontrarem seus pares. Lelita (Rosa), uma decidida feminista, apaixona-se por Paulo (Morano), que conhecera quando esse invadira o táxi em que se encontrava. Logo ficará abalada quando toma conhecimento que Didi (Didi), também se encontra encantada pelo mesmo homem. Furiosa com Paulo, rompe o namoro. Casualmente, no entanto, quando sai para passear com Didi e é abordada por um malfeitor, descobre que o noivo de Didi é outro rapaz, de mesmo nome. Lelita sela seu retorno com Paulo em cima de uma árvore, de onde se escondem de um boi que os perseguira.            Primeiras incursão de Mauro no cinema carioca, meia década após ter iniciado sua carreira, tendo sido convidado de

Filme do Dia: Krunisanje Kralja Petra I Karadjordjevica (1904)

Imagem
Krunisanje Kralja Petra I Karadjordjevica (Sérvia, 1904). Fotografia: Frank S. Mattershaw. Na verdade, este material da forma como foi compilado sugere um longa-metragem, algo impensável para o período em que foi produzido. Na verdade, trata-se de uma junção de “vistas” filmadas durante a coroação de Pedro I, embora curiosamente a própria coroação em si não tenha sido filmada, talvez pela realeza não acreditar que algo mundano como o cinematógrafo pudesse ter acesso a um momento tão sublime. O fato é que fica marcado de forma precisa o quanto a câmera se mantém por minutos a fio tentando registrar toda a seqüência dos cortejos, numa lógica semelhante a dos filmes ficcionais de perseguição, enquanto as imagens de populares nas ruas da capital sérvia não duram mais que poucos segundos. Muitos dos transeuntes e da população que assiste ao cortejo se volta para as lentes da câmera e outros atravessam seu campo visual. Os momentos mais interessantes são justamente, via de regra, os qu

Ao romper da aurora (samba) ..Mario Reis... 1932

Imagem

NOVO AMOR - MÁRIO REIS

Imagem

Filme do Dia: Mulher (1931), Octávio Gabus Mendes

Mulher (Brasil, 1931). Direção e Rot. Original: Octávio Gabus Mendes. Fotografia: Humberto Mauro. Cenografia: Alcebíades Monteiro Filho. Com: Com: Carmen Violeta, Celso Montenegro, Luiz Soroa, Humberto Mauro, Ruth Gentil, Alda Rios, Gina Cavalieri, Milton Marinho. Carmen (Violeta), jovem provinciana,  assediada pelo próprio padrasto (Mauro), acaba sendo expulsa de casa pelo mesmo, quando se apaixona por Flávio (Montenegro), que mora no Rio de Janeiro. Desesperada e contando apenas com as economias do aleijado, que nutre uma paixão secreta por ela, Carmen descobre que Flávio lhe enganara, dando-lhe o endereço falso de uma pensão. Vivendo com uma amiga mais “moderna”, ela se vê na iminência de ser despejada do quarto em que vive, sendo aconselhada pela amiga a deixar de lado o puritanismo e se pintar e usar trajes mais sensuais quando for buscar um emprego. No primeiro dia que tenta usar o novo método, desmaia na calçada e é socorrida por dois homens da alta sociedade. Um deles, Flávi

Meu Caro Diário, 20/07/2006

 Quinta. Estou começando a ficar realmente de saco cheio da diminuta territorialidade que eu possuo aqui no Cortiço. Hoje de manhã, levantei-me no intuito de pôr a roupa para lavar bem cedinho, antes mesmo de sete, mas não consegui porque tinha que ligar a máquina no quarto lá de baixo que está sempre vazio e quando abri a porta havia gente dentro e uma bicicleta segurando a porta que caiu. Devem fazer parte dos argentinos que chegaram ontem e fizeram bastante barulho vizinho ao meu quartito, com crianças e tudo mais – com relação aos últimos, devem ter acordado essa hora que fui por a roupa para lavar, pois havia posto a tv na cama enquanto saía e quando voltei a mesma estava no chão. Não sei nem se ainda vai funcionar. Ontem esqueci o celular no Cinesesc quando fui assitir o belo Samurai do Entardecer . Anteontem a agenda no Violeta. O negócio tá ficando feio. Faltam não mais que quatro dias para minha apresentação em Assis e nada de eu saber onde é a avenida que sairá o ônibus gratu