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Filme do Dia: Aventuras e Travessuras (1942), Joseph Barbera & William Hanna

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  A venturas e Travessuras ( The Bowling Alley Cat , EUA, 1942). Direção: Joseph Barbera & William Hanna. Música: Scott Bradley. No auge de sua técnica gráfica – destaque para a imbatível riqueza da “direção de arte” e do habitualmente lustroso cenário – essa animação de Tom & Jerry, observa o último maquinando suas habituais doses de sadismo contra Tom em um clube de boliche; a determinado momento, um de seus mais inspirados, Jerry transforma o pino do boliche em um taco de beisebol e rebate a bola como se também fosse uma bola de beisebol, com o previsível estrago sobre se sabe bem quem. Trechos de A Bela Adormecida de Tchaikovski na trilha sonora.  Sétimo episódio da primeira série. MGM. 7 minutos e 40 segundos.

O Dicionário Biográfico de Cinema#222: Nicholas Ray

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Nicholas Ray (Raymond Nicholas Kienzle) (1911-79), n. Galesville, Wisconsin   1 948: They Live by Night [ Amarga Esperança ]. 1949: A Woman's Secret  [ A Vida Íntima de uma Mulher ]; Knock on Any Door [ O Crime não Compensa ]. 1950: In a Lonely Place [ No Silêncio da Noite ]; Born to be Bad [ Alma sem Pudor ]. 1951: On Dangerous Ground  [ Cinzas que Queimam ]; Flying Leathernecks  [ Horizonte de Glórias ]. 1952: The Lusty Men  [ Paixão de Bravo ]. 1954: Johnny Guitar . 1955: Run for Cover  [ Fora das Grades ]; Rebel Without a Cause  [ Juventude Transviada ]. 1956: Hot Blood  [ Sangue Ardente ]; Bigger Than Life  [ Delírio de Loucura ]. 1957: The True Story of Jesse James  [ Quem Foi Jesse James ]. 1958: Bitter Victory [ Amargo Triunfo ]; Wind Across the Everglades  [ Jornada Tétrica ]; Party Girl [ A Bela do Bas-Fond ]. 1960: The Savage Innocents  [ Sangue Sobre a Neve ]. 1961: King of Kings [ Rei dos Reis ]. 1963: 55 Days at Peking [ 55 Dias em Pequim ]. 1973: We Can't Go Hom

Filme do Dia: Amarga Esperança (1948), Nicholas Ray

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  Amarga Esperança ( They Live by Night , EUA, 1948). Direção: Nicholas Ray. Rot. Adaptado: Charles Schnee & Nicholas Ray, baseado no romance  Thieves Like Us , de Edward Anderson.  Fotografia: George E. Diskant. Música: Leigh Harline. Montagem: Sherman Todd. Dir. de arte: Albert S.D’Agostino & Alfred Herman.  Cenografia: Darell Silvera & Maurice Yates.  Com: Cathy O`Donnel, Farley Granger, Howard Da Silva, Jay C. Flippen, Helen Craigh, Will Wright, William Phipps. Três prisioneiros foragidos buscam apoio junto ao velho Mobley (Wright). Eles roubam um banco, conseguindo uma quantia razoável de dinheiro. Com esse dinheiro, o mais jovem deles, Bowie (Granger), enamorado da filha de Mobley, Keechie (O’Donnel), foge com ela. Eles se casam e quando ainda se encontram em lua-de-mel são procurados por Chickamaw, que quer que Bowie participe de outra ação com ele. Este recusa, porém quando volta ao motel onde se estabelece provisoriamente, é reconhecido e parte com Keechie. Complic

Filme do Dia: Eine Moderne Ehe (1907), Johann Schwarzer

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  E ine Moderne Ehe (Áustria, 1907). Direção: Johann Schwarzer. Casal burguês se encontra na mesa apático até o momento em que ele recebe um bilhete o convidando ao clube, para cuidar de “negócios”. A mulher, aproveitando a ocasião, manda um bilhete para o amante e se encontra com o mesmo, enquanto o marido se diverte com uma prostituta. Ainda que o “desmascaramento da moral burguesa” seja um aditivo erótico habitual em alguns filmes de Schwarzer, ao mesmo tempo se observa, pelo padrão narrativo que Griffith logo estaria estabelecendo, surge aqui algo truncado, ao apresentar as situações vividas por marido e esposa de forma algo independente. Trata-se de um dos raros filmes de Schwarzer em que se observa, de fato, uma interação erótica entre um casal (na verdade, dois aqui), ainda que em ambos os casos, todos estejam com roupas, sejam roupas sociais no caso do marido e sua parceira, seja roupas íntimas que não deixam muito o que se ver, no caso da mulher com o amante – como se a situ

Filme do Dia: Le Baromètre de la Fidélité (1909), Georges Monca

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  L e Baromètre de La Fidélité (França, 1909). Direção: Georges Monca. Com: Max Linder , Jeanne Marnac . Após lua-de-mel idílica, casal se vê em situação de tédio absoluto após dois anos e cada um possui seu amante. Uma amiga do casal, vendo que a situação não está nada animadora, envia a esposa um “barômetro da fidelidade”. Um criado, após saber da função do instrumento, altera a cor do mesmo, deixando os cônjuges desesperados ao chegarem em casa e o verem com a cor alterada. Curiosamente o ritmo desse filme é bem mais feérico do que as produções posteriores dirigidas pelo próprio Linder e, inclusive, possuindo uma montagem mais rápida do que a maior parte da produção norte-americana contemporânea, incluindo Griffith . Seu aberto tom de farsa se resolve através dos paralelismos e consegue soluções visuais cinematográficas à altura das teatrais, como a  semelhante  velocidade frenética  com que marido e esposa deslizam pelo vestíbulo para irem de encontro aos seus respectivos aman

Filme do Dia: Os Homens Que Encaravam Cabras (2009), Grant Heslov

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  O s Homens Que Encaravam Cabras ( The Men Who Stares at Goats , EUA/Reino Unido, 2009). Direção: Grant  Heslov. Rot. Adaptado: Peter Straughan, baseado no livro de Jon Ronson. Fotografia: Robert Elswith. Música: Rolfe Kent. Montagem: Tatiana S. Riegel. Dir. de arte: Sharon Seymour & Peter Borck. Figurinos: Louise Frogley. Com: George Clooney, Ewan McGregor, Jeff Bridges, Kevin Spacey, Stephen Lang, Robert Patrick, Waleed Zuaiter, Stephen Root. Bob Wilton (McGregor), frustrado com sua recente separação, empolga-se com a idéia de ir cobrir a Guerra do Iraque, após um informante lhe ter dados sobre um homem, Lyn Cassady (Clooney), que faz parte de um destacamento do exército destinado a agir de forma psíquica para acabar com os métodos convencionais de se guerrear. O guru de Lyn havia sido um veterano do Vietnã, Bill Django (Bridges), cujos métodos heterodoxos de treinar os soldados, incluindo o uso de LSD e de relaxamento, dentre muitos outros, haviam acabado levando a expulsão d

Filme do Dia: Gerry (2002), Gus Van Sant

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  G erry (EUA/Argentina/Jordânia, 2002). Direção: Gus Van Sant. Rot. Original: Gus Van Sant, Casey Affleck & Matt Damon. Fotografia: Harry Savides. Montagem: Casey Affleck, Matt Damon & Gus Van Sant. Com: Casey Affleck, Matt Damon. Dois amigos (Affleck e Damon) partem para o deserto. Lá acabam se perdendo   e vivendo a experiência da morte iminente, com a falta de água e alimentos para que possam se manter por mais tempo. Esse filme de Van Sant, sem dúvida o mais radical de sua carreira, uma criação conjunta com a dupla de atores que são praticamente os únicos personagens em cena durante todo o filme, consegue levar ao limite o ocultamento sobre qualquer fato que caracterize os personagens em questão, que havia sido uma das pedras de toque do cinema moderno. Nada se sabe sobre o passado deles, sobre a real intenção que os motivou a aventura no deserto, porém tampouco se cai na armadilha, quase sempre fatal, de uma universalização sobre elementos humanos que perca o solo e