Postagens

O Dicionário Biográfico de Cinema#102: Herbert Lom

Imagem
  Herbert Lom (Herbert Kuchacevich ze Schluderpacheru) (1917-2014), n. Praga D iversas edições anteriores desse livro passaram ao largo da magnífica longevidade, a real ameaça e a comédia lúgubre de Herbert Lom. Só posso pedir desculpas por ter sido tão lento, tão tardio. Ele provavelmente seria o primeiro a conceder a quantidade de lixo honesto e menos honesto que leva seu nome. Vamos, portanto, escolher as coisas excepcionais desse ator que chegou na Inglaterra em 1939, e permaneceu nela a despeito do país insistir em elencá-lo de todas as maneiras como estrangeiros (e criminosos) malandros e idiotas: My Crimes  (*) (40, Norman Lee); como Napoleão em The Young Mr. Pitt [ O Jovem Mr. Pitt ] (42, Carol Reed ); The Seventh Veil  [ O Sétimo Véu ] (45, Compton Bennett); Good Time Girl (48, MacDonald); The Girl in the Painting [ Torturada ] (48, Terence Fisher ); Night and the City [ Sombras do Mal ] (50, Jules Dassin ); The Black Rose  [ A Rosa Negra ] (50, Henry Hathaway); State Secret  

Filme do Dia: Quando o Coração Floresce (1955), David Lean

Imagem
  Quando o Coração Floresce (Summertime, EUA, 1955). Direção: David Lean. Rot.Adaptado: H.E.Bates, David Lean & Donald Ogden Stewart baseado na peça de Arthur Laurents The Time of the Cuckoo. Fotografia: Jack Hildyard. Música: Alessandro Cicognini. Montagem: Peter Taylor. Com: Katharine Hepburn, Rossano Brazzi, Isa Miranda, Darren McGavin,  Jane Rose,   MacDonald Parke,  Jeremy Spenser, Gaitano Andiero.                 Jane Hudson (Hepburn), solteirona de meia-idade viaja à Veneza com economias guardadas de longo tempo, com o intuito subliminar de viver seu primeiro amor. Logo faz amizade com um casal de turistas tipicamente americano, os McIlhenny (Parke/Rose), que também se encontram na pousada Fiorina, comandada pela senhora de mesmo nome (Miranda). Um casal já se encontra hospedado por lá, o artista Eddie (McGavin) e sua namorada. Embora procure forjar laços de amizade, Hudson fica sozinha após a saída da dona da pensão e sua recusa para um passeio com Eddie, que disse que iria

Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#55: Eduardo Coutinho

Imagem
  COUTINHO, EDUARDO. (1933-2014). Ainda que tenha dirigido menos de 15 filmes para o cinema em uma carreira de meio século, Eduardo Coutinho é geralmente considerado como o maior documentarista do Brasil . De fato, foi um dos documentaristas mais inovadores do mundo. Como muitos outros de sua geração, começou a trabalhar em filmes ao início do movimento do Cinema Novo . Foi gerente de produção para o filme em episódios da União Nacional dos Estudantes (UNE), Cinco Vezes Favela  (1962), e depois viajou ao Nordeste com o grupo de estudantes do Centro Popular de Cultura (CPC), da UNE, para realizar um curta documental. Entre os eventos filmados, encontrava-se os protestos contra o assassinato do líder da liga camponesa, João Pedro Teixeira. Em 1963, Coutinho decidiu realizou um docudrama em longa-metragem, estrelado pela viúva de Teixeira, Elisabete,  sobre os esforços das ligas e sua morte, mas a produção teve de ser interrompida quando os militares se apossaram da região. Praticamente a

Filme do Dia: The Last Black Man in San Francisco (2019), Joe Talbot

Imagem
  T he Last Black Man in San Francisco (EUA, 2019). Direção: Joe Talbot. Rot. Adpatado: Joe Talbot & Rob Richert, a partir do conto de Talbot & Jimmie Fails. Fotografia: Adam Newport-Berra. Música: Emile Mosseri. Montagem: David Marks. Dir. de arte: Jona Tochet & Olivia Kanz. Cenografia: Elena Nomennsen. Figurinos: Amanda Ramirez. Com: Jimmie Fails, Jonathan Majors, Danny Glover, Tichina Arnold, Rob Morgan, Mike Epps, Finn Wittrock, Thora Birch, Willie Hen, Jamal Trulove. Jimmie Fails (Fails) vive com um amigo, Mont (Majors) e o avô desse (Glover), de forma um tanto improvisada, mas sonha em conseguir um antigo sobrado, em uma área relativamente nobre de San Francisco, que jura ter sido construído pelo seu avô. O que se inicia e transcorre como uma lufada de oxigêno em meio a produção independente norte-americana de sua época, dada a criatividade visual que traz um charme ao complexificar aparentemente sua história, algo destituída de densidade, vai infelizmente se afun

Filme do Dia: Casablanca (1942), Michael Curtiz

Imagem
  C asablanca (Idem, EUA, 1942). Direção: Michael Curtiz . Rot. Adaptado: Julius J. Epstein, Philip G. Epstein, Howard Koch & Casey Robinson, baseado na peça Everybody Comes to Rick's  de Murray Burnett & Joan Alison. Fotografia: Arthur Edeson. Música: Max Steiner. Montagem: Owen Marks. Dir. de arte: Carl Jules Weyl. Cenografia: George James Hopkins. Figurinos: Orry-Kelly. Com: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Claude Rains, Conrad Veidt, Sydney Greenstreet, Peter Lorre, Madeleine LeBeau, Dooley Wilson, Leonid Kinskey, Curt Bois. Rick Blaine (Bogart) é o cínico dono de um dos cafés mais frequentados na Casablanca sobre o domínio francês, colaboracionista com os alemães, de Vichy. O clima na cidade é de paranoia, após o assassinato de dois militares alemães. Mesmo sem maiores convicções ideológicas, Blaine não se escusa em ajudar um casal que não consegue dinheiro o suficiente para subornar a suposta maior autoridade local, o capitão Renault (Rains), mais ines

Filme do Dia: Os Amores de uma Loira (1965), Milos Forman

Imagem
  O s Amores de uma Loira ( Lásky Jedné Plavovlásky , Tchecoslováquia, 1965). Direção: Milos Forman. Rot. Original: Milos Forman, Jaroslav Papousek, Ivan Passer & Vaclev Sasek sob argumento de Forman, Papousek & Passer. Fotografia: Miroslav Ondrícek. Música: Evzen Illín. Montagem: Miroslav Hájek. Dir. de arte: Karel Cerný. Cenografia: Vladimir Macha. Figurinos: Zdena Snajdarová. Com: Hana Brejchová, Vladimir Pucholt, Vladimír Mensik, Jirí Hrubý, Milada Jezková, Josef Sebanek, Josef Kolb, Marie Salacová. Andula (Brejchová) é uma garota de uma região tcheca em que existem 16 mulheres para cada homem. A situação promete ser diferente com a chegada de soldados. Porém, para a decepção das garotas, trata-se de reservistas veteranos. No baile local um grupo de homens se interessa por Andula e suas duas amigas, porém essa se engraça com o pianista da banda, bem mais jovem que os homens, Milda (Pucholt). Morando num colégio interno de moral extremamente repressora, Andula provoca   um

Filme do Dia: 6 Little Jungle Boys (1945), Joy Batchelor & John Halas

Imagem
  6  Little Jungle Boys (Reino Unido, 1945). Direção Joy Batchelor & John Halas. Rot. Original Roger MacDougall . Música Matyas Seiber . Seis jovens combatentes abandonam suas garotas e partem para a guerra, enfrentando toda sorte de variações climáticas, com uniformes igualmente diversos. O que será o mais prevenido será o único que resistirá a todas as provações enfrentadas pelo pelotão, retornando ileso, após combater vitoriosamente contra o inimigo, sendo também o único a receber medalha.   O que se evidencia de início é a ausência de individualidade com que o tema da guerra é tratado, as situações se sobrepondo a qualquer traço individual, em um registro afinado com a lógica militar. Assim, observa-se seis rapazes absolutamente idênticos – os que se refere o título - se despedirem aos beijos de sua meia-dúzia de garotas idem, diante de 6 residências absolutamente iguais. E também a quase inevitável alusão racista do surgimento do que se poderia apostar como primeiro op