Postagens

Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#14: Nostalgia de la Luz

Imagem
NOSTALGIA DE LA LUZ  (Chile/Alemanha/França, 2010). Um dos documentários mais originais feito em qualquer parte do mundo, durante o novo milênio,  Nostalgia de la Luz  ( Nostalgia da Luz ), dirigido por Patricio Guzmán, combina dialeticamente astronomia com arqueologia, geologia e política. O Deserto do Atacama, no Chile, onde muito da produção é filmada, é o melhor local no mundo para se ver estrelas - um planalto com atmosfera completamente clara - e como local mais seco do mundo - algumas estações não recebem chuva nunca - é um local também onde fosséis e ossos de dinossauros são perfeitamente preservados, e que  mulheres  buscam pelos ossos de seus entes queridos, "desaparecidos" pelo regime militar brutal de Augusto Pinochet, nos anos 70. O filme é um tratado filosófico e poético sobre a vastidão e mistério do tempo igualmente, bem como em suas minúcias, e nos problemas da ressistênchia chilena de chegar a um acordo sobre a história recente do país.  A "nostalgia&qu

Filme do Dia: Taking a Line for Walk (1983), Lesley Keen

Imagem
T aking a Line for Walk (Reino Unido, 1983). Direção: Lesley Keen. Curta experimental em que as tendências radicalmente abstratas de realizações das décadas anteriores são amenizadas por um esboço figurativo-narrativo que rende homenagem ao pintor Paul Klee, sendo todo o universo animado construído através de uma linha (que dá nome ao título) e com trilha sonora eletrônica, algo habitual igualmente aos seus predecessores. Channel 4 Television Corps/Persistent Vision Animation/Scottisch Arts Council.  11 minutos.  

Filme do Dia: Frank Film (1973), Frank Mouris & Caroline Mouris

Imagem
F rank Film (EUA, 1973). Direção: Frank Mouris & Caroline Mouris. Mouris consegue se antenar, ou até mesmo se antecipar, a percepção de uma auto-biografia honesta e legítima como fragmentos e justaposições que não conseguem deixar uma única via explicativa a seguir. Isso se dá pelo caráter de colagem visual em ritmo impressionantemente frenético, mas também na duplicidade dos áudios que se chocam, não deixando facilmente audível nenhum deles – embora no áudio o caráter de colagem nem de longe seja tão elaborado quanto um filme como Very Nice, Very Nice  (1961), de Arthur Lipsett. Acumulou premiações em Annecy, no Oscar da categoria e National Film Registry em 1996. Frank MOuris Prod. 9 minutos.    

Filme do Dia: Os Inconfidentes (1972), Joaquim Pedro de Andrade

Imagem
    O s Inconfidentes (Brasil/Itália, 1972). Direção: Joaquim Pedro de Andrade . Rot. Adaptado: Joaquim Pedro de Andrade e Eduardo Escorel, a partir dos autos da devassa e de O Romanceiro da Incofidência de Cecília Meireles. Fotografia: Pedro de Moraes. Montagem: Eduardo Escorel.  Cenografia: Anísio Medeiros. Figurinos: Teresa Nicolao. Com: José Wilker, Luiz Linhares, Paulo César Pereio, Fernando Torres, Carlos Kroeber, Nélson Dantas, Carlos Gregório, Margarida Rey, Suzana Gonçalves. O traidor Silvério dos Reis delata    a conspiração republicana que pretendia não só assassina-lo como realizar o mesmo com boa parte da corte. Presos e torturados, aos poucos os elementos de conspiração vão surgindo da boca não só de Tiradentes (Wilker), como também do Visconde de Barbacena (Dantas), de Alvarenga Peixoto (Kroeber), de Cláudio Manuel da Costa (Torres) e do poeta Tomás Antônio Gonzaga (Linhares). O veredito da Rainha, Dona Maria (Gonçalves), pune todos com o degredo e apenas Tiradentes co

Filme do Dia: A Coach for Cinderella (1936), F. Lyle Goldman

Imagem
A   Coach for Cinderella (EUA, 1936). Direção: F. Lyle Godlman. Música: Samuel Benavie. Uma das coisas que talvez mais chame a atenção nesse curta, cuja existência relativiza a originalidade do que o segue ( A Ride for Cinderella ) é a facilidade com que motivos comuns do universo da fantasia também se tornam compartilhados pelo universo da animação, inclusive em se tratando de estúdios rivais ou produções à parte como essa, cuja comunidade de duendes em tudo e por tudo evoca a presente na Silly Symphony disneyana Crianças na Floresta , de alguns anos antes. Destaque para o momento em que Cinderella, ainda como “gata borralheira”, surge mais bonita e sensual, deitada sobre o chão, numa imagem que mais parece extraída da rotoscopia – não há nada sequer próximo disso no curta que se segue, com ela já personificada como a garota elegante que atrairá os olhos do Príncipe Encantado. Um dos momentos mais prolongados do curta é o dos preparativos para que Cinderella e seus adereços estejam p

Filme do Dia: Docas de Nova York (1928), Josef von Sternberg

Imagem
  D ocas de Nova York ( The Docks of New York , EUA, 1928). Direção: Josef von Sternberg . Rot. Adaptado: Jules Furthman & Julian Johnson, baseado em The Dock Walloper , de John Monk Saunders. Fotografia: Harold Rosson. montagem: Helen Lewis. Dir. de arte: Hans Dreier. Com: George Bancroft, Betty Compson, Olga Baclanova, Clyde Cook, Mitchell Lewis, Gustav von Seyffertitz, Guy Oliver, May Foster. Bill Roberts (Bancroft) é um rude marinheiro, acostumado a enfrentar os obstáculos pelo muque. Certa noite ele salva a jovem Mae (Compson) do suicídio. O envolvimento anterior dela com o engenheiro da equipe, e patrão de Roberts (Lewis),   gera uma tensão entre este e Roberts. Roberts o esmurra, e perde o emprego. Roberts se casa com Mae pouco depois.   O engenheiro tenta seduzir à força Mae e é mortalmente ferido por ela. Quando a polícia chega, a esposa de Steve, Lou (Baclanova), entrega-se se dizendo a culpada pelo crime. Na manhã seguinte ao casamento, Roberts embarca em um navio. De

Filme do Dia: Um Limite Entre Nós (2016), Denzel Washington

Imagem
  U m Limite Entre Nós ( Fences , EUA, 2016). Direção: Denzel Washington. Rot. Adaptado: August Wilson a partir de sua peça homônima. Fotografia: Charlotte Bruus Christensen. Música: Marcelo Zarvos. Montagem: Hughes Winborne. Dir. de arte: David Gropman, Karen Gropman & Gregory A. Weimerskirch. Cenografia: Rebbeca Brown. Figurinos: Sharen Davis. Com: Denzel Washington, Viola Davis, Stephen Henderson, Jovan Adepo, Russell Hornsby, Mykelti Williamson, Saniyya Sidney, Christopher Mele. Troy (Washington) leva a vida trabalhando como lixeiro. Seu melhor amigo é o branco Bono (Henderson), sua mulher Rose (Davis), que vive entre afagos e tensões, o filho de outra união, Lyons (Hornsby), que ralha por não ganhar a vida ainda aos 34 anos e tentar fazê-lo como músico e o filho mais novo Cory (Adepo), de sua relação com Rose, em que o enfrentamento é maior, por conta do jovem querer ser um atleta do futebol americano, quando ele próprio não pode desenvolver seu talento no beisebol, pois qu