Postagens

Filme do Dia: Toula ou la Génie des Eaux (1974), Moustapha Alassane & Anna Soehring

Imagem
T oula ou la Génie des Eaux (Nigéria/Al. Ocidental, 1974). Direção: Moustapha Alassane & Anna Soehring. Rot. Original: Moustapha Alassane & Boubou Hama. Fotografia: Moustapha Alassane & Bernd Rühe. Montagem: Danièle Tessier. Com: Isaa Bania, Solange Delanne, Parfait Kondo, Sotigui Kouyaté, Damouré Zika. Povo que vive em região desértica sofre com falta de água e alimentos que matou a maior parte de seus rebanhos e começa a atingir as pessoas. Pressionado, o rei (Kouyaté) consulta o sábio da aldeia (Kondo), que afirma que uma das poucas opções que restam é o monarca sacrificar sua própria e amada sobrinha, Toula (Bania). Ado (Bania), que ama Toula, afirma que um forasteiro lhe avisou sobre um rico oásis no deserto, não tão longe do povoado, mas as lideranças da tribo temem serem vítimas de salteadores. Ado decide partir então com o forasteiro e, abatido, o rei concorda em uma grande festa que testemunha o retorno da chuva com intensidade mas também a morte de Toula pe

Filme do Dia: Nha Fala (2002), Flora Gomes

Imagem
N h a Fala (Portugal/França, 2002). Direção: Flora Gomes. Rot. Original: Flora Gomes & Franck Moisnard. Fotografia: Edgar Moura. Música: Manu Dibango.  Montagem: Dominique Pâris. Dir. de arte e Cenografia: Véronique Sacrez. Figurinos: Rosário Moreira & Virginia Vogwill. Com: Fatou N’Diaye, Jean-Christophe Dollé, Ângelo Torres, Bia Gomes, Jorge Quintino Biague, Carlos Imbombo, François Hadji-Lazaro, Danièle Evenou. Vita (N’Diaye) é uma jovem guineense que recebeu uma bolsa de estudos para Paris, não quer mais nada com o namorado Yano (Torres) e recebeu o aviso da mãe (Gomes) que reza a tradição da família que quem cantar morrerá. Em Paris Vita se enamora do produtor de discos e musicólogo Pierre (Dollé), e sua canção se torna um dos maiores sucessos europeus, rendendo-lhe muitos ganhos financeiros. Vita, no entanto, decide que é hora de voltar para sua terra, morrer, para conseguir renascer sem mais a ameaça da tradição. Gomes, na chave leve de um musical – dir-se-ia que

Filme do Dia: Sweet Sixteen in the Sixties (1979), Lionel Soukaz & Guy Hocquenghem

Imagem
S weet Sixteen in the Sixties (França, 1979). Direção e Rot. Original: Lionel Soukaz & Guy Hocquenghem. Fotografia: Lionel Soukaz. Com: Hunks Clements, François Dantchev, Philippe Veschi, Peter Vlaspolder. Ao contrário do segundo episódio ( Des Annés Folles à l’ Extermination ) de sua obra dedicada ao centenário da homossexualidade, volta-se a fazer um uso criativo da forma fílmica, em relação à época que se detém e também seu tema, em diálogo igualmente com a história do cinema, para se desbravar a emblemática década de 1960. O resultado, que parece ter um tom autiobiográfico, seja de um alter-ego de um dos realizadores, ou de alguém próximo ou relativamente “célebre”, não pode ser comprovado sem o auxílio à leituras externas as próprias imagens, o que não será feito, ao menos por ora. Porém, mesmo sendo menos convencional que o segundo episódio, é de longe menos interessante que o primeiro ( Les Temps de la Pose ) e talvez mesmo que o segundo, que ao menos faz um apanhado h

Filme do Dia: Les Fables en Délire - La Poule, Le Loup et Le Éléphant (2003), Frabrice Luang-Vija

Imagem
L es Fables en Délire – La Poule, Le Loup et Le Éléphant (Bélgica, 2003). Direção: Fabrice Luang-Vija. Faz uso de mecanismos já bastante decodificados por uma produção de animação mais clássica (como os desenhos da Warner), como o modo do lobo se mover furtivamente, acompanhado evidentemente pela trilha musical, e sua literal desconstrução pela elefanta a certo momento. Luang-Vija, no entanto, consegue ir além das influências, construindo com relativo sucesso essa animação em 3D, em boa parte devido a graça de seus personagens (uma galinha em vias de virar prato para um lobo faminto e uma elefanta que interrompe o processo) e ao seu bem humorado final, próximo do universo das piadas infames. É o primeiro de uma série de 4 fábulas. C.R.R.A.V/Digital Graphics/Fargo Dynamo/Les Films du Nord para Les Films du Préau. 4 minutos.

Filme do Dia: Fritz Lang Interviewed by William Friedkin (1974), William Friedkin

Imagem
F ritz Lang Interviewed by William Friedkin (EUA, 1974). Direção: William Friedkin . Fotografia: William A. Fraker. Montagem: Auggie Hess. Consiste de uma entrevista com câmera em sua maior parte fixa e com mudança de planos somente na hora de troca de rolos. Lang inicia falando cerca de vinte minutos sobre o episódio de seu suposto convite para liderar o cinema nazista por Goebbels e sua fuga no dia seguinte. Depois comenta de sua amizade com Erich Pommer, que o levou a se arvorar a dirigir seu primeiro filme, produzido em três dias,  questiona a mensagem ideológica presente em Metropolis (1927), que credita a sua então esposa Thea von Harbou, assim como a tese de Kracauer, a quem conheceu pessoalmente, afirmando que pouquíssimos filmes realizados nos anos 1920 apresentavam uma mensagem ideológica que de alguma forma antecipasse o nacional-socialismo – destacando de imediato Murnau dentre os nomes que não realizavam tal tipo de produção. Descarta seu interesse por criminoso

Filme do Dia: Assim é Que se Ria (1998), Gianni Amelio

Imagem
Assim é Que se Ria ( Così ridevano , Itália, 1998). Direção: Gianni Amelio. Rot. Original: Gianni Amelio, Daniele Gaglianone, Lillo Iacolino & Alberto Taraglio. Fotografia: Luca Bigazzi. Música: Franco Piersanti. Montagem: Simona Paggi. Dir. de arte: Giancarlo Basili. Cenografia: Nello Giorgetti. Figurinos: Giana Gissi. Com: Francesco Giuffrida, Enrico Lo Verso, Rosaria Danzè, Fabrizio Gifuni, Claudio Contartese, Domenico Ragusa      1958. Giovanni (Lo Verso) vem do interior da Lucânia, sul da Itália para Turim, metrópole do norte. Ao chegar, não é recebido pelo irmão mais novo que, no entanto, o observa. No local onde o irmão mora leva suas coisas após discutir com a família que levanta suspeitas sobre a moral de Pietro (Giuffrida), e sua tentativa de passar por rico. Passando a morar juntos, Giovanni se esforça nos trabalhos mais pesados para sustentar Pietro e seus estudos, mal sabendo ele que o rapaz passa a maior parte do tempo vagabundando pelas ruas e alugando um apart

O Dicionário Biográfico de Cinema#41: Martin Scorsese

Imagem
Martin Scorsese n. Nova York, 1942 1 964: It's Not Just You, Murray (c); 1968: I Call First/Who's That Knocking at My Door?  [ Quem Bate à Minha Porta? ]. 1972: Boxcar Bertha [ Sexy e Marginal ]. 1973: Mean Streets [ Caminhos Perigosos ]. 1974: Alice Doesn´t Live Here Anymore  [ Alice Não Mora Mais Aqui ]; Italian-American  (d). 1976: Taxi Driver [ Taxi Driver - Motorista de Táxi ]. 1977: New York, New York . 1978: The Last Waltz  [ O Último Concerto de Rock ] (d); American Boy  (d). 1980: Ragging Bull [ O Touro Indomável ]. 1983: The King of Comedy  [ O Rei da Comédia ]. 1985: After Hours  [ Depois de Horas ]. 1986: The Color of Money  [ A Cor do Dinheiro ]. 1988: The Last Temptation of Christ [ A Última Tentação de Cristo ]. 1989: um episódio de New York Stories  [ Contos de Nova York ]. 1990: Godfellas [ Os Bons Companheiros ]. 1991: Cape Fear [ Cabo do Medo ]. 1993: The Age of Innocence  [ A Época da Inocência ]. 1995: Casino  [ Cassino ]; A Personal Journey with Mart