Postagens

08 Um Girassol da Cor de Seu Cabelo

Imagem

Filme do Dia: The Love of Zero (1927), Robert Florey

Imagem
T he Love of Zero (EUA, 1927). Direção: Robert Florey. Rot. Original: Slavko Vorkapich, sob argument de Florey. Fotografia: Gregg Toland & Slavko Vorkapich. Dir. de arte: William Cameron Menzies. Com: Joseph Marievski, Tamara Shavrova, Anielka Elter, Cap. Marco Elter, Arthur Hurni. Num domingo, um saxafonista, Zero (Marievski) se apaixona por Beatrix (Shavrova). Em pouco tempo eles se tornam um casal inseparável, até que Beatrix recebe uma carta do Grão Vizir, exigindo seu retorno imediato ao Afeganistão. Para sofrimento de ambos, o casal se separa. Zero ainda tenta o amor de outra mulher (Elter), que escarnece dele. Chega a notícia da morte de Beatrix. Realizado aparentemente ainda com menos recursos que seu The Life and Death of 9413, a Hollywood Extra , Florey , com o auxílio de talentosos colaboradores, demonstra um grande talento para expressar sua fábula, visivelmente inspirada no estilo expressionista de O Gabinete do Dr.Caligari (1919). Suas janelas retorcidas, ins

KILARIÔ DI MELO

Imagem

The Film Handbook#70: Cecil B.DeMille

Imagem
Cecil B.DeMille Nascimento: 12/08/1881, Asfield, Massachussets, Califórnia Morte: 21/01/1959, Hollywood, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1913-1966 Nos filmes de entretenimentos espetaculares de Cecil Blount DeMille, a história é secundária. É como se, através de sua carreira, os eventos factuais, clássicos ou mesmo os que dizem respeito a Deus fossem repetidamente recrutados meramente para emprestar uma falsa respeitabilidade para apresentar sexo, violência e comportamento libertino em geral nas telas. DeMille seguiu seus parentes (seu pai foi um ministro episcopal) rumo ao teatro, onde ele logo encontrou Jesse Lasky. Em 1913, com Samuel Goldfish (posteriormente Goldwyn), viajou para Hollywood, um então obscuro vilarejo californiano, para filmar o primeiro longa de De Mille, Amor de Índio / The Squaw Man . Um western sobre um lorde inglês que se casa com uma índia, seu sucesso ajudou a por Hollywood no mapa do cinema, enquanto em 1918 a companhia de Lasky se tornava a

Filme do Dia: Dr. Fantástico (1964), Stanley Kubrick

Imagem
Dr. Fantástico ( Dr.Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Loving the Bomb , Reino Unido/EUA, 1964). Direção: Stanley Kubrick. Rot. Adaptado: Stanley Kubrick, Terry Southern & Peter George, basedo no romance Red Alert , de George.  Fotografia: Gilbert Taylor. Música: Laurie Johnson. Montagem: Anthony Harvey. Dir. de arte: Ken Adam & Peter Murton. Figurinos: Bridget Sellers. Com: Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden, Keenan Wynn, Slim Pickens, Peter Bull, James Earl Jones, Tracy Reed. O paranoico brigadeiro Jack Ripper (Hayden) envia uma missão secreta para atacar com ogivas nuclears a União Soviética sem o conhecimento do presidente americano (Sellers). Uma crise político-diplomática se instaura. Enquanto Ripper atira contra soldados americanos e não consegue ser tranqüilizado por seu ajudante, o Capitão Mandrake (Sellers), uma reunião de emergência se dá entre a cúpula do exército e o presidente, com a presença do General Buck Turgidson (Scott), o

Filme do Dia: Inverno de Sangue em Veneza (1973), Nicolas Roeg

Imagem
I nverno de Sangue em Veneza ( Don´t Look Now , Reino Unido/Itália, 1973). Direção: Nicolas Roeg. Rot. Adaptado: Chris Byrant & Allan Scott, baseado no conto de Daphne du Maurier. Fotografia: Anthony B. Richmond. Música: Pino Donaggio. Montagem: Graeme Clifford. Dir. de arte: Giovanni Soccol. Cenografia: Francesco Chianese. Figurinos: Marit Allen & Andrea Galler. Com: Julie Christie, Donald Sutherland, Hilary Mason, Clelia Matania, Massimo Serato, Renato Scarpa, Giorgio Trestini, Leopoldo Trieste.            John Baxter (Sutherland) viaja com a esposa Laura (Christie) à Veneza, para comandar a reforma de uma igreja a pedido do bispo Barbarrigo (Serato). Logo, no entanto, uma série de fatos estranhos começam a se suceder, como misteriosos assassinatos e a amizade de Laura com duas irmãs de meia-idade Heather (Mason) e Wendy (Matania), que ela acredita possuírem poderes mediúnicos. John, assustado com o efeito sobre a esposa, que já se encontrava em vias de superar o tra

Filme do Dia: O Homem Não é um Pássaro (1965), Dusan Makavejev

Imagem
O Homem Não é um Pássaro ( Covek nije Tica , Iuguslávia, 1965). Direção e Rot. Original: Dusan Makavejev . Fotografia: Aleksandar Petkovic. Música: Petar Bergamo. Montagem: Ljubica Nesic. Dir. de arte: Dragoljub Ivkov & Milenko Jeremic. Com: Milena Dravic, Janez Vhrovec, Eva Ras, Stole Arandjelovic, Boris Dvornik, Dusan Antonijevic, Mirjana Blascovic, Mirko Todorovic. O engenheiro de obras Jan Rudinski (Arandjelovic) chega para trabalhar num enorme canteiro de obras de uma gigantesca indústria de minério, passando a morar no pobre e sujo bairro, sendo inquilino da família da bela e jovem Rajka (Dravic), uma cabeleireira, com quem se envolve afetivamente. Quando Jan recebe o auge de seu reconhecimento profissional, sendo premiado diante de todos os operários, Rajka se entrega aos apelos do jovem motorista de caminhão (Dvornki), que freqüenta o seu salão. Esse belo e algo disperso filme anterior a celebridade internacional de Makavejev parece conter boa dose da crítica so