Filme do Dia: Kedma (2002), Amos Gitai


Resultado de imagem para kedma amos gitai"
Kedma (Israel/Itália/França, 2002). Direção: Amos Gitai. Rot. Adaptado: Amos Gitai, Mordechai Goldhecht, Ghassan Kanafani, Marie-Jose Sanselme, baseado no romance de Haim Hazaz e no poema de Taufik Zayad. Fotografia: Giorgos Arvanitis.  Música: David Darling & Manfred Eicher. Montagem: Kobi Natanel.  Dir. de arte: Eitan Levi. Cenografia: Yoav Dohani. Figurinos: Laura Dinolesko. Com: Andrei Kashkar, Helena Yaralova, Yussuf Abu-Warda, Moni Moshonov, Juliano Mer, Menachem Lang, Sendi Bar, Tomer Russo.
Maio de 1948. Pouco antes da criação do estado israelense, um grupo de imigrantes chega à palestina. Ao desembarcarem na costa israelense são abordados a tiros por soldados britânicos. Após uma travessia penosa por uma região desértica chegam a um kibbutz e passam a combater imediatamente o exército palestino.
Gitai faz uso de uma melancólica trilha sonora de colorações épicas com parcimônia, somente no início do filme, voltando somente já próximo dos créditos finais e do uso, por vezes, de longuíssimos planos-seqüências para construir sua “versão” do Nascimento de uma Nação. Porém aqui, ao contrário de Griffith, pouco se explica tanto do conflito histórico em si quanto tampouco há um grande esforço para se identificar as trajetórias pessoais de cada membro do grupo. Gitai parece apostar menos em qualquer tomada de posição do que em observar, através de longos desabafos de alguns personagens – como um palestino tornado prisioneiro temporário do grupo, o idealista Menahem e o transtornado  Yanush ao final – o reflexo dos conflitos armados como traumas pessoais. Em alguns momentos, no entanto, Gitai apresenta de modo quase didático a complexa composição entre perseguidores e perseguidos. Um grupo de recém-chegados israelenses, fugindo das forças britânicas, cruza com uma caravana de palestinos que, por sua vez, fogem dos israelenses. Agav Hafakot/BIM/MK2 Productions/MP Productions/R&C Produzioni/arte France Cinema. 100 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar