Filme do Dia: Em Paris (2006), Cristophe Honoré



Resultado de imagem para em paris christophe honoré"
Em Paris (Dans Paris, França, 2006). Direção e Rot. Original: Christophe Honoré.  Fotografia: Jean-Louis Vialard. Música: Alex Beaupain. Montagem: Chantal Hymans. Dir. de arte: Samuel Deshors & Emmanuelle Cuillery. Figurinos: Pierre Canitrot. Com: Romain Duris, Louis Garrel, Joana Preiss, Guy Marchand, Marie-France Pisier, Alice Butaud, Héléna Noguerra, Judith El Zein.
Paul (Duris) e Jonathan (Garrel) são dois irmãos que vivem com o pai Mirko (Marchand). Paul passa momentos de depressão extrema após sua separação de Anna (Preiss) enquanto Jonathan se encontra com três mulheres diferentes em um mesmo dia.  Uma delas, Alice (Boutaud) aparece a noite para visitar Jonathan. Ela escuta Paul. Paul e Jonathan possuem uma sincera conversa.
Honoré, habitual roteirista dos filmes de Gaël Morel, explora o intimismo que tornou célebre a Nouvelle Vague décadas atrás. E acaba, felizmente, por contornar o risco dos auto-condescendentes filmes que exploram a própria neurose e imobilismo de seus personagens ao ponto de contaminarem suas próprias narrativas. Para tanto, Honoré faz uso de módicas incursões em elementos já bastante conhecidos do cinema moderno, como a auto-consciência do narrador Jonathan, que se dirige diretamente ao espectador em certos momentos do filme. Ou ainda a referência à produções contemporâneas que estão sendo exibidas em salas de cinema no momento de sua filmagem. E até mesmo arrisca, sem o mesmo sucesso, uma certa investida no humor sutil que brota de situações do cotidiano que poderia sugerir um paralelo com Truffaut (de quem também incorpora uma de suas atrizes recorrentes, Pisier, para uma ponta irrelevante como mãe). O resultado final, por mais exaustivo que possa ser, em seu absoluto desprezo por uma linha de ação mais efetiva, tampouco deixa de ser recompensador em sua sensível abordagem do universo familiar contemporâneo de matizes francamente esquizóides, em que um pai fraco é constantemente remoído pela culpa do suicídio da filha na sua relação com os filhos. Destacam-se a narrativa circular,  bela trilha musical jazzística e o momento em que Paul/Duris, após seu melhor momento no filme, dialogando com a namorada do irmão, canta ao telefone, numa chave mais evocativa de Resnais ou Demy do que da releitura de Ozon. Gémini Films/Clap Films/CNC/Cine Cinemas/Canal+/Cofinova 2 para Gémini Films. 92 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar