Filme do Dia: Amargo Triunfo (1957), Nicholas Ray



Amargo Triunfo (Bitter Victory, EUA, 1957). Direção: Nicholas Ray. Rot.Adaptado: René Hardy, Gavin Lambert, Nicholas Ray & Paul Gallico, a partir do romance de René Hardy. Fotografia: Michel Kelber. Música: Maurice Leroux. Montagem: Léonide Azar. Dir. de arte: Jean d’Eaubonne. Com: Richard Burton, Curd Jürgens, Ruth Roman, Raymond Pellegrin, Anthony Bushell, Alfred Burke, Sean Kelly, Christopher Lee.
Uma missão praticamente suicida é enviada do Cairo a Bengasi. Os dois oficiais que comandarão o grupo são Capitão Leith (Burton), mas experiente no contato com o deserto e amigo de um nativo, Mekrane (Pellegrin), que conhece bastante o deserto e o oficial de carreira, Major Brand (Jürgens), que se torna o comandante da operação. Leith e Brand possuem algo em comum. Leith foi a grande paixão de Jane (Roman), atual mulher de Brand. As hostilidades entre ambos são patentes desde o início da ação, quando no ataque à fortaleza nazista, embora bem sucedida, Brand não possui coragem de esfaquear uma sentinela, sendo observado por Leith e Mekrane. Após a missão cumprida a travessia do deserto leva todos a exaustão. Quase picado por um escorpião, Brand observa, sem nada fazer, esse entrar na calça de Leith, que é picado. Posteriormente, quando Mekrane tenta ataca-lo é morto pelo mesmo. Leith morre pouco depois. Não sem antes dizer mais uma vez o que pensa de Brand e entregar uma medalha como lembrança a Jane. Retornando ao Cairo, Brand é condecorado por seu superior.
Se os afetadamente explícitos, em termos de provocar alguma sensação de desconforto,  créditos iniciais, típicos da época, suscitam de imediato a forte possibilidade de uma ação imediata e eletrizante a se seguir, como nos contemporâneos Samuel Füller ou Robert Aldrich, o que se segue vai na contra-mão. Iniciando com um triângulo amoroso que se adivinha de imediato, a partir de uma entrada em um bar, ainda que a música incidental e toda a apresentação visual seja mais discreta que a de outra célebre situação do tipo, em Casablanca, com um algo introvertido Capitão Leith, vivido por um Burton próximo dos cacoetes de  Montgomery Clift, que originalmente havia sido pensado para o papel, entre algo alucinado e vulnerável e uma Ruth Roman ensaiando ser blasée mas mal contendo a emoção. É com prazer perverso e cínico que Leith/Burton responde a indagação da mulher de seu rival sobre o que deverá afirmar ao marido com uma série de clichês de o quanto ele é bom, heroico e que estará esperando por ele ao retornar. Ao contrário dos filmes hollywoodianos produzidos à época, os alemães falam alemão e sem o recurso as legendas (como nos filmes neorrealistas tal como Paisà). Os filmes de Ray do período parecem sofrer do efeito do relativamente breve interstício entre um cinema clássico consolidado e a revitalização (inclusive em termos de realismo e verossimilitude) do cinema norte-americano a partir de cerca de meados da década seguinte. Menos interessado nas ações vinculadas aos gêneros (como em Johnny Guitar) que em trabalhar elementos de crítica social e/ou, como aqui, sobretudo do perfil psicológico de seus personagens, não se pode dizer que seu intuito seja cumprido a rigor nesse caso específico. Se, de fato, sua intenção era o da crítica ao establishment militar, que privilegia os oportunistas a custa dos verdadeiros heróis, não se pode dizer exatamente que o personagem vivido por Jürgens seja propriamente um vilão. Se Jürgens é contraditório, Leigh também o é, e inclusive admite sê-lo. Se é a venalidade que faz com que Brand não consiga matar a sangue frio, mas o faça, em sua legítima defesa, tampouco é exatamente algo que pese contra si. E, para completar, alguém aparentemente tão preocupado com a carreira e a fama de herói não agiria exatamente como ele o faz ao final, espetando sua medalha em um dos bonecos, por mais que essa percepção tenha sido efetuada ao longo de todo um processo, que inclui a morte de Leith e o aparente abandono da esposa, assim como a rejeição dos soldados a ele – e, quer queiram quer não, ao longo do filme, Brand, que curiosamente não possuía nenhuma experiência com o deserto, consegue se manter mais firme que qualquer outro do grupo. Filmado na própria Líbia e em estúdios na França. Columbia Pictures Corp./Transcontinental Films/Robert Laffon Prod. para Columbia Pictures. 102 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar