Filme do Dia: From the Submerged (1912), Theodore Wharton




From the Submerged (EUA, 1912). Direção e Rot. Original: Theodore Warton. Com: E.H. Calvert, Ruth Stonehouse, William Walters, Joseph Allen Sr.,  Mildred Weston, Fred Wulf, Charles Hitchock, Dolores Casinelli, Bryant Washburn, Billy Mason.
Charlie (Calvert) que vaga pelas ruas se encontra disposto a se jogar nas águas de um rio, quando é demovido da ideia por uma mulher (Stonehouse). Certo dia, numa fila de comida para desabrigados, descobre através do anúncio de um jornal que o pai (Allen Sr.), que se encontra moribundo, perdoa-o.  Charlie leva sua noiva consigo para conhecer partes da cidade povoadas por miseráveis, como ele fora um dia. Ela parte com outro e Charlie percebe sua insensibilidade ao ambiente. Ele sente saudades da garota que o salvara da morte, após rasgar o retrato da noiva esnobe. Poucos dias depois ele passa a procura-la. Encontra-a em situação similar a sua de outrora, e a chama para si, para morar consigo, logo após prontamente casarem junto a um juiz de paz.
Que o velho pai seja rico se infere, apenas, pois o que a cartela na cópia existente disponível hoje (e provavelmente também na época) afirma é apenas “dois anos depois”, com Charlie já janota. O peso da redundância, típica do melodrama, sobretudo quando compactado em tão escasso tempo de se contar, é o desnecessário momento em que Charlie relembra-a – e observamos uma sobreposição de imagem em que revemos a cena de “salvamento” do suicida.  E quando ele a reencontra, justamente em situação idêntica a sua, prestes a se jogar nas águas do rio, ou se pende para o cinismo de se acreditar que esse era um hábito regular da moça ou, numa opção talvez ainda pior, aceite como um delírio de fantasia melodramática. Ao menos, a lição que se tira desse segundo salvamento, é que para além do fato, bastante significativo, da garota sequer possuir nome nos créditos que não “a salvadora”, a dívida agora se encontra paga e eles poderão partir de uma situação de igualdade e não de dádiva. Talvez não seja um filme tão fácil de ser compreendido sem uma olhada básica ao que diz o seu resumo no catálogo da companhia. The Essanay Film Manufacturing Co. para General Film Co. 11 minutos e 21 segundos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar