Filme do Dia: Retratos de Identificação (2014), Anita Leandro



Retratos de Identificação (Brasil, 2014). Direção e Montagem: Anita Leandro. Fotografia: Marcelo Brito.
A partir de fotos produzidas pelos próprios órgãos de repressão se tece uma teia de prisões, torturas e mortes diretas ou indiretas provocadas pelo regime ditatorial brasileiro. Dois dos retratados, Antônio Roberto Espinosa e Reinaldo Guarany, continuam vivos no momento dessa produção e é através do fio das memórias dos dois, assim como de imagens de documentários do período (Brazil: A Report on Torture) e o áudio e/ou audiovisual da jovem Maria Auxiliadora “Dora” Lara Barcellos que se suicidaria em 1976 que é entretecido esse digno documentário, que não apela para sentimentalismos ou heroicização dos envolvidos em questão.  Destituído de uma moldura  contextualizadora convencional, ou seja, qualquer informação adicional surge em eventuais legendas,  ficamos com a própria voz de quem sofreu a violência, e pode se tornar uma testemunha moral do horror que matou seus companheiros de luta, e com as imagens produzidas pelo próprio regime em sua burocracia ainda muito cerceada até recentemente (informação essa que, evidentemente, só pode se ter “de fora” do documentário). Ou melhor esse fio é entretecido justamente a partir desses dois elementos, pois a voz fala a partir do primeiro contato com essas fotografias, que os depoentes nunca tinham tido acesso. Constrói-se então a partir dessa iconografia relativamente restrita, um painel que se torna mais pungente a medida que se fica consciente da morte de dois dos envolvidos e, sobretudo, da imagem de dignidade que perpassa nos áudios e imagens de Dora, então estudante de medicina exemplar. Os créditos finais deslizam sobre uma apropriada ausência de banda sonora como que sugerindo qual a possibilidade de argumentação imediata, mesmo que sob a forma de um comentário musical, diante do que foi seguido. 71 minutos.

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