Filme do Dia: Domestic Difficulties (1916), Bud Fisher




Domestic Difficulties (EUA, 1916). Direção: Bud Fisher. Rot. Original: Raoul Barre & Charles R. Bowers, a partir das histórias em quadrinhos de Bud Fisher.
Mutt toca seu banjo e a mulher o adverte que ele deve ir logo para a cama. Quando ela se afasta, ele liga para o amigo Jeff e planeja uma saída para a noite. Sua primeira tentativa de descer pela calha é frustrada pois Mutt, que o espera embaixo, avisa que a mulher dele retorna. Ele volta rapidamente à cama e após ela conferir mais uma vez que ele dorme, sai. Os dois saem para o bar e a mulher mais uma vez retorna desconfiada. Quando os amigos, completamente embriagados e alegres voltam da farra, Mutt pede a Jeff que vá averiguar se a mulher dorme. Quando ele mal abre a porta recebe uma pancada que lhe deixa um galo na testa. Para que o amigo não deixe de provar da ira da esposa, Jeff afirma que está tudo bem e quando vai abandonando o local, após escutar os gritos e pancadarias, além das luzes se acendendo no edifício, o próprio Mutt cai sobre si com vários tijolos.
Uma das primeiras e provavelmente a mais longeva série de animação muda, com 292 curtas produzidos ao longo de dez anos a partir de 1916 – sendo esse aparentemente o segundo. A grande dívida é com a tira de jornais criada pelo próprio Fisher, com a presença de balões comunicando o que os personagens falam, ao contrário das tradicionais cartelas que interrompiam a ação, além dos traços serem evocativos da mesma, e uma grande economia de detalhes e certo primarismo na elaboração do prédio, da calha e dos objetos em geral, do background e também da movimentação dos desenhos. Nesse sentido, esse parece o preço a ser pago pela animação produzida em massa em relação a trabalhos mais artesanais e únicos como a obra do igualmente pioneiro Winsor McCay. Uma outra dívida é com o universo das comédias pastelão, então vivenciando seu auge. Tudo o que apresentado pelos personagens, bem poderia ser imaginado em uma comédia de ação ao vivo contemporânea, como as dirigidas por Mack Sennett e a trilha musical que acompanha a cópia em questão apenas o referenda ainda mais. Entre os traços que a distinguem do que se tornará predominante na animação clássica norte-americana se encontra o dos personagens serem humanos e vivenciando ações plenamente críveis, com um exagero que tampouco seria descabido enquanto gag de um filme cômico de ação ao vivo – como é o caso da fúria da esposa ser capaz de arrancar tijolos do prédio. Infelizmente, aparentemente poucos exemplares da série sobreviveram ao tempo. Essa cópia se encontra em muito bom estado de conservação. Bud Fisher Film Corp. 8 minutos e 25 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar