Filme do Dia: Quebrando o Silêncio (1999), Sun Zhou
Quebrando o Silêncio (Piao Liang Ma Ma, China, 1999).
Direção: Sun Zhou. Rot. Original: Liu Heng, Shao Xiaoli & Sun Zhou.
Fotografia: Lu Yue. Música: Zhao Jiping. Montagem: Nancy Muqing & Zhai Ru.
Dir. de arte: Quan Rongzhe. Figurinos: Qi Guo & Zhao Yuxing. Com: Gong Li,
Gao Xin, Shi Jing-Mi, Guan Yue, Yue Xiuqing, Li Chengru, Lu Liping, Lei Quesheng,
Ling Qing.
Zheng Da (Xin) sofre discriminação na escola por
parte dos professores e dos alunos por ser surdo. Ele não passa nos exames e
sua mãe, divorciada e dedicada a lhe favorecer educação, Sun Liying (Li) fica
apavorada quando o filho quebra o equipamento auditivo em uma briga com outras
crianças. Ela não possui dinheiro para comprar outro. O ex-marido de Sun, Zheng
Peidong (Yue), displicente com relação à ajuda à família, morre em um desastre
de automóvel. Sun que tentara, sem maior sucesso, trabalhar no mercado
informal, decide entregar jornais e fazer faxina. Numa das casas torna-se
vítima de abuso sexual, mas consegue o dinheiro que necessita para comprar o
aparelho do filho. O professor de Zheng na escola, Fang Ziping (Jing-ming),
admirado pela determinação de Sun em ajudar seu filho, interessa-se cada vez
mais pela família.
Esse drama de colorações neorrealistas
no conteúdo, embora de postura mais convencional, em termos estilísticos,
apresenta uma outra faceta que boa parte dos realizadores chineses
contemporâneos voltaram às costas: muitas das dificuldades típicas dos países
regidos pela economia de livre mercado aqui são expostas, como a questão do
desemprego e da dificuldade de ter acesso aos bens básicos. Partindo de um
universo proletário, em oposição à classe média alta retratada nos dramas de
costumes de Qi Jian e Zheng Xiaolong, o filme, ainda que carregado de um certo
teor emocional manipulativo, consegue fugir dos excessos sentimentais de boa parte
da produção chinesa, utilizando-se bem do recurso à elipse, evitando uma
resolução que, embora apontando para uma futura relação entre Sun e o professor
e a aprovação de Zheng na escola, não a explicitam. Ao mesmo tempo, também
afirma com bastante ênfase, os dramas centrados na classe média alta, o momento
de emancipação feminina, que aqui é vivenciado para além dos problemas
emocionais. A certo momento, Sun declara emblematicamente que agora não possui
nem mais ao Estado nem ao marido a quem recorrer. Vivenciando uma protagonista
no estilo Mãe Coragem, Gong Li, a ex-musa do renomado cineasta Zhang Yimou,
consegue uma notável interpretação, evitando os excessos. 90 minutos.
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