Filme do Dia: Quando Caem os Anjos (1959), Roman Polanski


Gdy spadaja anioly Poster

Quando Caem os Anjos (Gdy Spadaja Anioly, Polônia, 1959). Direção e Rot. Original: Roman Polanski. Fotografia: Henrik Kucharski. Com: Barbara Lass, Andrzej Kondratiuk, Henryk Kluba, Roman Polanski, Andrzej Kostenko, Ryszard Filispski, Jakub Goldberg.
Uma velha senhora que trabalha em um mictório público passa o tempo todo se lembrando de seu passado, do amor por um soldado que não retornou da guerra, enquanto observa impassível a presença de inúmeros homens que fazem uso do banheiro, entre eles um bêbado, um guarda e dois homossexuais. Uma certa noite, no entanto, sua rotina é rompida com a queda de um anjo pelo teto.
Nesse curta, não somente Polanski faz o uso invertido do que normalmente são as escolhas fotográficas para representar o presente e o passado (como o fez, com motivos muito semelhantes e pouco antes Otto Preminger com seu Bom Dia, Tristeza, que provavelmente influenciaria Godard a utilizar semelhante opção em Elogio do Amor) quanto, pela primeira vez, efetiva uma construção psicológica mais precisa de um personagem, que não se torna somente um trampolim para suas gags. A escolha da fotografia foi mais que acertada (as cores bem carregadas representando o oposto dos cinzentos dias do presente da velha senhora) e a sua construção rítmica induz a um sentimento de melancólica nostalgia tal como vivenciado pela protagonista, subitamente interrrompido pelo efeito surrealista final. 22 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar