Filme do Dia: Contos de Lygia e Morte (1999), Del Rangel


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Contos de Lygia e Morte (Brasil, 1999). Direção: Del Rangel.  Rot. Adaptado: Del Rangel, baseado em contos de Lygia Fagundes Telles. Fotografia: Marcelo Corpanni. Música: Rafael & Ricardo Righini. Montagem:  Guilherme Delcorso. Com: Gianfrancesco Guarnieri, Nathalia Timberg, Viviane Passmanter, Tarcísio Filho, Bruno Giordano, Celso Frateschi, Luiz Guilhrme, Sebastião Campos, Cléo Ventura, Andréa Pozzi.
Venha Ver o Pôr do Sol. Vânia (Passmanter) é ameaçada de morte pelo policial com quem vive, Edgar, quando Ricardo (Filho), seu ex-namorado, liga para ela fazendo declarações de amor. Pressionada, concorda em encontrar-se uma última vez com Ricardo, desde que ele prometa nunca mais importuna-la. Ricardo marca o encontro em um cemitério. Edgar os observa, mas esquece o revólver no carro e quando retorna para pega-lo é morto por assaltantes. Ricardo leva Vânia para o túmulo que diz ser de sua família e a aprisiona lá. Ao abandonar o local é morto pelo mesmo assaltante que matara Edgar. A Caçada. Roteirista de cinema apoquenta a paciência do produtor de um filme com a tentativa de realizar uma produção místico-metafísica que representa suas próprias descobertas de uma realidade que transcende o mundo físico imediato. A certeza de que já viveu vidas anteriores ocorre quando descobre, em um quadro, que participara de uma caçada em que fora morto pelo próprio produtor. O filme é realizado seguindo suas indicações. A Fuga. Paciente terminal de câncer (Guarniere) acredita que a mulher (Timberg), após sua morte, irá traí-lo. Depois de morto, ele irá constatar que estava com razão.
Embora com alguns momentos inspirados, o filme é prejudicado por quase sempre não conseguir traduzir em imagens e na criação de uma atmosfera realmente envolvente o sombrio presente nos contos de Telles, assim como no elenco irregular. Enquanto o último conto talvez seja o mais bem realizado, até mesmo por contar com as melhores interpretações o segundo, contém uma carga de ridículo involuntário na figura do protagonista e seus dramas espirituais, sendo certamente o mais fraco e pretensioso. Já o primeiro, que potencialmente conta com a narrativa mais envolvente e próxima do universo de Poe, foi prejudicada principalmente pelo fraco elenco.  O filme igualmente peca pela falta de maior concisão, principalmente no que se refere a segunda  e terceira adaptações. Cinema Profissional. 120 minutos.

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