Filme do Dia: Contos de Lygia e Morte (1999), Del Rangel
Contos de Lygia e Morte (Brasil, 1999). Direção: Del Rangel. Rot. Adaptado: Del Rangel, baseado em contos
de Lygia Fagundes Telles. Fotografia: Marcelo Corpanni. Música: Rafael &
Ricardo Righini. Montagem: Guilherme
Delcorso. Com: Gianfrancesco Guarnieri, Nathalia Timberg, Viviane Passmanter,
Tarcísio Filho, Bruno Giordano, Celso Frateschi, Luiz Guilhrme, Sebastião
Campos, Cléo Ventura, Andréa Pozzi.
Venha Ver o Pôr do Sol. Vânia (Passmanter) é ameaçada de
morte pelo policial com quem vive, Edgar, quando Ricardo (Filho), seu
ex-namorado, liga para ela fazendo declarações de amor. Pressionada, concorda
em encontrar-se uma última vez com Ricardo, desde que ele prometa nunca mais
importuna-la. Ricardo marca o encontro em um cemitério. Edgar os observa, mas esquece
o revólver no carro e quando retorna para pega-lo é morto por assaltantes.
Ricardo leva Vânia para o túmulo que diz ser de sua família e a aprisiona lá.
Ao abandonar o local é morto pelo mesmo assaltante que matara Edgar. A
Caçada. Roteirista de cinema apoquenta a paciência do produtor de um filme
com a tentativa de realizar uma produção místico-metafísica que representa suas
próprias descobertas de uma realidade que transcende o mundo físico imediato. A
certeza de que já viveu vidas anteriores ocorre quando descobre, em um quadro,
que participara de uma caçada em que fora morto pelo próprio produtor. O filme é
realizado seguindo suas indicações. A Fuga. Paciente terminal de câncer
(Guarniere) acredita que a mulher (Timberg), após sua morte, irá traí-lo. Depois
de morto, ele irá constatar que estava com razão.
Embora com alguns momentos
inspirados, o filme é prejudicado por quase sempre não conseguir traduzir em
imagens e na criação de uma atmosfera realmente envolvente o sombrio presente
nos contos de Telles, assim como no elenco irregular. Enquanto o último conto
talvez seja o mais bem realizado, até mesmo por contar com as melhores
interpretações o segundo, contém uma carga de ridículo involuntário na figura do
protagonista e seus dramas espirituais, sendo certamente o mais fraco e
pretensioso. Já o primeiro, que potencialmente conta com a narrativa mais
envolvente e próxima do universo de Poe, foi prejudicada principalmente pelo
fraco elenco. O filme igualmente peca
pela falta de maior concisão, principalmente no que se refere a segunda e terceira adaptações. Cinema Profissional.
120 minutos.
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