Filme do Dia: Como Era Verde o Meu Vale (1941), John Ford


Resultado de imagem para como era verde o meu vale john ford

Como Era Verde o Meu Vale (How Green Was My Valley, EUA, 1941). Direção: John Ford. Rot. Adaptado: Philip Dunne, baseado no romance de Richard Llewellyn. Fotografia: Arthur C. Miller. Música: Alfred Newman. Montagem: James B.Clark. Dir. de arte: Richard Day & Nathan Juran. Cenografia: Thomas Little. Figurinos: Gwen Wakeling. Com: Walter Pidgeon, Maureen O´Hara, Anna Lee, Donald Crisp, Roddy McDowall, John Loder, Sara Allgood, Barry Fitzgerald, Patrick Knowles, Richard Fraser.
          Numa aldeia mineira galesa, os infortúnios e alegrias da família Morgan. Gwilym (Crisp) e Beth (Allgood) são pais de uma extensa prole de quatro rapazes e uma moça. A família vive em paz até que os proprietários da mina de carvão decidem cortar o salário pela metade. Os filhos, especialmente Ianto (Loder), vão contra as regras da casa de não se pronunciar durante o almoço. Gwilym não quer que os filhos se envolvam com movimentos socialistas e Ianto, seguido por outros dois, respondem saindo de casa. Sobra o caçula Huw (McDowall), ainda criança. As represálias quanto ao não engajamento de Gwilym aos ideais socialistas fazem com que Beth discurse no meio da noite de inverno rigoroso, antes de uma assembléia da classe. Ao retornar para casa, no entanto,  sofre um acidente com o filho caindo em um lago. Mãe e filho passam meses para conseguirem se restabelecer.  Ivor Morgan (Knowles) é vítima de um acidente na mina. Tendo a chance de estudar, Huw desgosta o pai ao decidir ser mineiro e não médico ou advogado. Nuvens cinzentas voltam a cobrir a família quando a filha Angharad (O´Hara), que se tornara rica, separa-se do marido e retorna ao vilarejo, afim de se aproximar do pastor Gruffydd (Pidgeon), um dos amigos mais próximos de Huw. Porém, o abalo maior se dá com a morte do patriarca Gwilym em outro acidente na mina.
           As lutas sociais da oprimida classe mineira acabam ofuscadas pela centralização no cotidiano da família Morgan, deixando para segundo plano a greve e suavizando muitos dos sofrimentos, seja pelo generoso retrato com que descreve as condições de vida doméstica dos mineiros, pelo tom nostálgico que acompanha a narrativa, sob a ótica de uma criança ou ainda pelo generalizado prisma sentimental – exacerbado de vez em Depois do Vendaval. Mesmo com a soberba recriação cenográfica de uma vila mineira em estúdio, o filme tanto em termos de visual quanto de conteúdo  não chega a possuir a grandeza de Vinhas da Ira, realização imediatamente anterior do cineasta. Destaque para um maior realismo nos cenários de interiores, agora apresentando os tetos das casas, recurso que, à mesma época, começa a ser utilizado em filmes inovadores como Cidadão Kane de Welles e realizações anteriores do próprio Ford. Mae Marsh, veterana atriz de vários filmes de Griffith como Judith de Betulia, O Nascimento de uma Nação (1914) e Intolerância (1916) aparece em uma ponta não creditada. 20th Century-Fox. 118 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar