Filme do Dia: Lennon Legend: The Very Best of John Lennon (2003), Simon Hilton, John Lennon, Yoko Ono, Joe Pytka & Bruce Westcott


Resultado de imagem para lennon legend 2003

Lennon Legend: The Very Best of John Lennon (EUA, 2003). Direção: Simon Hilton, John Lennon, Yoko Ono, Joe Pytka & Bruce Westcott.
Cansativa compilação que foi lançada juntamente com uma versão em áudio, no qual praticamente se remonta imagens de clipes a partir do vasto material iconográfico com o cantor, acrescentando alguns clipes especialmente produzidos para essa coletânea e efeitos tecnológicos que podem distorcer a imagem (sugerindo uma viagem nas drogas em Cold Turkey ou tornando literalmente viva a imagem de um punhado de fotos de infância de Lennon) ou ainda se aproximando, ainda que de modo mais modesto, dos efeitos de ponta efetivados para a série The Beatles Anthology. Poucos clipes tiveram a sua configuração original completa ou ao menos parcialmente preservada como Woman, Instant Karma ou Stand By Me, alguns tiveram soluções visuais não menos que canhestras como Mother. Perpassa, no entanto, de forma regular, todo o vídeo não apenas o seu tom apologético e de um amor de conto de fadas entre o casal John & Yoko como uma certa morbidez voyeurística presente nas várias referências a morte de Lennon, incluindo toda a mística que a cercou – como o romance O Apanhador no Campo de Centeio de Salinger e a última foto de Lennon vivo, autografando o álbum para o seu próprio assassino ou ainda na horrenda composição visual para Happy Xmas (War is Over), que faz uso de uma  série de tragédias envolvendo guerra e fome no mundo para ilustrar a canção. Evidentemente a compilação faz uso de um imaginário coletivo por demais já explorada ao longo dos anos com relação a Lennon, sendo que talvez um dos poucos clipes que consiga fugir tanto do efeito deja vu  quanto de soluções pouco criativas seja o de Beautiful Boy, pela própria simplicidade e organicidade das imagens, evitando o excessivo e cansativo efeito-colagem que perpassa todo o vídeo. Capitol Records/Magufin para EMI. 100 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar